|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Jul 04, 2007 7:20 pm Assunto: Vaso de pedra pome |
|
|
Adquiri há pouco essa camélia num vaso de pedra pome!
Como de se esperar, a água passa pelo substrato e sai por toda a extensão do fundo do vaso.
Alguma opinião a respeito? _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Jul 04, 2007 8:06 pm Assunto: |
|
|
Sambarilove, como vai?
Eu acho muito interessante, ele n tem furos de drenagem?
Se vc tivesse um vaso comum com furos tbm deveria regar até sair a água pelos furos, então dá na mesma, mas tem q notar se ele n fica úmido demais, daí é só cuidar na rega.
Acho legal o fato de n perder substrato pelos furos, sendo q furos de fixação podem facilmente ser feitos pq ela é uma pedra macia, e fica muito bacana caso se faça um vaso orgânico, n precisa de pintura e dá um tom muito rústico, natural, gostei mesmo!
E ainda se der enchente, ele sai boiando! brincadeira...
Abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Sambarilove 2.o PASSO

Registrado: 25/12/06 Mensagens: 261 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Jul 04, 2007 8:21 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,
Brincando ou não vc acertou! A pedra pome realmente bóia!!!
Não há qualquer furo de drenagem. A água escapa uniformemente por toda a base do vaso!
Minha preocupação é exatamente oposta à que vc mencionou. Como não há qualquer retenção de água, o substrato seca extremamente rápido e, pelo que andei lendo, a camélia carece de bastante umidade. _________________ O primeiro grande desafio é mantê-las vivas... |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jul 05, 2007 10:48 am Assunto: |
|
|
Amigo, a sugestão q humildemente lhe dou é q nesta primavera, mude o substrato q ela se encontra neste momento de pouca retenção de água, por uma mistura mais orgânica ou com adição de vermiculita (10%), acho que embora compacte com mais rapidez, vc terá mesmo q fazer este transplante anual, por ser uma florífera e ainda jovem.
Minha sugestão de substrato é a seguinte:
60% pedriscos de 2~4mm
30% terra vegetal
10% vermiculita
Caso tenha dúvidas qto à composição e se alguém mais quiser opinar, todos temos a ganhar,
Grande abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 3:30 pm Assunto: bonsai |
|
|
Eu diminuiria essa porcentagem de pedriscos, substituindo por fragmentos de casca de pinus, caco de telha.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|