Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Raijin 1.o PASSO

Registrado: 08/01/05 Idade: 46 Mensagens: 141 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Dom Jan 16, 2005 5:33 pm Assunto: resposta sobre a poda |
|
|
tafarel quando vc poda os galhos e folhas de uma planta tenha em mente que o alimento que as raizes absorvem do solo seria excessivo, mas a planta afin de evitar isso faz com que parte das raizes se liguinifiquem(aquelas raizes brancas capilares que alimentam a planta podem apodrecer se a rega for excessiva ou substrato for pouco aerado)por isso cuidado com a rega e o sol pois os galhos podem secar um pouco mas se não cuidar pode vir a morrer a planta ao todo! :twisted: _________________ Mais vale uma gota de exemplo que um oceano de explicações! |
|
|
 |
taffarel 2.o PASSO

Registrado: 05/10/04 Idade: 44 Mensagens: 268 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Dom Jan 23, 2005 7:06 pm Assunto: Re: resposta sobre a poda |
|
|
Tem alguma técnica para verificar se a planta está
morrendo???
Alguma coisa que eu posso fazer para que isso não
ocorra!?!
Obrigado
mago_encolhedor_de_planta escreveu: | tafarel quando vc poda os galhos e folhas de uma planta tenha em mente que o alimento que as raizes absorvem do solo seria excessivo, mas a planta afin de evitar isso faz com que parte das raizes se liguinifiquem(aquelas raizes brancas capilares que alimentam a planta podem apodrecer se a rega for excessiva ou substrato for pouco aerado)por isso cuidado com a rega e o sol pois os galhos podem secar um pouco mas se não cuidar pode vir a morrer a planta ao todo!  |
_________________ ___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
leandrotaffarel@hotmail.com
___________________________ |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Dom Maio 08, 2005 10:35 pm Assunto: |
|
|
E aí Taffarel???
A planta voltou?? Como anda esse seu problema?
Fiquei curioso, visto que passou um tempinho...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
taffarel 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 10, 2005 8:54 pm Assunto: |
|
|
Felipe Frango Zappala escreveu: | E aí Taffarel???
A planta voltou?? Como anda esse seu problema?
Fiquei curioso, visto que passou um tempinho...
Abração |
A planta acabou morrendo acho que
dei agua demais para ela....
Obrigado, pela ajuda, agora
não deixarei isso acontecer mais....
Obrigado,.... _________________ ___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Maio 10, 2005 9:53 pm Assunto: |
|
|
Que pena Leandro... mas não esquenta. Isso acontece com todo mundo.
Acho difícil alguém aqui ainda não ter perdido alguma.
Abraços. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
taffarel 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 12, 2005 8:38 pm Assunto: PERGUNTA |
|
|
Felipe Frango Zappala escreveu: | Que pena Leandro... mas não esquenta. Isso acontece com todo mundo.
Acho difícil alguém aqui ainda não ter perdido alguma.
Abraços. |
DEIXA VER SE EU ENTENDI.
QUANDO FIZEMOS UMA PODA DRÁSTICA, TEMOS
QUER O TER O MÁXIMO DE CUIDADO COM AS REGAS,
ISTO É, REGAR MESNOS, E TAMBÉM DEIXAR A PLANTA
EM PLENA SOMBRA,,
SERÁ QUE ENTENDI CERTO??
CASO CONTRÁRIO EXPLICA MELHOR ???
OBRIGADOOOOOO _________________ ___________________________
Leandro Taffarel Argoud
taffarel1307@gmail.com
|
|
 |

|
Enviada: Qui Maio 12, 2005 9:06 pm Assunto: |
|
|
Leandro, não sei se pode ser dito assim...
A verdade é a seguinte, depois de tanto ler nos fóruns, já vi que se chegou a seguinte conclusão:
Substrato Certo = Melhor drenagem e aeração, bastante sol e maior frequência de regas.
No caso do transplante, deixe na sombra por no mínimo 18 dias e use o enraizador nas primeiras regas para ajudar, mas de nada vai adiantar encharcar o substrato.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sex Maio 13, 2005 9:10 am Assunto: |
|
|
Taffarel,
Eu comprei uma vez com o Hidaka San um jasmim e depois de um tempo ele ficou infestado de conchonila.............Bem, quando eu podei alguns galhos estes secaram....
Então logo de início eu pude observar que era uma planta bem delicada quanto a questão praga x podas e também regas. Ela gosta de sol pleno e de pouca umidade no solo. Mediante a isso, sempre que eu a transplantava, eu tomava muito cuidado com as raízes, podava somente o necessário e nunca fazia tudo de uma só vez. Como substrato, fazia a seguinte composição: 15% terra preta + 15% akadama + 70% pedrisco, granulometria da peneira de arroz pára exemplares de pequeno a médio porte e para shohin, utilizar os grãos que ficam retidos na peneira de fubá.
Quanto as conchonilas, eu fiz algumas aplicações da seguinte solução:
1 litro de água + 10ml óleo vegetal dimy + 5ml inseticida dimy = 1 aplicação por semana.
Depois fiz a extração 1 a 1 das conchonilas com pinça, jogando-as em um pote com álcool.
Feito isso e sem a presença das maldidas, pois elas são responsáveis pelo enfraquecimento da planta, continuei adubando nas épocas certas. Quando o jasmim ficou bem forte novamente, só podava as margens dos galhos para se conseguir uma melhor compactação da copa...........tendo visto que este exemplar já tinha sido trabalhado pelo mestre e tinha perdido um pouco a forma original devido a infestação.
Aprendi muitas coisas com esta espécie. Atualmente ela já não me pertence mais...........foi vendida e sei que está muito bem de saúde....sempre enchendo de flores perfumadas.....o proprietário está todo bobo com ela e fico feliz por isso !
Espero que eu tenha sido claro em minhas explanações e qualquer dúvida a mais estarei por aqui !
Pena que só agora é que eu pude ver este tópico..........
Grande abraço, |
|
|
 |
|