FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticaba rachada...
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2007 12:48 pm    Assunto: Jabuticaba rachada... Responder com citação

Olá, acabo de me registrar aqui no fórum. Eu adoro bonsai e por isso resolvi aprender a fazê-los.
Comprei algumas mudas, plantei algumas sementes, li alguns livros e iniciei meus estudos.

Uma das mudas que comprei foi um pézinho de jabuticaba. Fiz algumas podas nele, e depois achei que o tronco estava muito grande vejam a foto:

Então, resolvi abaixar os galhos porque achei que daria um visual melhor, e assim amarrei os galhos e fui puxando um pouco por dia até que pela minha impaciência e inesperiência, o tronco rachou.

Eu resolvi então rachar o outro lado também e deixar amarrado. Mas não sei direito o que estou fazendo e gostaria da opinião de vocês. Acho que este rachado não vai sumir e não sei se é possível deixá-lo com um visual legal. Então o que faço? Desamarro e deixo como estava ou faço uma pode drástica abaixo do racho e espero ramificar denovo?

Muito obrigado pela ajuda. Qualquer comentário é bem vindo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2007 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

attilaokada,

Estou sem tempo para procurar mas tem uma discussão aqui no forum, que aborda essa situação como técnica para corrigir deficiências em casos específicos.

Se não me engano, trata-se de algo ocorrido com o Geraldo Inocêncio, da mesma forma como aconteceu com você, e que, após alguns cuidados, ele acabou conseguindo resultados satisfatórios.
Sambarilove
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2007 2:36 pm    Assunto: Responder com citação

attilaokada,

Estou sem tempo para procurar mas tem uma discussão aqui no forum, que aborda essa situação como técnica para corrigir deficiências em casos específicos.

Se não me engano, trata-se de algo ocorrido com o Geraldo Inocêncio, da mesma forma como aconteceu com você, e que, após alguns cuidados, ele acabou conseguindo resultados satisfatórios.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2007 7:37 pm    Assunto: Responder com citação

Attila,

o visual ficou muito forçado e artificial. Já que pretende abaixar os galhos, e é recomendável mesmo, sua intenção de aramar foi correta, mas o tempo de espera entre as modificações não. É bom esperar por duas ou três semanas para dar mais uma entortada. Agora o remédio seria a poda drástica assim que acabar o inverno, ou quando as temperaturas subirem em agosto.

T+
Fabiana Ribeiro Costa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2007 10:58 pm    Assunto: Responder com citação

attilaokada,
clica nesse link http://www.atelierdobonsai.com.br/bonsai.html e procura técnica kamikase.

Não acho que vc deva faze-la. É que pode ser que o resultado final seja parecido. Very Happy o que é bom, ja que resolveria um pouco o problema do pescoção da sua jabuticabeira.

Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
lpzin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2007 12:02 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo, quando acontece comigo eu coloco pasta cicatrizante na parte do tronco rachado.

Aconselho.

abs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2007 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Olá, a técnica citada por Fabiana foi muito bem colocada, na verdade foi o q praticamente foi feito, só q não foi realizada a poda drástica.
Primeiramente temos ter certeza que a jaboticaba irá responder bem a esta poda, alguém irá responder, q tenha maior experiência com essa planta nesta técnica de poda tão radical.

mas caso n queira fazê-la, creio q brotações mais baixas ocorrerão, para posterior escolha dos galhos necessários, para daí optar pelos corretos para sua árvore, a fiz em flamboyant e deu certo.

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mauro Kugler Filho
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2007 12:07 pm    Assunto: olá Responder com citação

Olá amigo, as jabuticabeiras respondem muito bem a poda drástica. Se o caso for diminuir sua planta, ou estimular a brotação para galhos mais baixos seria melhor mesmo, até pq para usar a técnica do kamikase, acho q ficaria melhor em uma planta mais grossa. Outra coisa bem legal de se fazer q o pessoal utiliza muito pouco, é aramar o tronco inteiro e bem apertado, ajuda a estimular a brotação pelo tronco, é claro q vc não deverá deixar os arames por muito tempo, só o suficiente para dar uma prendida na seiva e a planta reagir. Mãos a obra companheiro. Abraço!
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2007 3:20 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pelas dias, mas eu nunca gostei muito de poda drástica então resolvi estilizar somente.

Um amigo do orkut me deu a idéia de fazer um SOKAN com um SABAMIKI, ou seja, um bonsai tronco duplo, com a madeira rachada exposta. Interessante que afinando a madeira ela fica mais maleável sendo mais fácil de fazer curvas. Não imaginava que ia ficar tão bonito. Segue o processo todo com fotos:

Eu rachei até em baixo.
A seguir eu fui amarrando e afinando mais os troncos para que pudesse movimentá-los. Como estou aprendendo e não tenho meu estojo de ferramentas ainda, tive que fazer tudo na faca de cozinha mesmo.

Eu aramei os galhos e abaixei. Onde vende arames de bonsai barato? Porque numa loja de bonsai que eu fui eles eram muito caros então eu comprei na casa de material de construção mesmo, os mais moles que tinha lá (1,24mm). Mesmo assim achei eles muito duros.

Olhando bem eu resolvi expor a madeira até em cima, por que assim eu poderia dar movimento no trronco todo.

Este é o trabalho concluido do lado que planejo deixar como frente.

Agora eu preciso muito da ajuda de vocês!!!

O que vocês acharam? Gostaria muito de críticas pois não tenho nenhuma experiência e esta é a primeira árvore que estilizo para bonsai.
E com o trabalho duro pronto, não sei ao certo como conduzir as podas. Gostaria da ajuda do pessoal mais experiente para saber dicas de triangularização, como terminar o ápice e como e quando dar uma arte-final na madeira exposta. Por enquanto ela está toda ao natural, cheio de farpas e irregularidades, eu devo lixar? Eu vi que é bom tratar a madeira com agua cal virgem e enxofre. Mas de quanto em quanto tempo eu aplico a mistura? Pode ser com borrifador?

Todas as dicas e comentários serão bem vindos!

Editado pela última vez por attilaokada em Qui Ago 02, 2007 1:37 pm; num total de 3 vezes
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2007 6:34 pm    Assunto: Responder com citação

Tava pensando que galho eu escolho pro ápice e fiz esta projeção bem otimista:

Será que é possível engrossar o tronco deste tamanho?
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2007 7:23 pm    Assunto: Responder com citação

Meu caro amigo Átila, que coragem vc tem! Shocked

Rapaz, agora vc n pode fazer mais nada nesta planta até pelo menos 1 ano, nem se preocupe com triangulação, se concentre em deixá-la com saúde, bastante ramos e copa densa.

Vejo uma dúvida:
Arrow se a frutificação da jaboti é no tronco, será que deste jeito vc não poderá ter problemas com este ponto em sua planta?

Sua projeção ficou bem legal, e é bem possível, mas para chegar a este calibre de tronco e galhos você terá de ter paciência para n sacrificar sua planta.

Boa sorte e a deixe fora de sol por umas 2 semanas, ponha pasta cicatrizante nas feridas expostas e não as molhe.

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jul 13, 2007 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

Com muita sorte e reza braba eu espero que ela frutifique nas laterais um dia! hehe... Como eu comprei ela sem frutificar já faz um ano, eu acredito que ela venha a frutificar daqui a uns 2 ou 3 anos...

Bom, só pra eu já saber como ir procedendo no futuro, o melhor jeito de engrossar o tronco neste caso é aquela técnica de deixar um galho que não terá uso crescer bem e quando o tronco alcançar a grossura desejada, podar o galho certo?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 14, 2007 10:11 am    Assunto: bonsai Responder com citação

O colega vai desculpar, mas aplicar essa técnica, visando estilizar sua jabuticabeira dessa forma, é inusual, em se tratando da espécie. Ficaria mais adequada, se se tratasse de uma conifera. Shocked

Mas, como não quer perder sua planta, creio que o ideal, então, seria primeiro unir novamente as duas plantas. Com ráfia ou tiras plasticas, envolva todo o caule, desde a base até o apice. Em seguida, arame o tronco e, graças a esse corte, poderá movimentá-lo, dando-lhe mais sinuosidade, o que permitirá um resultado mais natural para essa espécie que o ora tentado. Very Happy

Nesse sentido, ao impor um movimento levemente sinuoso ao caule, poderá forçar, na mesma sequencia, uma reestruturação dos galhos, agregando mais harmonia e tornando seu trabalho mais valorado e de acordo. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 14, 2007 5:17 pm    Assunto: Responder com citação

É mesmo né, mais uma falha de principiante. É preciso conhecer como cada árvore cresce na natureza se a intenção é copiá-la, uma das características do bonsai. Realmente este estilo de árvore ocorre mais com coníferas né.

A idéia do nickyfury de unir os troncos agora que é possivel dar sinuosidade é muito boa, daria várias outras possibilidades, mas acho que vou dexar assim mesmo, eu já mexi demais nela. Achei ela bonita do jeito que está, parece que o futuro dela é ser uma bonita forma de expressão artística já que não existem modelos assim na natureza. Isso chama-se PENJING? não sei ao certo.
hcmetal

MensagemEnviada: Dom Jul 22, 2007 8:49 pm    Assunto: Responder com citação

bota coragem nisso!!!!!

parabens atila!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: