Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Levi Quelhas

Registrado: 31/05/07 Idade: 50 Mensagens: 16 Localização: Conceição de Macabu - RJ
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 1:45 pm Assunto: Primavera - Mudando de estilo |
|
|
Bom dia meus amigos !
Este posso dizer que foi o primeiro Yamadori que fiz, coletei esta muda de uma moita muito grande de Primavera que tinha perto de meu sítio, cuido dela já a uns 9 anos, mas não fiz grandes mudanças na extrutura que veio se formando, agora estou querendo fazer uma reformulação; quem sabe total nesta arvore, ai tem algumas fotos para apreciação.
As opiniões são super bem vindas.
esta é a frente que eu atualmente concidero
este é o outro lado
detalhe do nebari. |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 9:16 pm Assunto: Legal |
|
|
Linda planta.... Esta com um nebari muito bonito, minha modesta sugestão é abrir a copa e dar uma sinuosidade para os galhos dela.
Edmilson |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jul 06, 2007 11:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
Em minha modesta opinião, a melhor frente é a da primeira foto. Optaria por aumentar a area do shari, integrando-o com a parte superior, ocando todo o caule. Em contrapartida, aproveitando essa "queda" da arvore para a borda do vaso, aramaria no estilo fukinagashi, varrido pelo vento.
Lembre-se apenas de cuidar da madeira exposta, aplicando calda sulfocáustica ou cola branca para madeira, evitando, durante a rega, molhar a parte da madeira. Aliás, esse é um cuidado a mais nessa espécie, vez que durante a mudança de cor das folhas, de verdes para as braqueas coloridas (erroneamente chamadas de flores), devemos evitar molhar a parte aerea, para não "melar" as braqueas, enfraquecendo-as e fazendo com que caiam mais rapidamente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Levi Quelhas

Registrado: 31/05/07 Idade: 50 Mensagens: 16 Localização: Conceição de Macabu - RJ
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 11:06 am Assunto: nickyfury |
|
|
Bom dia Amigo!
Muito abrigado por todos os toques, agora abusando um pouco, uma(s) dica(s) sobre o shari, pensei nisso algumas vezes mas não realizei, será que agora é uma boa hora, inverno!? e o primeiro galho a esquerda, faço um Jin ? em relação aramação no estilo fukinagashi, oque faço com os galhos? que são bem velhos e estão muito rígidos.
obrigado pelos toques, tem muito o que aprender com vcs.
Ahh! e a desfoliação?
desculpas pelo abuso
Att:
Levi |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 11:16 am Assunto: |
|
|
Bela planta, eu tentaria uma triangulação da copa abaixando alguns galhos para esconder um pouco onde ela teve uma poda drástica. _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
Levi Quelhas

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 11:48 am Assunto: Meu Camarada |
|
|
junior/pr escreveu: | Bela planta, eu tentaria uma triangulação da copa abaixando alguns galhos para esconder um pouco onde ela teve uma poda drástica. |
Eu ja fiz de tudo para estimular a brotação mais a baixo, só que em vão, se tiver uma dica, agradeço. |
|
|
 |
mziede 1.o PASSO

Registrado: 21/05/07 Idade: 50 Mensagens: 158 Localização: Vila Velha E.S
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 3:18 pm Assunto: |
|
|
segue o conselho do nick q foi a mesma coisa em q pensei ...
Os galhos q vc tem a traz da pra conduzir eles com arames ...
o galho da frente e so arancar ele nao vai ficar legal como jin ....
abraço |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 7:30 pm Assunto: |
|
|
Levi,
Achei a idéia de conectar o topo ao shari muito boa. Também recomendo. Para conseguir brotos mais baixos é sócom a poda no toquinho de galho. Ela brota muito bem, por isso basta ter coragem de fazer.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Levi Quelhas

|
Enviada: Sáb Jul 07, 2007 9:51 pm Assunto: Opinião |
|
|
mziede escreveu: | segue o conselho do nick q foi a mesma coisa em q pensei ...
Os galhos q vc tem a traz da pra conduzir eles com arames ...
o galho da frente e so arancar ele nao vai ficar legal como jin ....
abraço |
Eu tambem gostei muito desta sujestão, pra ser sincero já fiz até algumas aramações vou colocar as fotos aqui para apreciação.
abrigado pelo toque, de uma olhada depois.
Valeu |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Dom Jul 08, 2007 3:02 am Assunto: |
|
|
Oi Levi.
Outra opção poderia ser assim... Talvez demore mais pq teria q eliminar os dois galhos q aparecem no centro e trabalhar com um mais novo como ápice...
Abraço. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jul 08, 2007 11:09 am Assunto: Belo |
|
|
Levi
Meu filho diria "O Paulo Roberto arrebenta...". Lindo projeto, simples e fácil de executar. Sua primavera ficaria uma beleza no final. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Levi Quelhas

|
Enviada: Dom Jul 08, 2007 6:57 pm Assunto: Só tem fera |
|
|
Meu camarada! Paulo Roberto, tu é fera mesmo! no photoshop então!!
que legal gostei muito, como eu tinha dito acima ja comecei a fazer algumas aramações mas nada definitivo da uma olhada nesta foto ta melhor de visualizar, e quai os toques para entortar o galho, ta duro!! mas vai.
será que já devo começar a ocar o tronco?
Att. Levi
abraço |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jul 08, 2007 7:42 pm Assunto: |
|
|
Levi,
realmente o projeto do Paulo ficou excelente, é fácil de seguir em se tratando de primavera. Deixe ela sem água por três dias e arame. Entorte até ver umas fissuras nos galhos, cuidando das juntas com o tronco. Arrume um arame adequado. Este está fino para aramar e a tensão não dará esse movimento natural da projeção.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Levi Quelhas

|
Enviada: Dom Jul 08, 2007 9:35 pm Assunto: É assim ? |
|
|
Seria isso?
uma poda drástica!?
Vamos lá |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jul 08, 2007 10:00 pm Assunto: |
|
|
Levi,
é por aí mesmo. Estes são os galhos que precisam ser retirados e os que ficaram mais tarde deverão ser trabalhados .
|
|
 |
|