FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Piteco Kengai primavera de 2007
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 5:03 pm    Assunto: Piteco Kengai primavera de 2007 Responder com citação

Pessoal, estou atualizando o estado de meu piteco.
A seqüência de trabalho anterior, projeto etc... vem do tópico ....hii sumiu. Depois recoloco.
Bem o estado era este

Quem não acompanhou era um problema de uma árvore com pescoço longo que resolvi enterrar ao invés de formar outro nebari. De fato se tivesse tentado a formação de outro nebari creio que a árvore não estaria como está devido a demanda de energia para formar novas raízes.

O projeto

A foto que queria mostrar é essa.

Bem confusa pois no primeiro plano tem muita vegetação que vai sair. Tratam-se de ramos que nasceram bem perto do solo e que estou tentando aproveitar para formar um outro nebari. Acho que vai ficar bom isso. ... hehe
A tempos tinha enterrado um ramo

Agora ele esta assim – é o mais grosso claro.

Como podemos ver apareceram vários.
Deixo crescer um pouco para pegar vigor e enterro.
Este mais grosso acho que já dá para dar um talho embaixo e colocar hormônio enraizador para tentar puxar as raízes. Meu raciocínio está correto?

Eu tinha feito também dois gins no lugar de um ramo que havia saído.
O maior eu tinha gostado dele em si mas ele quebrava o movimento do todo da árvore e acabei tirando.

Ficou um buraco meio mal resolvido. Agora creio que está ficando interessante. Bem orgânico e enrugado. Também ainda está confuso pois tem descolado a casca escura dos arredores. Mas acho que vai ficar bacana.

Por fim um pequeno gin que me parece discreto mas correto.

Enfim estamos andando....

Duprat

Editado pela última vez por duprat em Sex Set 21, 2007 4:52 am; num total de 5 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Diogo Matos
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 5:20 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat, maravilhoso de ver!

É a melhor forma de aprendermos: vendo as evoluções.

Quanto a estes brotos na base, você estimulou o surgimento ou foi natural?

Abraço

Diogo
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 5:27 pm    Assunto: Responder com citação

Não foi pura sorte mesmo. Quer dizer .... o piteco é uma especie fantastica, muito ativa, de modo que sabendo aproveitar da para fazer quase tudo.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Campolina
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Duprat, belo Piteco!

Existe um problema, depois que se formarem as raízes na parte enterrada do galho e você cortar a parte aérea, o fluxo de seiva será invertido para que o galho se torne uma raíz?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 8:12 pm    Assunto: Responder com citação

Fantastico esse piteco.
Adoro essas evoluçoes...dá pra aprender muito.
Parabens!
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 9:45 pm    Assunto: Responder com citação

oi campolina,
é aquela tecnica de reprodução que aqui, creio, chamam de cavalo. Só que ao invés de tirar nova muda ficaria com a raiz.

voce acha que pode ser complicado?

Duprat
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2007 10:35 pm    Assunto: Fluxo Responder com citação

Duprat

Sou admirador da sua arte da pintura e da cuidadosa documentação que você faz das suas plantas. Este piteco está no mesmo caminho da beleza que aquela eugênia.

Para lhe tranquilizar (e ao mesmo tempo responder ao Campolina), não se preocupe, pois o fluxo de seiva será revertido e o galho será tecnicamente uma raiz. Já fiz isso em Ficus para obter raiz aérea no lado onde não existia e funcionou muito bem.

Também tenho um exemplo da situação contrária. O tronco de uma Caliandra que cultivo é na verdade uma raiz, plantada de ponta para cima, para dar conicidade. Quando estiver com uma copa melhorzinha, postarei um tópico para todos conhecerem o "caso da raiz invertida".

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 1:04 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Alberto.
Obrigado ferreira. queria ver estas plantas sem duvida. Muitas vezes as raízes são bem mais interessante que a copa. voce virou de cabeça para baixo? é isso mesmo? puxa essa eu nem imaginaria.

Duprat
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 10:20 am    Assunto: Responder com citação

Oi Duplat

como disse o amigo Ferreira, é muito bom ver seu minucioso trabalho Exclamation

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 10:55 am    Assunto: Inversão Responder com citação

Duprat

Isso mesmo: a raiz foi plantada com a ponta para cima, que se tornou o ápice; novas raízes se estabeleceram na antiga base. A fisiologia vegetal é impressionante.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 8:29 pm    Assunto: Responder com citação

Grande Duprat,

este piteco está muito bom mesmo. O caminho que ele percorreu foi muito interessante. Acredito que mais alguns anos já tenha o calibre que deseja para ele. É uma resposta rápida da planta que em pouco tempo já está muito desenvolvido. Parabéns.

T+
GIULLIANO CARNEIRO
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 10:24 pm    Assunto: Responder com citação

Parabéns pelo Piteco, ele vai ser um exemplar muito interessante, principalmento se você conseguir conduzi-lo como no projeto apresentado.
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 11:43 pm    Assunto: Responder com citação

É verdade DARKADO, o piteco tem respondido muito bem. Fui verificar a data da primeira foto, onde começou o trabalho, e descobri que esta fazendo aniversário de um ano. De fato os pitecos são nossos juniperus tropicais. Como aceitam bem todas as técnicas....e que desenvolvimento acelerado....
Pena que o tópico anterior sumiu. ... tinha umas dicas técnicas interessantes e toda a mecânica em que todos nós do fórum cercamos a idéia do kengai. É um típico trabalho aqui do fórum, pois sem as idéias e ajuda de todos não seria possível. Sua dica de deitar o vaso para fortalecer o ramo de queda foi fundamental. Ainda hoje eu o deito de vez em quando e pretendo fazer um vaso em que esta posição vez ou outra seja bem viável.

Caro GIULLIANO, estou tentando seguir o projeto o mais possível. O piteco se adapta muito bem e creio que não terei problemas em ficar com algo em torno do que foi projetado. Só tenho dificuldade na formação das copas mas creio que é por que estou ainda deixando crescer solto em muitas áreas, para fortalecer e engrossar os ramos. Quando reenvasar vou me concentrar nisso. E mais uma vez vou precisar de ajuda dos amigos foristas pois se agora o ritmo acelerado é uma vantagem mais para a frente isso será um problema.

Já fiz dois vasos para ele. Ainda não estão queimados. A forma é invenção minha. Um mais orgânico o outro mais limpo só com alguns detralhes. Nunca vi nada assim de modo que não sei se ficara bom. Vou fazer mais alguns, inclusive com formas mais tradicionais para na hora poder optar.

De qualquer forma com a possibilidade de formar um nebari cheio de tentáculos vou adiar o transplante para o vaso e deixar no escorredor-mamadeira até que ele fique bem formado. Na primavera vou pelo menos trocar o substrato e fotografar para registrar a quantas andam as raízes.

Duprat
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2007 8:07 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat, o Luciano já postou algumas plantas feitas à partir de raízes, vale a pena dar uma olhada,

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2007 10:15 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,

fico agradecido e lisonjeado com a observação. Mas com certeza o trabalho em conjunto é que faz a maior diferença, além dos cuidados que você deu a ele.
O vaso ficou muito interessante. Com certeza será algo exclusivo. Depois nos mostre suas experiências com a cerâmica.

T+
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para: