FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Quando um pré-bonsai pode ser considerado Bonsai ??
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 3:30 pm    Assunto: Quando um pré-bonsai pode ser considerado Bonsai ?? Responder com citação

Pessoal, me perdoem até a inocência na pergunta, rsrsrs....mas como alguns já sabem estou começando e queria saber uma coisa que eu estava observando e não achei respostas...
Vou colocar as duas questões e colocar também o que eu acho q é, assim vcs podem me dizer no que estou certo e errado, e me dizer a resposta correta, ok ???

1° - Qdo uma muda pode ser considerada um pré-bonsai ? É qdo ela já está mais crescida e pode ser aramada, podada, transplantada ???

2° - Qdo um pré-bonsai é conciderado Bonsai ? É qdo o pré-bonsai não necessita mais de aramação pq já tem a forma e movimento q o bonsaísta desejou dar ao bonsai durante anos de trabalho, e tb qdo já pode ser colocado em seu vaso definitivo ???

Como disse pessoal, as perguntas são essas, não sei se isso q acho q é, são as respostas certas, mas se não forem me ajudem......

Obrigado e abraços a todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 4:39 pm    Assunto: Responder com citação

Djalma, no meu entendimento, pré-bonsai é uma planta que já teve podas ou aramações afim de se tornar futuramente um bonsai, então quando vc pega uma planta e começa a trabalhar ela, ela se torna um pré-bonsai.
Quando a gente conseguiu definir o estilo que se quer para um pré, é a hora de colocar no vaso definitivo, o que o tornará um bonsai. Espero ter tirado sua dúvida com esta resposta curta ainda mais de um mero iniciante na arte. Wink Com certeza virão outras respostas mais completas dos mais experientes.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2007 4:53 pm    Assunto: Responder com citação

Djalma,

nosso amigo Junior foi bem objetivo e claro.
uma muda qdo for ela trabalhada já pode ser considerado um pré-bonsai. Qdp este pré tiver uma conicidade, movimento, galhos bem distribuidos, um nebari bem desenvolvido e tb já estiver em um vaso raso ou bandeja, já pode ser considerado um Bonsai.
Podemos pular algumas etapas...por exemplo qdo fizemos um Yamadori...temos um Bonsai quase formado.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 12, 2007 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Ah ! Valew Felipe e Junior, agora entendi, tava quase acertando então heim.......rssss.........

Brigadão pessoal, e se alguém mais quiser escrever sobre o assunto, fikem a vontade........

Abraços a todos........
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 14, 2007 9:51 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Lembrando apenas que um bonsai poderá, mesmo envasado, ter galhos aramados ou reconduzidos via tracionamento, ou podados, seja em poda de limpeza ou mais radical, ao longo de toda sua vida de cultivo. Very Happy

Um bonsai pode, tambem, ser reenvasado, ter suas raízes reduzidas, ou se estiver enraizado sobre rocha, poderá ter a rocha cortada, para reduzir a altura total do trabalho, se isso for necessário. Numa apresentação, ou exposição, poderá ainda ser reenvasado para melhorar a qualidade final de apresentação, voltando ao vaso anterior, mais adequado ao cultivo que aquele usado na exposição. Very Happy

Uma muda perderá essa condição, passando a tratar-se de um pré, ao ter o cultivador realizado nela certos trabalhos técnicos, como redução do volume de raízes, particularmente as pivotantes, quando houver, e pré definição da estrutura de galhos, ainda que sem definição de estilo. Very Happy

Nessa fase, geralmente não se usam arames nem tração de galhos, mas apenas desbastes nas partes citadas. Very Happy

Um pré bonsai poderá permanecer sob essa condição por tempo indeterminado, seja ele adquirido de mudas, formado a partir de sementes ou recuperado (yamadori), pois não basta a mera definição estrutural (estilização), para concluir ou dar por findo a qualidade de pré. O envase, tambem, não irá definir o pré como bonsai, igualmente por que poderá haver, no curso de seu cultivo, necessidade de fazer uso de vasos diversos, para ir aos poucos condicionando a planta, até sua finalização. Conquanto um pré possa ser aramado incontáveis vezes, ao termos um bonsai finalizado, poderá ele tambem ser aramado, mas obviamente sua estrutura estará determinada, enquanto que no pré há ainda que se fazer inumeras alterações, visando posicionamento e recondução. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2007 9:57 am    Assunto: Responder com citação

Ah, Valew NickFury, legal mesmo essa explicação, agora entendi melhor ainda o que eu gostaria de saber......

Valew ! Laughing
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: