FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Piteco Kengai primavera de 2007
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 14, 2007 4:09 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat, magnifica essa planta. Venho acompanhando o desenvolvimento e sua linha de cultivo, desde a primeira postagem, e me surpreendo de ter, em tão pouco tempo, alcançado essa estruturação. Claro que isso se deve, fundamentalmente, aos cuidados do cultivador. Very Happy

Razão pela qual parabenizo voce por seu trabalho até agora. Certamente, ao finalizar, terá para mostra uma outra obra prima, para ombrear com a outra. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2007 12:26 am    Assunto: Responder com citação

Amigos foristas,
Em primeiro lugar desculpem ter estado meio sumido. Apesar de estar bastante enrolada a minha vida não poderia deixar de atualizar as alterações realizadas em nosso piteco Kengai, fruto e obra de generosas contribuições de todos. Reenvasei a dois dias, a noite (é mais fresco), após o proliferação de novos brotos, anunciando a chegada da primavera, que para ele, piteco, veio um pouco antes. Na concentração e nervosismo da hora infelizmente só tirei uma foto, após retirada da “mamadeira”. Impressionante proliferação de raízes para um ano.

Tirei uma foto provisória do resultado. Ainda improvisando uma base que libere o ramo de queda para baixo do vaso e do ápice, como convém aos Kengai. Depois tenho de fazer uma mesinha alta para ele que ele merece. O vaso de barro foi aquele feito por mim e queimado por um amigo ceramista. Acho que dá para fazer coisa melhor mas por hora serve para apontar o espírito do projeto. Também esqueci na hora de posiciona a árvore devidamente em relação aos pés do vaso. Nervosismo de principiante.

A formação de um novo nebari parece que vai vingar. Alguns dos ramos enterrados começaram a lançar raízes capilares - graças. Mantive os dois ramos da direita para garantir a proliferação em dois ramos importantes mas que ainda não lançaram raízes capilares. Agora é esperar e trabalhar as copas. Nosso projeto está amadurecendo. Depois tiro umas fotos decentes com detalhes e vistas variadas.

Mas como podem ver a retirada de raízes foi bastante intensa e sinto que o piteco sentiu. Estou receoso. Melhor desfolhar, não digo tudo, mas a parte superior, para equilibrar as raízes perdidas? É o correto certo? Tenho tentado manter as folhas sempre úmidas borrifando o mais possível mas evitando molhar sempre a terra. Plantei em caco de telha com 1/4 de terra vegetal sem adubo.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2007 9:13 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Grande Duprat,

Parabens por sua planta e a condução dada a ela até agora. Realmente está promissora e certamente irá resultar num belissimo bonsai dentro de alguns anos. Very Happy

Quanto à sua indagação, creio que melhor que uma desfolha seja a redução, via poda, de alguns dos galhos superiores, para favorecer a rama baixa. Aquela velha técnica de cortar e deixar crescer, que acaba fortalecendo o sistema de raízes. Mantenha sua planta em meia-sombra, com ao menos uma boa rega diária, além, é claro, do recurso extra que está usando de borrifar a folhagem. O piteco é uma planta bem resistente, mas tem a mania de perder ou secar os galhos de que iremos sentir falta mais à frente. Very Happy Então, todo cuidado é pouco, né? Very Happy

Quanto ao vaso, é realmente um regalo para os olhos, e não se importe com a correta posição dos pés em relação ao envase da planta. Afinal, não foi o primeiro nem será o último reenvase que fará com seu kengai, antes que esteja devidamente finalizado, quando então sim deverá atentar para todos os detalhes, inclusive os minimos, para uma excepcional apresentação. Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 14, 2007 6:25 pm    Assunto: Redução Responder com citação

Duprat

Ótima condução do seu piteco kengai, com a boa documentação de sempre. Uma pequena redução de folhagem, por desfolha parcial ou poda leve (ou combinação), parece ser mesmo adequada para prevenir problemas.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 1:48 am    Assunto: Responder com citação

Grande Nickyfury,

Obrigado pelo apoio. Como é meu primeiro e unico piteco nao sabia desta infeliz característica de secar ramos inesperadamente. Fiquei ainda mais receoso. Dentro do escorredor improvisado não haviam tantas raizes capilares quanto do lado de fora de modo que me parece que ele vai sentir muito a intervenção. Espero que o que foi retirado nao esteja diretamente ligado ao ramo de queda....Vou ver se coloco hoje mesmo uma tela para segurar o substrato com o vaso deitado. Esse se perder morro afogado na praia. Mas estou confiante na saúde dele.

Gostou do vaso? A uns dez anos atras eu fazia ceramica. Tive ate forno e torno. Foi bom retomar este trabalho com o barro. Me deu grande satisfação. Mas fiquei sismado com os pés. E porque na hora de colocar no forno falei com o Ricardo, meu amigo pintor e ceramista, para ele ter cuidado com meu "foguete". Pronto não consegui mais deixar de associar os pés as paletas de foguetes. Mais para frente vou ver se faço outro com pés mais arredondados. Mas gostei da forma do vaso em si e dos furos de drenagem. Fico devendo os detalhes.

O Ricardo se animou de fazer uns vasos de bonsai (depois d`eu encher seus ouvidos com as maravilhosas peculiaridades da comunhão entre estas duas artes). Ele tem um trabalho de cerâmica bem orgânico e está fazendo vasos deste tipo, o que para nós é ótimo devido a carência deste tipo de trabalho. Quando tiver a fornada vou ver se pego umas fotos com ele e posto aqui no fórum.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 1:53 am    Assunto: Responder com citação

Valeu ferreira,
Vou seguir sua recomendação. Torça por ele que hoje caíram muitas folhinhas, sobretudo as mais antigas.

Duprat
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,

não podia de deixar meus comentários nesse tópico. Sua planta está muito boa. O calibre do tronco ficou muito bom, já deu uma proporção melhor e mais adequada, em pouco tempo. Apesar de sentir a redução a espécie é forte. Se fizer a redução da copa alta ainda dá tempo como sugerido pelos colegas. É normal que na ânsia de ver o tabalho finalizado façamos o plantio direto ao vaso definitivo, mas acontece. O que vale mais é o aprendizado e a satisfação de que você conseguiu chegar ao final de uma obra tão bela.

Parabéns.
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 10:26 pm    Assunto: Responder com citação

Hoje cairam todas as folhas... Confused Só restaram os brotos novos que indicaram o periodo de reatividade e que me levaram a precipitar um pouco o reenvase. cerca de 25%. Nunca havia feito nada parecido.
Darkaso, estou a pensar que deveria ter desenvolvido outro processo, mais gradativo. Mas mesmo que fosse somente trocar o substrato e manter no mesmo escorredor - mamadeira, teria de tirar as raízes que estavam para fora e ele sentiria do mesmo modo, creio. Está me parecendo que neste caso o uso do escorredor foi mesmo inadequado. Colocando somente no vaso grande que serviu de mamadeira eu teria tido a possibilidade de fazer uma redução gradativa das raizes. Não sei Rolling Eyes tenho a sensação de que fiz algo errado....
Confio na resistencia e saude de minha planta mas com certeza ela vai custar para retomar o vigor em que se encontrava, se voltar. Onde foi que eu errei? Ou é assim mesmo?

Duprat
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 15, 2007 11:41 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,

acho que o escorredor improvisado pode ter atrapalhado. Se fosse o comum, com furos menores, as raízes capilares teriam ficado mais na parte interna. Com os furos maiores as raízes ainda podem fugir da vasilha. O processo gradativo, mesmo que cortando muitas raízes e depois valtando para um escorredor com mais caco cerãmico ainda seria menos arriscado. O uso do enraizador também poderia dar resultado, só tamanco cuidado com a quantidade mesmo. Mas acho que ainda vai recuperar sim. É muito resistente e pega de estaca com bom calibrem então porque não vai pegar a sua que tem bom tanto de raízes.

T+
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 12:11 am    Assunto: Responder com citação

Entendi. Se a coisa ficar preta volto com ele para o escorredor. Por hora os brotos novos que ja haviam se lançado no momento do reenvase estao firmes. .... Aproveitei e deduzi os tamos como sugerido pelo Nicky, sobretudo os galhos que haviam perdido mais folhas. Valeu

Duprat
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 17, 2007 5:34 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat,

Eu não mudaria o vaso, não. Creio que é justamente essas aletas de "foguete" como vc diz que transmitem um charme a mais, um plus ultra, para a harmonia e a composição como um todo. Mantenha esse vaso de reserva, pois irá se ajustar perfeitamente a seu trabalho, após a finalização. Very Happy

Quanto ao desenvolvimento de sua planta, ao invés de usar escorredor, eu optaria por uma bacia bem grande, perfurada na lateral e no fundo, contendo alem de pedrisco liso tipo seixo, caco de telha, terra granulada, carvão vegetal, casca de pinus, para propiciar um crescimento e engrossamento mais rápido para sua planta. O importante, a meu ver, é favorecer o engrossamento do caule principal, que vai desde o nebari até o ápice do galho que desce. Very Happy

O escorredor não se presta a isso, mesmo aportando sobre a famigerada "mamadeira", tão bem como a bacia. Vc deverá colocá-la a uma boa altura, "travar" o galho que desce, sem aramá-lo contudo, puxando-o para baixo, favorecendo a queda. E deixar a planta crescer, livremente, emitindo a caracteristica brotação, quando então aplica-se a técnica do deixar crescer e cortar. Very Happy

O trabalho no vaso é mais lento, gradativo, mas permite um controle maior, se o cultivador tiver a paciencia necessária para aguardar o desenvolvimento. Talvez, caso não queira adotar nem escorredor, nem bacia, vc pudesse obter um vaso cascata maior e mais largo, bem como mais alto, para favorecer a emissão das raízes necessárias ao engrossamento de sua planta. Uma boa opção, que encontrei no mercado, a preço acessivel, é um vaso petropólis. Very Happy

duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Set 20, 2007 2:01 am    Assunto: Responder com citação

Pelo que estou entendendo, se a planta fosse de vocês ela voltaria para um vaso de cultivo para engorda. É preferível mais um ou dois anos assim do que no vaso definitivo que levará uns cinco no mínimo para alcançar o mesmo resultado.
Está tudo bem, concordo. Digamos que eu volte para o vaso em que estava mas sem o escorredor, com substrato anterior que é bem parecido com o que o Nickyfury citou. Colocaria ela deitada uns 45% para ajudar no vigor do ramo de queda e facilitar a criação do novo nebari que ficaria mais enterrado.....
Mas em verdade não tenho ainda claro o processo. É pena que não fotografei as raízes. A situação é mais ou menos esta.

As raízes originais já se acomodaram voltadas para cima devido ao escorredor improvisado. Já surgiram raízes bem boas no meio do tronco. As do nebari que estou tentando criar ainda são muito incipientes. O ideal me parece ser, no andar do processo, corta ali (linha vermelha) para deixar espaço no fundo do vaso para manutenção futuras. Para que se possa fazer isso, entretanto, falta ainda um bocado de chão para andar. Teria de ir podando as raízes originais do fundo sempre com maior vigor, para fortalecer as outras e poder por fim cortar forte o tronco.

Mas pelo que vimos, em um ano o piteco se espalha demais nas raizes e a retirada de grande quantidade de raizes quebra o vigor da planta, comprometendo o trabalho aéreo com possiveis perdas de ramos etc.... Minha pergunta então é a seguinte: seria muito errado efetuar podas de raiz menos espaçadas, digamos de uns três em três meses? Ou um tempo depois dos novos brotos amadurecerem? Pois o piteco lança durante todo o ano novas brotações. Claro, tal mexida seria só na parte de baixo e tentando manter o torrão intacto da metade para cima.

Duprat
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 20, 2007 8:47 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,

bom, parece que seria interessante mesmo voltar para vaso maior. Eu faria isto também. A diminuição deve ser gradual no tronco para não fazer uma grande cicatriz na parte mais grossa e nem uma redução demasiada para não afetar a planta por conta do que voc~e mesmo colocou sobre os galhos.

Acho que daqui um ano a resposta já terá sido suficiente para reenvasar para o definitivo devido ao crescimento muito bom. Fazer estas trimestrais não será muito bom para a planta. Acho melhor fazer podas menores, cerca de 30% no máximo.

T+
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 21, 2007 1:41 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Duprat,

Uma boa solução é, quando do próximo envase, vc fazer um alporque nesse local em que marca o corte da raiz. Por quê um alporque? Bem, assim fazendo vc garante uma sobrevida maior para essa parte, garantindo que não haja perdas de galhos ou de novas brotações atendidas pelos canais de alimentação dessa parte da raiz. Very Happy

Uma outra opção, pode ser o anelamento, com um arame grosso, passado no nível do corte pretendido, que irá estrangular aos poucos essa região. Dentro de oito meses a um ano, então, poderá fazer o corte sem nenhum receio. Very Happy

Nem preciso dizer que o melhor resultado com a aplicação dessa técnica é de longe o excelente nebari que irá formar. Wink
Além de, claro, ainda sobrar a parte inferior, que renderá uma nova planta, pois as estacas de raiz são tão boas quanto as de galhos. Very Happy

duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 08, 2008 4:33 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal estou dando uma atualizada com uma foto que goste de meu Kengai piteco em seu local na casa - guardião da minha porta - amarado claro em prateleira aérea - para o galho de queda ficar bem a vontade.

Na ocasião não valia voltar para um vaso maior logo apos ter envasado, até por que queria deixar um pouco para as raizes se acostumarem com o futuro vaso. Hoje mais acostumado to gostand do foguete kkk.

Apesar de meu medo ele respondeu muito bem mesmo com o confinamento do vaso (como podem ver tá saudável). Pelo ritimo biologico dele nem sei se vou voltar com ele para um vaso maior , apesar das boas recomendações.
.....Confused . É que estou me divertindo tanto na formação das copas,.... Very Happy Very Happy
E em verdade em prol da conicidade não me encomoda o fato do ramo de queda terminar fino (apesar de em meros... 4 meses ... ter tido de retirar arames dele pois já estavam a marcar).

O nebati vai ficar louquissimo - todo cheio de tentáculos que mais que raizes parecem braços agarrando o rochedo para não tombar....

Muita alegria muita alegria...Razz
Pessoal, essa é a planta.... quem não tem recomendo veementemente. Laughing Laughing Laughing

Duprat
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Página 2 de 3

Ir para: