|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
camilamonnerat
|
Enviada: Sáb Jul 14, 2007 2:36 pm Assunto: AJUDA! BONSAI DE MANACÁ-DA-SERRA!! |
|
|
Oi pessoal, sou uam principiantéeeerrima na arte do bonsai..rs e comprei minha primeira muda, porque achei ela bonitinha. É uma muda de quase um metro de manacá -da-serra. Minhas dúvidas são enormes. Na verdade estou meio perdida. Então vamos lá:
- alguém ja tentou fazer bonsai dessa planta? Ela aceita poda radical?
- vou tentar postar a imagem aqui..vamos ver se dá certo. Gostei dela porque tem um caule duplo e florece bastante, além de ser,s egundo informações, bem resiste. O que dá pra fazer com ela? Alguém me da uma sugestão? Pensei em coloca-la no escorredor, ams ja fazer a poda. Será que ela aguenta?
Muito obrigada, pelas mensagens vi que vocês são uns fofos. Que os bonsais de voces sempre fiquem lindíssimos!
[img]*http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=2371927074629114245&pid=2
[/img]** http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=2371927074629114245&pid=3 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Jul 14, 2007 4:05 pm Assunto: |
|
|
Camila,
seja bem vinda ao fórum. Sua foto não apareceu. Vá ao fórum Fotografia na página inicial do fórum e veja como postar a foto. Através dela dará para te dar informações melhores.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jul 15, 2007 8:20 am Assunto: |
|
|
Camila,
fiz uma pesquisa e encontrei o site abaixo para te dar uma luz.
http://www.flores-guia.com.br/flores-manaca-da-serra/flores-manaca-da-serra.asp
O que sei do manacá-da-serra é que se trata de uma planta com entre-nós grandes e flores grandes. Esses entre-nós são o fator de dificuldade para seu cultivo como bonsai. As folhas com algum trabalho com certeza dá para diminuir, mas a princípio dificultam pelo tamanho.
Como primeira planta é complicado, mas te aconselho a procurar outras, afinal ter apenas uma muda é muito frustrante pela demora na formação como bonsai. Procure por fícus retusa, serissa ou até mesmo a outra planta chamada manacá de cheiro, que é bem mais fácil de cuidar.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
camilamonnerat
|
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jul 15, 2007 12:21 pm Assunto: Manacás |
|
|
Camila
As colocações do Darkaso são precisas, e eu ainda não vi nenhum bonsai de manacá-da-serra para observar o resultado, mas sei que alguém (o Luciano Ebreo ou a Ângela Fernandes) tem esta espécie em treinamento para bonsai.
As melastomatáceas têm lindas folhas, apesar de grandes, e belas flores. Não desista do manacá-da-serra, pois mesmo se ele não suportar uma poda muito radical, você pode podar bastante, deixando apenas na altura acima do 1o. par de folhas. Depois da recuperação completa, se for necessário reduzir outra vez, nova poda poderá ser executada, até chegar no tamanho ideal. Tente não deixar uma bifurcação no tronco, que poderá dificultar a futura estilização. Lembre-se também que o tempo de recuperação poderá ser longo, mas servirá como exercício de paciência.
As fotos do Orkut também podem ser visualizadas aqui no Fórum, mas a maneira de postar não é esta que você usou. Você colocou seu endereço do Orkut, que só dá acesso com senha. Mas se você desejar, pode fazer o seguinte:
1) entrar no seu Orkut, acessar a foto, clicar sobre ela com o botão direito do mouse;
2) escolher "propriedades", iluminar o endereço de URL, desde o "www." até o ".jpg" e copiar com CtrlC;
3) colar com CtrV no tópico do Fórum. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
camilamonnerat
|
Enviada: Dom Jul 15, 2007 11:40 pm Assunto: |
|
|
Oi pessoal, obrigada pelas dicas e paciência..rs Na verdade quis enveredar por esses caminhos do bonsai como terapia - sou muito ansiosa. Então acho que se eu fizer um tratamento de choque com algo que me exija uma doce cavalar de paciência acho que me ajudará muito. Sei que é por aí que muita gente acaba se apaixonando por alguma coisa que nunca pensou em fazer, então encarei como um desafio. Claro que a beleza dos bonsai ajuda tremendamente..rs
Quero agradecer a todos pelas dicas. Vou fazer uma poda quando passar pro escorredor (espero estar fazendo certo), mas vou dar uns dias pra ela se acostumar com o clima daqui. Estou em Goiânia e ela veio de Holambra - já viram o choque que a pobre está passando. Fora que nessa época está quente e seco aqui - só volta a chover em outubro. Ela já ficou com as folhas murchinhas coitada. Depois passo o relatório do que acontecerá. Daqui ha alguns anos se ela sobreviver à plantkiller (kkkkk) quem sabe não dará um lindo bonsai? Enquanto isso já to tratando de arrumar mais mudas.
Esse fórum é maravilhoso. Parabéns a todos vocês e mais uma vez, obrigada!  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|