Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
afonso Fengler 2.o PASSO

Registrado: 13/07/06 Mensagens: 280 Localização: São Miguel das Missões - RS
|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 3:38 pm Assunto: piracanta |
|
|
Ola amigos do bonsai
Estou postando umas fotos de uma piracanta que comprei em uma floricultura, gostaria da ajuda do amigos para a escolha de um melhor estilo. Tirei alguns ramos para ver melhor, exceto o ápice da planta e onde tem cicatrizes antigas.
Desde já agradeço as opiniões.
Com certeza vai levar alguns anos este trabalho, para se transformar num bonsai. _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Marcelo Giovanelli 2.o PASSO

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 382 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Ter Jul 10, 2007 9:03 pm Assunto: |
|
|
Afonso, acredito que sua planta tem potencial sim... me fez lembrar e muito uma maravilhosa Piracanta de Valdir Hobus.
Eu tentaria plantá-la mais inclinada para a direita seguindo a segunda foto, faria um alporque alguns centímetros acima da curvatura do tronco para não perder a parte superior e depois de enraizado cortaria um pouco acima da curvatura o suficiente para aparecer brotação, deixaria aquele galho que sai a direita, bem na curva, como primeiro galho - está numa posição bem estratégica -definiria um outro broto como ápice e apartir daí ir modelando e definindo bem a copa e os ramos secundários.
Dessa forma vc conseguiria um bom movimento de tronco e uma conicidade excelente. Falta apenas ver o nebari, que me parece estar muito bom também.
E mamadeira nela!
Será que me fiz entender??? Procure no fórum um tópico sobre o viveiro do Valdir e veja lá a piracanta a qual me refiro... será uma inspiração e tanto!
Espero ter ajudado!!!
Abração, Marcelo.
As modificações:
Projeto:
PS: Desculpe pelas habilidades com os desenhos no PC rsrsrsrssr _________________ " Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... " |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Jul 11, 2007 9:25 am Assunto: |
|
|
Ola Marcelo
Obrigado pelas dicas, eu concordo em incliná-lo e usar esta frente. Eu tenho muita paciência, mas não consigo fazer um alporque em uma planta que estou trabalhando, ainda que muitas vezes tem plantas que ficam 1 ou dois anos sem serem trabalhadas.
Até cheguei a pensar em pegar aquele galho que você indicou para o alporque para o ápice, mas tudo pode mudar. Porque a piracanta é uma planta que brota bem.
Um abraço _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qua Jul 11, 2007 10:31 am Assunto: |
|
|
Oi Afonso
muito boa aquisição esta piracanta
Penso algo bem parecido com o amigo Marcelo, porém trabalhando como nova continuação do tronco e ápice, este galho mais grosso da parte de cima...
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Jul 11, 2007 11:21 am Assunto: |
|
|
Editado pela última vez por attilaokada em Qui Ago 30, 2007 11:49 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Jul 11, 2007 8:42 pm Assunto: |
|
|
Afonso,
O moyogi é uma opção muito boa. Seria uma planta, se bem trabalhada, com um potencial de concurso, como bem citada a do Valdir.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 12, 2007 10:19 am Assunto: |
|
|
Ola amigos
Marcelo eu não olhei o nebari, preferi trabalhar a copa primeiro, pois ela estava muito grande para posteriormente mecher nas raízes, bem na base o tronco tem uma parte seca, conforme a foto seguir.
Vou ter que trabalhar esta parte de madeira morta, também não sei até que altura isso atingiu as raízes, mas parece que é superficial.
E quanto a me ispirar na piracanta do Valdir, já me contento em chegar perto e nem precisa ser tão perto assim.
Olá Alexandre, eu também pensei em continuar com aquele galho, pois caso contrário terei que partir bem do início, só com o toco da planta.
Olá Atiloakada, esta sua sugestão também é de ser analisada. Por isso que eu gosto do fórum, pois te dá uma quantidade grande de opcões.
Olá Darkaso, obrigado pelo estímulo, sempre é bom ouvir de algém que entende, como você, pois mais a gente se esforça. Mas com certeza esta planta vai levar um bom tempo. Após a poda da copa vou mecher nas raízes e posteriomente colocarei num escorredor, e vamos ver o que dá.
Obrigado pessoal.
Um abraço. _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Marcelo Giovanelli 2.o PASSO

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 382 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Qui Jul 12, 2007 12:59 pm Assunto: |
|
|
Amigo, não sei o comportamento da Piracanta qto madeira morta mas poderia ser um diferencial em sua planta... tentar trabalhar essa região de raíz, estendendo para cima a marca fazendo um shari ao invés de retirá-la......
Abração! _________________ " Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... " |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Jul 12, 2007 10:06 pm Assunto: |
|
|
Marcelo,
a piracanta aceita bem medeira morta. Se for preciso seria uma possibilidade que enriquecerá a planta visualmente.
Afonso,
observar o nebari é sempre uma boa medida de evitar transtornos futuros. Pode acontecer de que se trabalhe uma frente para a planta e depois que se replanta percebe-se que o nebari não ajuda muito naquele ponto, aí a saída é recomeçar. Tamara não seja o caso.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 13, 2007 2:00 pm Assunto: |
|
|
Darkaso, você tem toda razão, vou observar o nebari. E esta planta deve ter bastante raízes, pois o vendedor me informou que faz anos que esta com eles. _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
afonso Fengler 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Jul 16, 2007 10:45 am Assunto: |
|
|
Ola amigos
Andei podando alguma coisa e estou atualizando as fotos, podem opinar a vontade.
foto após tirar um pouco da terra
foto das raízes, até não tinha tantas quanto imaginei, o pessoal da floricultura havia reenvasado ele a não muito tempo
como ficou apos a poda da raízes
e o trabalho parcialmente finalizado, pois após ver a fotos achei que deveria podar onde eu passei um risco no ápice. O primeiro galho de baixo, havia visto logo só o deixei para ver a opinião de vocês. A parte da medeira morta na base do tronco não é muita, da tranquilamente para proteger e manter assim, ou trabalhar melhor fazendo um urô.
um abraço _________________ O que não tem solução, esta solucionado. |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Seg Jul 16, 2007 2:23 pm Assunto: |
|
|
Vejo que sua piracanta esta tomando um bom rumo, essa planta tem futuro.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|