FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shari com maçarico / técnica
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 7:11 pm    Assunto: Shari com maçarico / técnica Responder com citação

Olá amigos, visitando este site encontrei o trabalho mais direcionado à shari e jin um pouco diferente do convencional.
Ao invés de branquear, usa-se o envelhecimento com o maçarico, achei muito legal e o que me levou a postar este tópico foi exatamente pelos amigos papagoiabenses aplicarem esta técnica naquele pitecão do último encontro em Niteroi. Wink

Tomara que gostem e que utilizem para podermos ter uma segunda opção em shari/jin, até para nos ensinarem (principiantes). Cool

Tem vários passo-a-passo muito elucidativo sobre a técnica com várias plantas. Fora o trabalho feito com furadeira e mini-retífica.

visitem todo o site, tem uns bonsai de Pall na galeria que mata, "a pau"! Very Happy

o site:
http://www.bonsaiwerkstatt.at/index.php?option=com_content&task=view&id=18&Itemid=35

Espero que comentem sobre esa técnica no Brasil, se está sendo difundida ou aplicada por alguém, quais desvantagem e vantagens sobre a usual do lime-sulfur...

Grande abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 7:50 pm    Assunto: Re: Shari com maçarico / técnica Responder com citação

Olá Fabiano

fabianoscosta escreveu:
...visitando este site encontrei o trabalho mais direcionado à shari e jin um pouco diferente do convencional.
Ao invés de branquear, usa-se o envelhecimento com o maçarico...
Fabiano

“Convencional”...oops, palavra de contornos difíceis, dir-se-ia quase “tabu” Wink ... prefiro contornar tal palavra, por entender existirem outras vias igualmente válidas e assim tornar mais fácil o dialogo.

A utilização de maçaricos, não é de todo uma inovação Smile ... quem faz um Shari/Jin, normalmente se pretende acelerar o processo de secagem da área exposta, fá-lo dessa maneira...se não o mantêm assim, das duas uma, ou porque não gostaram do trabalho nesse estágio ou porque não era esse o objectivo pretendido.
São ambas uma representação da natureza, cujo simbolismo assenta na luta pela Sobrevivência, apenas diferindo na representação do trabalho final...uma ( a do liquido de “Jin” ) gasta/envelhecida pelo tempo e acusando o agreste meio ambiente que a rodeia, a outra (queimada) como que denunciando um acto de incêndio a que terá sido sujeita...ambas são o renascer.

Vantagens e desvantagens, por não ter actualmente nenhum em qualquer dos processos, assim à primeira vista, só me ocorre que no caso daquele que apenas é submetido ao processo de queima, este continua com bastantes zonas de madeira que não terá sido queimada, ou terá sido apenas ao de leve (conforme se pode ver até na foto que colocaste acima)...assim sendo, poderá eventualmente continuar a ser uma potencial entrada de fungos, favorecendo dessa forma eventuais apodrecimentos... mera especulação minha, Ok.
Tarefa que o "lime sulfur" (simples ou composta) de certa forma, consegue cumprir mais ou menos bem, se for feito com material adequado e as devidas aplicações.
também não é definitivo, nem tão pouco infalível....
Qualidade comprovada de tal técnica, existe do "menos bom" ao "excelente", como já todos tivemos oportunidade de ver Wink

Obrigado pela partilha do Link, tem excelentes trabalhos Wink

[ ]s

Castro

Editado pela última vez por Antonio Castro em Sáb Jul 21, 2007 5:36 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2007 10:11 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa essa madeira avermelhada, riscada e depois queimada, pra mim, ficou com uma cara muito tenebrosa! Dá pra fazer umas paisagens bem interessantes tipo in e yang, ceu e inferno, vida e morte...
Mas não é pra usar em qualquer lugar e em qualquer planta, acho que precisa ter um bom motivo e contexto pra usar a técnica.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Oi Castro, tudo bem com o amigo?

Pois é, às vezes as palavras nos confundem, quando disse "convencional", é porque aqui não costumo ver este tipo de técnica aplicada a madeira morta, e sim apenas a aplicação de lime-sulfur, que dá este tom branqueado à mesma.
Interessante suas observações, mas queimando a madeira morta, os pontos mais escuros na extremidade são queimaduras em grau maior e também é pintado, você sabe que tinta é usada?

A queimadura nas partes mais claras, mesmo não "torrando", você acha que não fica na mesma situação "seca" da parte exterior?

Abraço amigo,
Fabiano
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jul 18, 2007 10:22 am    Assunto: Responder com citação

Oi Átila, tudo bem?

Citação:
Nossa essa madeira avermelhada, riscada e depois queimada, pra mim, ficou com uma cara muito tenebrosa! Dá pra fazer umas paisagens bem interessantes tipo in e yang, ceu e inferno, vida e morte...

Na verdade amigo, tudo se completa e sempre tem relação à Yin e Yang, o que vc quis dizer com isto?

Citação:
Mas não é pra usar em qualquer lugar e em qualquer planta, acho que precisa ter um bom motivo e contexto pra usar a técnica.

Concordo que a aparência é mais sombria, mas acho que pode ser utilizada em qquer planta, mas acho que pode ficar melhor em shari com mais volume, jin fino fica meio esquisito por não se destacar muito no contexto geral da planta, caso esse seja o objetivo do artista, na minha opinião, é claro! Wink

Grande abraço,
Fabiano
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2007 1:24 am    Assunto: Responder com citação

Oi Fabiano, tudo bom!

Então, quis dizer que a planta com madeira exposta esbranquiçada acentua aparências suaves, delicadas, noturnas, frias, femininas, mais Yin. Enquanto a madeira exposta vermelha e toda riscada e chamuscada me remete a idéia de agressividade, brutalidade, calor, força, mais Yang.

Acho que se deve tomar cuidado ao se escolher a planta e o estilo para aplicar a técnica porque seria um trabalho extremamente difícil aplicar a técnica em uma planta com características e formas suaves e delicadas sem descaracterizar esta suavidade da planta.

Mas um trabalho de arte em bonsai que consiga exprimir esta dualidade de suavidade e agressividade, de vida e morte, de yin e yang num mesmo contexto, num mesmo trabalho, com forças bem equilibradas e harmônicas, traria uma metáfora visual extraordinária! Um trabalho dificílimo que requer noções estéticas muito bem apuradas.

Eu vi no youtube um bonsaísta que disse que na arte do bonsai um mínimo detalhe pode mudar um bonsai de impressionante para ridículo e vice-versa...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 19, 2007 11:14 am    Assunto: Responder com citação

Fala Átila,
gostei de suas observações.
Abraço
Fabiano
Luis Soares

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2007 1:29 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Fabiano.

Obrigado pela dica.
Ja tive oportunidade de acompanhar alguns trabalhos em Jin onde esta técnica foi usada (queima com maçarico). Pelo que entendi do pessoal que a usou, o objetivo é secar a madeira e calteriza-la assim estaria garantido a impermiabilização (eu particularmente ainda aplicaria o line sufer tambem). Quem aplica essa técnica tem que ter muito cuidado com a parte da planta viva. Galhos, folhas e cascas devem ser protegido com pano molhado e a plicação do maçarico deve ser suave. Eu considero um risco usar essa técnica em shari. Para a utilização em grandes jins, fica facil. Vou tentar localizar uma foto do encontro em Mandaguari em 2006, onde o S. Liporatti preparou um shimpako e queimou o jin com um maçarico. Deixo a foto da planta pronta, observe o jin.

Preciso lembrar como faz para postar fotos neste forum?
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 20, 2007 7:38 pm    Assunto: Responder com citação

Olá amigo Luis,

Pois é, estive esta semana com Tomio Tomita, de Joinvile, onde está fazendo um evento em minha cidade e estava no momento qm que cheguei fazendo esta cauterização com maçarico em um shari em uma planta pequena.

Como bom bonsaísta que é, protegeu a parte viva com pano e aplicou a técnica com maestria, acho que no início pode-se dar uma torradinha Confused , mas depois de ter prática com a ferramenta isto não acontece mais.

Poste esta foto no qual está falando, ou indique o site relacionado, se tiver algum problema em postar fotos dê um toque, ok? Wink

Estou sentindo falta da participação de várias figuras importantes neste tópico, poderia se esclarecer vários pontos que podem ficar em dúvidas, pois qto mais se fala, mais questionamentos aparecem e mais dúvidas seriam esclarecidas, esta sala está enfraquecendo, a meus olhos...pelo menos já foi muito mais ativa...

Lamento e abração Luis,
Fabiano
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 8:48 am    Assunto: Responder com citação

Olá Fabiano

fabianoscosta escreveu:

Estou sentindo falta da participação de várias figuras importantes neste tópico, poderia se esclarecer vários pontos que podem ficar em dúvidas, pois qto mais se fala, mais questionamentos aparecem e mais dúvidas seriam esclarecidas, esta sala está enfraquecendo, a meus olhos...pelo menos já foi muito mais ativa...

Lamento e abração

Pois é verdade... Sad
O Problema é que em tempos, este fórum tinha uma frequência mais cordial, discutiam-se opiniões que eram apenas isso, “opiniões”, por vezes também aquecia um pouco, mas depressa retomava a normalidade...
O problema agravou-se, quando surgiram algumas/novas personagens que aproveitando o espirito (de então) democrático do Fórum, lançaram alguma confusão, quando expuseram o seu trabalho à apreciação da comunidade, e chegaram ao ponto de achar todas as restantes opiniões que não a sua, como um ataque pessoal à sua integridade.
Tal redução de perspectiva, ainda hoje os faz (que só a eles diz respeito, mas não os abona em nada) ter uma atitude Anti-Democrática e castradora, pretendendo ver/ouvir uma só “voz”, um só pensamento, precisamente aquilo que não querem ver por cá e abominam.

“Divergência”, não é criar atritos, nem falta de respeito...divergência é evoluir, falta de respeito é a castração...Arte e Honestidade, são virtudes do “Ser” e nada terão a ver, com a perspectiva diferente de outrém, perceber isso também é respeito.

Quem acredita que Bonsai deve ser feito numa determinada vertente e com regras, e quem acredita que deve ser seguido noutra e sem regras nelas, são pessoas idênticas, ambas são “crentes” que acreditam em algo...divergem apenas no ponto de vista, e esse ponto de vista quando levado ao extremo, pode vir a ser demasiado redutor...e afastar de igual forma ambos do "caminho" do Bonsai
As regras existirão de igual forma seja em que vertente for, embora num dos lados estejam perfeitamente definidas, não outra, só o próprio nome “sem regras” já é uma regra, faltará percepcionar todas as outras de natureza subtil, que fogem à nossa percepção ou estarão distorcidas por ela, o que não quer dizer propriamente que não existam.
Nada é feito ao livre acaso, como à primeira vista nos poderá parecer.

É preferível assimilar o máximo de todas as fontes, retirar delas tudo o que acharmos bom, purgando tudo o que nos parecer mau...no fundo tentar captar aquilo que nos for possível...para posteriormente tentar seguir o nosso caminho sem “palas nos olhos”, já que se trata do “nosso caminho pessoal” e de mais ninguém...
Agora, se eu seguir um caminho que é só meu e o pretender mostrar numa determinada comunidade o fruto do meu trabalho, tenho que ter algum cuidado, porque se esse for divergente dos restantes, e não for convenientemente explicado, corro o risco de ser mal entendido ao ser comparado a algo que não terá sido o meu objectivo, se for intransigente na minha maneira de estar, mesmo sendo compreendido, posso não ser bem recebido... que também não deixa de ser um acto de Democracia...
Se o faço tenho sobretudo de ser receptivo, porque afinal terá sido para isso que coloquei algo para apreciação, não para alimentar um Ego, que é um apego ao "Eu" e esse Eu, de forma isolada nada tem a ver com Bonsai, mas para ver se o fruto mostrado, dá indicios de ir no caminho certo..seja ele qual for a vertente.

Não conta o numero de “msg”, nem o numero de fotos que colocamos, conta o sumo que se pode extrair delas depois de exprimido e o interesse que isso poderá representar para a restante comunidade.
Conta estar receptivo
Conta o respeito pelo próximo.
Conta a opinião do outro mesmo que não a pretendamos seguir
Conta a amizade que poderá surgir na divergência, a maior vitória de ambos
Conta partilharmos o que sabemos uns com os outros, mesmo por pouco que seja

Por algumas vezes não respeitarmos ou esquecermos alguns destes itens, é que o papel amachucou e depois de amachucado, jamais voltará a ficar direito, resta-nos estar atentos para que não se volte a repetir e pode ser que então alguns dos amigos de então voltem ao nosso meio.

[ ]s

Castro

fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 1:32 pm    Assunto: Responder com citação

Caro e estimado amigo Castro,

O que eu posso lhe responder...acho que sua indignação tem fundamentos corretíssimos, e não é apenas sua, além de também ser minha, sei de mais membros desta casa que tem a mesma opinião. Wink

Assuntos relevantes e bem conduzidos se perdem no vazio pela falta de informação, sendo que isto acontece na maioria da vezes por causa da vaidade, tanto por medo de errar em opinar, quanto por medo de ser atacado por amigos que deveriam ajudar... Sad

Estes dias fiz meu cadastro na LusoBonsai e na BCB, no outro dia recebi resposta e confirmação/aceite na BCB, já faz tempos que a Luso não está nem aí, já até mandei e-mail perguntando sobre, mas ficou sem resposta, vc sabe o q pode estar acontecendo? Eu não acredito que estariam me isolando, não é?

Bem, na verdade eu iria lhe enviar uma MP falando disso, mas como estamos discutindo democracia em bonsai-do, acho que é conveniente acrescentar isto à crítica a esta casa.

Grande abraço
Cptos,
Fabiano
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 21, 2007 3:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigo Fabiano

fabianoscosta escreveu:
Caro e estimado amigo Castro,
...Estes dias fiz meu cadastro na LusoBonsai e na BCB, no outro dia recebi resposta e confirmação/aceite na BCB, já faz tempos que a Luso não está nem aí, já até mandei e-mail perguntando sobre, mas ficou sem resposta, vc sabe o q pode estar acontecendo? Eu não acredito que estariam me isolando, não é?

Com toda a certeza que não...segundo penso, aquele forum contráriamente a alguns outros, não carece de aprovação ( pelo menos rigida)...como facilmente se poderá ver na lista de membros, onde se pode perfeitamente constatar, alguns registros de origem dúvidosa a julgar pelos endereços dos sites de alguns deles.

Eu em tempos alertei-os para esse facto, mas a politica da moderação é não excluir ninguém, sem que haja motivos válidos para tal... por isso o simples registro de alguém só por si não será o suficiente...

O que acontece por vezes, é que fica meio "crashado" e não funciona...eu embora nada tenha a ver com o Fórum, já recebi algumas mp´s do genero, por parte de algumas pessoas e o problema entretanto resolveu-se, sendo que em alguns casos não estava a ser preenchidos alguns campos obrigatórios.

De qualquer forma se o teu problema persistir, diz qualquer coisa que envio uma "Mp" à moderação Wink

O que temes que aconteça cá, embora não seja propriamente acerca do mesmo tema (o semblante será o mesmo) é comum a muitos fóruns e de certa forma, já se pode ver em qualquer um dos nossos Nacionais (Portugal).
As pessoas deixam de colocar opiniões, precisamente porque qualquer que esta seja não irá ser compreendida, e quem passa na "linha de morte" será apanhado num fogo cruzado.
Onde até dizer bom dia ou boa tarde a quem quer que seja, deverá ser um acto bem pensado....triste realidade esta, mas é um facto Sad basta ver os dias a passarem em qualquer um deles, sem que haja uma única msg, exceptuando as dos mais novos que vão aparecendo e não se apercebem destas questões... demasiados Egos também...

Boa sorte

[ ]s

Castro

fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2007 2:32 pm    Assunto: Responder com citação

Oi, estou somente subindo o tópico pq n acredito q n se tenha nada mais a falar sobre esta técnica, com certeza várias pessoas ainda n a viram...e para maior conforto de todos, estou facilitando! Wink

Abraço
Fabiano
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2007 6:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Amigo Fabiano

Com certeza haverá muito mais a falar, sobre essa e as restantes técnicas, os temas não se esgotam nunca, não é mesmo Wink...afinal esta que se vê no site, será mais uma das hipoteses em aberto e tão válida quanto a outra...pura questão de gosto...e isso cada um terá o seu.

Eu vi em tempos uma Floresta de "Jonh Naka" que tinha umas árvores derrubas e algumas parcialmente queimadas...o conjunto estava um espectáculo Wink...estágios que estão ao alcance dos Mestres.

Agora como me intorroguei acima, o acto de cauterizar, penso que não será suficiente para a proteger de agressões exteriores, como pragas / humidades, etc...como acontece com o "Liquido de Jin", sabendo inclusive que mesmo este, terá que ser aplicado periódicamente.

No caso de ser apenas queimado, fica-me algumas dúvidas...
Entretanto, pode ser que alguém tenha feito a experiência, apenas com fogo e já tenha dados conclusivos para partilhar, ajudando dessa forma todos aqueles que pretendem seguir esses mesmos passos.

Mais uma vez obrigado pela partilha e fizeste bem em subir o tema Wink

[ ]s

Castro

fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 23, 2007 6:47 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Castro, vc tem razão, pois diferente do uso do lime, a cauterização, creio eu, não pode ser reaplicada de tempos em tempos, pois acabaria destruindo todo o galho com queimaduras que iriam cada vez mais fundo.

Quem sabe se usarmos algum líquido incolor que proteja a parte queimada da umidade e do ataque de fungos, algo como um verniz...sei lá?!?!?!

Esse foi um grande ponto levantado meu amigo!

Grande abraço,
Fabiano
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: