| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
| Autor |
Mensagem |
Marco
Registrado: 19/07/07 Mensagens: 59 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 9:27 pm Assunto: Replantio no solo. |
|
|
O que acontece se eu replantar um bonsai no solo?
Ele sobrevive? Cresce muito? Continua sendo necessário regar?
Ele mantém a forma? O que deve acontecer em um prazo de 5 anos?
Abraço galera. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 9:53 pm Assunto: Bonsai no chão |
|
|
Marco
Se você plantar o bonsai no solo:
1) Ele deixa de ser bonsai;
2) Sobreviverá, se as condições forem adequadas;
3) Tem de haver humidade, portanto, pelo menos inicialmente será necessário regar, até "pegar";
4) A forma provavelmente será completamente perdida, mas não necessariamente feia ou ruim;
5) Em 5 anos ela pode ser uma grande árvore, dependendo da velocidade de crescimento da espécie e das condições de solo, humidade, etc.
Talvez cinco anos sem cuidados não seja o caso, mas uma boa técnica para produzir excelentes bonsai é justamente alternar períodos anuais ou bianuais no solo e no vaso. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Marco
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:00 pm Assunto: |
|
|
Ferreira meu amigo, pergunto isso porque tenho um bonsai com o tronco fino e eu queria engrossá-lo sabe. Ocorre que eu já fiz as podas, não dispondo mais de galhos de sacrifício, por isso pensei na hipótese de devolvê-lo ao solo por um período, até adquiri mais robustez.
Seria viável nessa hipóteses?
abraço |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:01 pm Assunto: |
|
|
Marco,
como o Ferreira colocou tudo muda. Mas você tem uma resposta mais rápida por conta do espaço que a planta tem. O problema é a perda de controle. Mas pode ser modelado da mesma forma. Eu prefiro o escorredor.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Marco
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:03 pm Assunto: |
|
|
Darkaso meu amigo, o escorredor pode dar esse resultado de engrossamento de tronco? Mas o problema é que moro em apto e a mamadeira usa esterco não é? Ou é possível fazer sem produtos mau cheirosos?
Vc entende né, se faço isso em casa minha mulher me põe pra fora junto com meu bonsai. rs |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:20 pm Assunto: Mamar ou não mamar |
|
|
Marco
Se você não dispõe de solo para plantar, ou preferir ficar com a planta por perto, pode colocar na mamadeira, como recomendado pelo Darkaso. A matéria orgânica da mamadeira não tem que ser esterco, mas se for deve ser curtido, portanto, já sem cheiro forte.
Não se esqueça: se você colocou sua planta no vaso de bonsai recentemente, seria recomendável esperar um pouco a recuperação das raízes, antes de novo transplante para o solo. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Jul 26, 2007 10:30 pm Assunto: |
|
|
Marco,
então a solução é apenas o escorredor mesmo. Como colocou o Ferreira é sua melhor opção. Nem precisa de ser esterco, pode ser húmus de minhoca. Depois elas acabam aparecendo no substrato e adubam também. Claro que pode sempre completar com uma adubação orgãnica com farinha de osso e torta da mamona ou inorgânica mesmo.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|