Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Maio 04, 2005 9:32 am Assunto: |
|
|
Grande LÉO!!!!!
Fico feliz em vê-lo participando desse fórum. SEJA BEM VINDO!!!!
Leo escreveu: | Oi gente.Se vcs mais experientes e bonsaistas de regiões do país onde existem estações mais ou menos definidas,têem algumas dúvidas,e as vezes ficam confusos com tantas informações contraditórias,imaginem eu que comecei a me interessar pela arte há pouco mais de dois anos e vivo em Salvador, onde não temos estações definidas.Temos basicamente a época das chuvas e a da estiágem.Definido mesmo só o verão. |
Conheço muito bem essas dificuldades, amigo. Assim como em SAlvador, o problema se repete por toda região Nordeste. Imagine quem mora em pleno Sertão nordestino.
O bom disso tudo é aprendemos muito com as nossas experiências e esse conhecimento adquirido através da prática vale muito mais que qualquer teoria.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 10, 2005 12:21 am Assunto: |
|
|
Caro Mario:
Obrigado pela força,e tenha certeza que vou contar com ajuda de vcs nessa caminhada.
Grande Sergivaldo,como vai o amigo? Vc sumiu de lá tive que vir atras.Estou gostando muito desse forum, ainda me familiarizando com a forma(muito bem arrumado por sinal) e procurando ler os tópicos antigos.
Quanto ao clima vc sabe que é uma preocupação minha(sede de aprender).Tenho procurado seguir as dicas que vc me deu,mas tenho vontade de voltar a discutir o assunto.Como nesse forum tenho percebido a presença de muitos bonsaistas do nordeste e do Rio de Janeiro(onde acho que o clima não é tão diferente do de Salvador)tenho vontade de colocar esse tema em discursão.Ou será que já tem um tópico nesse sentido?
Ainda não desistí de algumas espécies não recomendadas para o nosso clima(sou meio cabeça dura)e pelo menos uma delas parece estar se adaptando bem,a Tuia nana.Tenho uma mudinha há quase dois anos que está num escorredor(colocado na mamadeira há +ou- 2 meses)que está com um aspecto bastante saudavel,o que tem me animado muito.Qualquer dia desse posto uma foto.
Abraços _________________ Jorge Leocádio |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 10, 2005 6:45 pm Assunto: |
|
|
Leo escreveu: | Caro Mario:
Obrigado pela força,e tenha certeza que vou contar com ajuda de vcs nessa caminhada.
Grande Sergivaldo,como vai o amigo? Vc sumiu de lá tive que vir atras.Estou gostando muito desse forum, ainda me familiarizando com a forma(muito bem arrumado por sinal) e procurando ler os tópicos antigos.
Quanto ao clima vc sabe que é uma preocupação minha(sede de aprender).Tenho procurado seguir as dicas que vc me deu,mas tenho vontade de voltar a discutir o assunto.Como nesse forum tenho percebido a presença de muitos bonsaistas do nordeste e do Rio de Janeiro(onde acho que o clima não é tão diferente do de Salvador)tenho vontade de colocar esse tema em discursão.Ou será que já tem um tópico nesse sentido?
Ainda não desistí de algumas espécies não recomendadas para o nosso clima(sou meio cabeça dura)e pelo menos uma delas parece estar se adaptando bem,a Tuia nana.Tenho uma mudinha há quase dois anos que está num escorredor(colocado na mamadeira há +ou- 2 meses)que está com um aspecto bastante saudavel,o que tem me animado muito.Qualquer dia desse posto uma foto.
Abraços |
Grande Léo!!!!
Vou bem, amigo. Na verdade não ando sumido, apenas mudei de endereço
Quanto à questão do clima, não há duvidas de que é um assunto muito vasto e que precisa ser bastante explorado. Acho que se ficaram dúvidas você não pensar duas vezes: lança a questão para ser discutida. Uma das qualidades que encontramos aqui é a forma como estão organizados os temas (ou fóruns). Outra, também não menos importante, é a disposição dos foristas em colaborar; não nos chateiamos com as perguntas repetitivas.
Em relação às espécies citadas, acho que não custa muito tentar: uma experiência vale muito mais que muitas teorias. Podemos estar enganados e, quem sabe, de repente você não descobre a melhor maneira de cultivá-las.
É isto aí, vamos em frente!!!
Um abração, uma caipiroska, ...
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Maio 10, 2005 7:37 pm Assunto: |
|
|
Leo escreveu: | Caro Mario:
Abraços |
Nordestino...??? Cadë...???
Leo meu amigo, SEJA BEM VINDO !!!
Já tö com saudade do I Encontro de cabras da peste... e o próximo parece que vai ficar para Setembro
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Maio 10, 2005 8:09 pm Assunto: Outono |
|
|
Fala Ratto !!!!!!!!!!
Nós que moramos na mesma cidade, embora em bairros distantes e que por isso mesmo o clima varia e bastante - sua casa fica em lugar arborizado, meu APERTAMENTO não - dito isso, pergunto.... devo também agora retirar o adubo dos meus vasos ??????
Brigadú
Angela  |
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 10, 2005 11:29 pm Assunto: |
|
|
Obrigado aos amigos cabras da peste,Sergivaldo e Alexandre é um prazer estar falando com vcs.Espero que nosso II Encontro realmente aconteça.Quanto ao assunto clima em breve estarei colocando aqui a questão,´so tenho dúvida se no forum central ou no sou pricipiante.
Abraço a todos[/list][/quote] _________________ Jorge Leocádio |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Maio 11, 2005 3:27 am Assunto: |
|
|
Léo, pode usar o central mesmo. Esse assunto é pertinente.
Fique à vontade para postar... faça com tranquilidade, qualquer problema a gente ajuda, move ou corrige se preciso.
Fica tranqüilo!
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qua Maio 11, 2005 6:03 pm Assunto: |
|
|
(...) Voltando ao assunto!
Aqui na minha região muitas amendoeiras (caducas) já estão dando o sinal de outono. Considero-as como um termômetro (já estamos exatamente na metade da estação - um bom sinal para começar a podar)... Muitas já estão completamente sem folhas (só com aqueles pequenos brotinhos apicais), mas, o engraçado de tudo, é que boa parte parece não ter caido uma folha sequer!
Curioso isso, não é?
Muito embora atribuimos a palavra 'caduco(a)' a quem é, ou o que é velho - esse sentido nada tem a ver com a característica biologicamente conhecida das árvores caducas - que perdem suas folhas no outono. Nessa última concepção, caduca está para as folhas, que brotam, crescem e morrem (caem) em um tempo certo, determinado.
Mas eu tenho a ligeira impressão que caducar está em duplo sentido para as árvores, porque percebo que o fator "cair das folhas" implica primeiro nas plantas mais antigas e depois nas mais jovens.
Vou observar mais...
Até, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Qui Maio 12, 2005 6:50 pm Assunto: Re: Outono |
|
|
Angela Fernandes escreveu: | Fala Ratto !!!!!!!!!!
Nós que moramos na mesma cidade, embora em bairros distantes e que por isso mesmo o clima varia e bastante - sua casa fica em lugar arborizado, meu APERTAMENTO não - dito isso, pergunto.... devo também agora retirar o adubo dos meus vasos ??????
Brigadú
Angela  |
Oi Angela !
Só retire o adubo quando chegar de fato o inverno....quando a temperatura baixar e se estabilizar entre 10 a 15 graus centígrados, ok ?
Um beijo, |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qui Maio 12, 2005 8:46 pm Assunto: |
|
|
Cláudio, mas em Niterói chega à fazer 10 graus??
Nem imaginava...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
|
Enviada: Sex Maio 13, 2005 8:34 am Assunto: |
|
|
Felipe,
Por aqui onde moro já chegou a fazer 10 graus várias vezes........vamos ver este ano. Em Icaraí, onde a Angela mora, acredito que não faça.
Um abraço, |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Maio 13, 2005 10:28 am Assunto: Outono |
|
|
Oi Ratto !!!
É isso aí, em Itaipú a temperatura cai e muito, aki em Icaraí....não cai tanto, sendo assim, nunva vou retirar o adubo. Frio por aki....23 graus (hehehehehe).
Beijos
Angela  |
|
|
 |
gago 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 13, 2005 4:19 pm Assunto: |
|
|
muito raro, uma vez na vida outra na morte vejo aqui em icarai fazer 13 graus
frio normal aqui sao 18 a 23 graus, com essa temperatura ha necessidade em retirar o adubo? |
|
|
 |
|
Enviada: Sáb Maio 14, 2005 11:57 am Assunto: |
|
|
Gago,
Você tem que retirar, pois a planta baixa o metabolismo ....não precisando de nutrientes nesse período. Então você estaria desperdiçando
e não adubando, entende ?
Também pode haver problemas no ph do solo por causa disso.
Uma adubação correta engloba você conhecer o comportamento fisiológico da planta.
Um abraço, |
|
|
 |
Leo 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Maio 16, 2005 10:49 pm Assunto: |
|
|
É por isso que eu nunca paro de adubar.Aqui em Salvador teve um dia o ano passado que fez um frio extraordinário 21º.
Leo _________________ Jorge Leocádio |
|
|
 |
|