|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
luciofsr
|
Enviada: Sáb Jul 28, 2007 4:35 pm Assunto: Adubação |
|
|
Olá.
Tenho três bonsais, uma Joboticaba (aprox. 7 anos), um Pau Brasil (aprox. 2,5 anos) e uma Romã (aprox. 3 anos) - infelizmente não estou conseguindo postar fotos. Até então eu não cuidava muito deles, apenas molhava diariamente e fazia algumas pequenas podas afim de dar uma forma legal.
Gostaria que alguém me orientasse a respeito de como devo adubá-los. Tenho em casa a Torta de Mamona, devo utilizá-la? De quanto em quanto tempo?
Ela também pode ser aplicada a uma pequena muda de Ipê Amarelo que ganhei e pretendo fazer um bonsai?
Muito obrigado![/b] _________________ Lucio Salomão |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 9:22 am Assunto: |
|
|
Lúcio,
a adubação em plantas na fase de crescimento pode ser contínua. Como o objetivo é chegar ao ponto ideal para formação do bonsai, adube sempre. A torta de mamona sozinha não é bom adubo. É comum o uso junto com a farinha de osso. Se não me engano a farinha de osso é maior quantidade. Mas prefiro a química, apesar de mais perigosa caso erra a dose, ela tem um efeito mais rápido. Basta usar a metade da dose recomendada pelo fabricante no caso de plantas em vaso. Pode ser feita todo mês e caso prefira uma dose menor, até a cada dusa semanas, mas a mensal é um trabalho só.
A orgânica se faz uma vez na quantidade de um compinho de café, desses pequenos, e coloca em um lado do vaso a mistura. Se for vaso grande, um de cada lado.
Praticamente toda espécie em crescimento pode ser feita assim, mas quando se forma o bonsai é bem diferente.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 12:04 pm Assunto: Substrato |
|
|
Lucio
Além das ótimas dicas do Darkaso, eu sugiro que você dê bastante atenção para a granulação do substrato, agora que você decidiu entrar de vez no mundo do bonsai. Um substrato bem granulado ajuda a manter a planta mais saudável e garante melhor crescimento. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
luciofsr
|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 2:37 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, obrigado pelas dicas!
Só queria abusar um pouco do conhecimento de vocês...
Para a adubação química, pode ser utilizado o NPK 10-10-10? Mesmo nas pequenas mudas?
Sei que vou ter que fazer uma poda das raízes e substituir o composto, pq o mesmo já está muito compacto. Qual a melhor época para este procedimento? Primavera?
A partir de quanto tempo uma planta pode ser considerada um bonsai?
Mais uma vez, obrigado!
Lucio _________________ Lucio Salomão |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 4:00 pm Assunto: |
|
|
Lúcio,
a adubação pode ser com 10-10-10 sim. o tamanho da muda vai alterar a quantidade utilizada, e não o tipo de adubo. Se tivesse um maior poderia ser, desde que observasse a quantidade.
faça o reenvase agora no inverno mesmo. É o período de menor metabolismo e daqui a pouco a primavera vai aturar na recuperação. É importante fazer a desfolha para não exigir da planta o que não pode dar.
O tempo não é o fator que indica se é bonsai ou não. A modelagem e a estilização final é que dará por finalizado. A estétia que a planta tem é que dará a formação do bonsai, em conjunto com o vaso, claro.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
luciofsr
|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 9:31 pm Assunto: |
|
|
Darkaso,
mais uma vez agradeço a atenção, farei como indicado. Acho que a insegurança e medo de perder alguma planta tem sido o meu maior problema..., deve ser medo de iniciante.
Obrigado!
Lucio _________________ Lucio Salomão |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Jul 29, 2007 9:36 pm Assunto: |
|
|
lúcio,
perder plantas é que nos faz experts em bonsai. Eu perdi umas cem até perceber o que cada uma precisava.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|