Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 03, 2007 1:57 pm Assunto: História de uma Zelkova - recuperação |
|
|
 |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 03, 2007 2:10 pm Assunto: |
|
|
Fabioso essa é a Zelkova que tinha perdido todas as folhas devido o tempo de entrega dos correios??????? |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Sex Ago 03, 2007 2:47 pm Assunto: |
|
|
Amigo Fabioso,
Fico contente que sua Zelkova esteja bem, ela servirá de exemplo e incentivo para que outros se encoragem a mandar buscar outras espécies aqui para Bahia, parabéns.
Abraços.
Ps. Continue sempre postando a evolução dela para podermos atestar que Zelkova pode progredir em nosso clima. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 03, 2007 5:02 pm Assunto: |
|
|
Essa é a mesma zelkova que me foi postada pelos correios vinda do Paraná. Ela chegou perdendo folhas e ficou como na primeira foto que postei (quase sem folha nenhuma).
Mantive ela em meia sombra por três semana, despois comecei a expor aos primeiros raios solares da manhã e depois meia sombra. Não adubei ela, não usei hormônios para estimular a brotação, nem podei galhos que brotaram em lugares incovenientes. Só reguei com moderação e tentei proteger eventualmente dos ventos muito fortes, colocando-a perto de um pequeno muro.
Hoje em dia estou deixando ela um pouco inclinada para estimular a brotação no lado que isso ocorreu mais deficiente (principalmente o galho de baixo à direita), deixando a parte com pouca folhagem inclinada para cima.
Estou com receito de perder os galhos que citei que estão deficientes, pois as poucas folhas que nascem são muito frágeis e tendem a amarelar e cair com facilidade e as novas brotações são escassas (principalmente no galho de baixo a direita). Esse galho eu acho muito importante e não gostaria de perde-lo.
Se alguém me sugerir algo (hormônios, poda, etc) eu agradeceria.
PS: Apesar dessa planta ser postada para Salvador-BA, ela foi logo em seguida para a cidade de Santo Antônio de Jesus, onde nesses últimos dois meses tem feito um certo frio (13-19oC), o que difere muito do clima de Salvador. Talvéz esse frio tenha desistimulado uma brotação mais intensa ? Duvido...
Postarei todas fotos do exemplar e sua evolução, espero não estar sendo chato, mas quero compartilhar esse meus momentos... |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 03, 2007 5:19 pm Assunto: Axé! |
|
|
Fabioso
Eu trouxe uma Zelkova lá do Bonsai 2007 e ela está muito bem aqui em Recife. Como meu espaço é quente e úmido eu faço aplicação preventiva de fungicida, pois um ataque deles poderia ser fulminante nestas condições. Se achar adequado, você pode fazer o mesmo, para reduzir a perda de folhas.
Você já poderia ter iniciado a adubação do seu exemplar, principalmente porque ele não foi transplantado.
Eu sugeriria que um dia você leve sua bela Zelkova para um banho de estilização com a turma de bonsai aí de Salvador, Glauco, Léo, Celso e outros... Em grupo as decisões podem ser mais pensadas e elaboradas. Deve dar um bom axé! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 2:17 pm Assunto: |
|
|
Mais atual ainda:
Cores outonais ?
Nebari:
 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 8:36 pm Assunto: |
|
|
Fabioso,
as folhas manchadas são as novas?
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 9:35 pm Assunto: |
|
|
Acredito que sejam as folhas novas que apresentaram essas cores amarelo-avermelhadas. Mas algumas das folhas antigas também apresentaram essa mudança de cor... |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 10:01 pm Assunto: |
|
|
Fabioso,
então deve ser pelo frio. Bom mesmo será esperar a primavera pra ter certeza.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 7:43 pm Assunto: |
|
|
Fábio,
Não acredito que sejam cores outonais, está me parecendo manchas mesmo o que pode ser uma carência de adubação ou excesso de umidade, começe a aplicar um fertilizante foliar(por ser mais leve), que pode ser um Biofértil Plus 8-9-9, e quando chegar realmente a primavera entre com uma adubação orgânica com a dobradinha TM + FO + biofértil para acrescentar micro-nutrientes e também dar a liga para fazer as bolinhas ou pastilhas. Entre em contato com o grupo para em um próximo encontro fazer uma poda de refinamento e aproveitar para fazer mudas com as sobras, rsrsrs.
Abraços fraternos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 7:54 pm Assunto: zelkova |
|
|
Fabioso, Esta planta e de uma rusticidade incrivel!!! E tua planta e SHOW!!!! Lembre-se, quando transplantar , nao jogue uma raiz sequer fora! E infalivel e vem com cada movimento inacreditavel!!! Ja existem varias no Rio a anos!!! Att. Luciano. |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 9:41 pm Assunto: |
|
|
Glauco,
Obrigado pelas valiosas dicas. Minha inexperiências deixas sérias dúvidas se a coloração das folhas são cores outonais ou não (lembrando que esse exemplar está em Santo Antônio de Jesus cuja temperatura oscilou entre 13-22 graus celsius nesses ultimos meses), pois em um livro sobre bonsai de Zelkova as cores outonais são muito parecidas com as das fotos que postei (foto abaixo). Além do mais, fui recomendado pelo vendedor e outros foristas a de forma alguma adubar o exemplar até ele se recuperar plenamente.
São poucas as folhas que estão com essa coloração e o vigor do crescimento está cessando. Isso me preocupa pois o galho inferior na direita é importante e ainda não tem folhas suficientes para indicar sua recuperação.
Adubar ou não adubar eis a questão ?
Me ajudem foristas !!!!
 |
|
|
 |
fabioso 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 9:48 pm Assunto: |
|
|
Luciano, obrigado pelos elogios ao meu exemplar... Espere que um dia ele se torne um bonsai com qualidade próxima aos magnificos que você tem nos postado.
Glauco,
Tenho a maior vontade de ter um encontro contigo e a turma que admira a arte em Salvador. Quando for possível eu levo esse exemplar pra uma bela poda com a turma de Salvador e presenteio quem me auxiliar na poda com um galho pra formar uma nova Zelkova por estacas...
Minha dificuldade é que trabalho em Santo Antônio de Jesus e estou sem carro. Mas a vontade é grande...
Fábio |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 9:54 pm Assunto: |
|
|
Amigo Fábio,
Se vc realmente está com receio de adubar então não o faça, apenas mantenha seu exemplar em observação tomando o sol da manhã e final da tarde, proteja dos ventos fortes e aguarde até o mês que vem para começar a adubação, e como disse antes faça uma adubação leve no início, de preferência foliar que não corre o risco de excesso. Sei que em Santo Antônio geralmente a temperatura baixa um pouco nesta época e pode realmente provocar não só a queda das folhas como também a mudança na coloração. Bom, fico torcendo pela recuperação de sua planta e espero poder vê-la pessoalmente qualquer dia destes.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
|