FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Enraizador, dúvida!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
José Domingos Oliveira da

MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 7:22 pm    Assunto: Hormonio enraizador Responder com citação

Amigos, surgiu mais esta dúvida. Comprei um produto ¨SUPER GREEN
RAIZ¨, para usar como enraizaor, só que na composição consta:

a) Nitrogênio soluvel em água......................5%

b) P2O5 soluvel em água.............................6%

c) Óxidode Potássio soluvel em agua...........6%

d) Densidade..............................................1,16%

Está escrito também no rótulo, que é um Alimento completo para folhagens e flores.

Este produto servirá para ser usado como enraizante no escorredor? Posso usá-lo também em um yamadori?
Desde já grato a quem puder ajudar-me.
José Domingos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 8:20 pm    Assunto: Responder com citação

José,

não entendi nada, o assunto que você colocou não tem nada a ver com o tópico, certo? Se for assim poderia retirar do tópico e postar em um tópico indeéndente. Entrar em outro tópico e postar assim não é bom, faz muita bagunça.

T+
José Domingos Oliveira da

MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 9:57 pm    Assunto: Hormonio enraizador Responder com citação

Amigo Darkaso, a intensão não foi bgunçar, foi um erro. Anteriormente eu disse que não sabia postar umas fotos porque era calouro em bonsai a em computador.
Desde já pesso mil desculpas pelos transtornos que causei.

Quanto ao produto que comprei, irei observar melhor a gama existente no mercado e ver se acho um que sirva para o meu proposito.

Grato José Domongos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2007 8:16 am    Assunto: Responder com citação

Jose, eu uso a tiamina diluida a 40ml/litro, tenho ótimos resultados. Muitos usam o biofert-raiz que além de ser bom é nacional. Wink
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2007 2:39 pm    Assunto: Responder com citação

Olá José!

Um produto fácil de achar, simples de aplicar e sem querer fazer propaganda: Biofert Raiz

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2007 3:14 pm    Assunto: Responder com citação

José,

Vc pode usar o biofertil raiz, pode usar ácido indol-butílico(encontará no Mercado Livre) ou usar água de côco(1 parte de água de côco para 09 partes de água), o Bergson pode orientar melhor sobre a água de côco.
Abraços.

Ps. Antigamente a Biofértil vendia um hormônio concentrado mas infelizmente já saiu de mercado, usava-se 01 ou 02 gotas para 01 litro de água.
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 03, 2007 5:11 pm    Assunto: Responder com citação

Ao que me parece vc adquiriu adubo líquido para uso em regas, essas porcentagens vc pode, acredito encarar como a concentração de NPK,
Nitrogênio soluvel em água......................5% = N-5
P2O5 soluvel em água.............................6% = P-6
Óxidode Potássio soluvel em agua...........6% = K-6
Então em concentração NPK 5-6-6
Alguem me corrija se eu estiver errado...

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
Gleison

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Éééééé... eu também comprei um desseee!!!
Se dá certo??? Não sei... fiz as estaquias a menos de 1 semana!

Quando fui comprar o vendedor (bonsaista) me disse q preferia utilizar esse (marca Vitaplan) dq o biofert! Achei um bucado estranho, massss... acreditei e comprei!
Incrivel é que esse biofert é 13-14 reais... esse que comprei é 3 reais!!!
Achei muitooo estranho, mas confiei... qlq coisaaa vou lá na loja denovoo...

*Uma dúvidaa.... deve-se fazer a rega com o hormonio enraizador - tanto na alporquia como na estaquia?
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 6:03 pm    Assunto: Raízes Responder com citação

Gleison

É isso mesmo, o objetivo é obter raízes, daí utilizar hormônio enraizador em ambos os casos.

A resposta seguinte, que pode esclarecer algo, foi dada em outro tópico com o mesmo conteúdo:

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=6832

Ferreira escreveu:
José

Não posso dizer se é o caso do produto que você adquiriu, mas existem alguns enraizadores sem hormônio. Eles também podem ser utilizados, pois são fonte de alguns micronutrientes essenciais e facilitam o enraizamento. Normalmente são mais baratos e são utilizados para a produção de grande quantidade de estacas.

No entanto, da mesma forma que a maioria dos colegas, eu também recomendo a utilização de um enraizador que contenha o hormônio auxina (AIB ou AIA), combinada com a vitamina B1, por ser muito mais eficiente e confiável. A diferença de preço valerá a pena.

Pode usar em suas plantas ou em estacas comuns o produto que você adquiriu, mas o yamadori deve ser algo mais especial, por isso eu recomendo que use o produto indicado pelo Darkaso.

"Recife (PE)"
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2007 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal!

Gostaria que alguém pudesse me esclarecer! (valentini..............!!!!!)

Sempre soube (oficiosamente) que o Biofert Raiz, além do enxofre, cloro, boro, zinco e ferro, tinha Tiamina e AIB, muito embora não constasse no rótulo pq se assim fosse só poderia ser vendido com receituário.

Dias atrás, olhando o site www.biofert.com.br
notei que na formulação eles garantem a presença da Tiamina e AIB.

Então????????

Abraço

NB.: Só a título de esclarecimentos; AIB (Acido Indol Butírico) é o mesmo que o AIA (Ácido Indol Acético), sendo que o primeiro é sintético e o segundo é produzido naturalmente pela própria planta.
Estou certo, Ferreira?

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2007 6:41 pm    Assunto: Conteúdo Responder com citação

Elio

Estás correto quanto às auxinas (e quanto ao resto também!). Há quase 2 anos constatei exatamente a situação que você descreveu. Pedi explicações ao revendedor e ele respondeu precisamente com a explicação da necessidade do receituário. Aparentemente pode descrever no site, mas não pode constar no rótulo.

"Recife (PE)"
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2007 7:58 pm    Assunto: Re: Conteúdo Responder com citação

Olá a todos

Ferreira escreveu:
...Há quase 2 anos constatei exatamente a situação que você descreveu. Pedi explicações ao revendedor e ele respondeu precisamente com a explicação da necessidade do receituário.Aparentemente pode descrever no site, mas não pode constar no rótulo.

Não será um contrasenso?? afinal, estar no site da empresa acerca do produto ou no rótulo da respectiva embalagem, não deixará de ser indicaçao de uma possivel infracção...será que ocultar o conteudo será suficiente, não serão efectuados testes aos produtos antes da sua comercialização, por parte das entidades fiscalizadoras???

Existindo uma "menos verdade" no ar, porquê acreditar que assim seja e não talvez o contrário, a ausência de tal substância?...
Talvez na maioria dos casos, os resultados obtidos possam ter sido efeito placebo.

Eu por exemplo tenho hormonas de enraizamento tanto em pó como em liquido ( fabricantes diferentes)...e nunca vi benefícios significativos.
Das poucas experiências que fiz com estacas, poucas porque por questões de espaço, não me posso aventurar muito nessa área...as que me correram mal, foram todas sem excepção as que utilizei tais recursos.
Por existirem muitos factores a ter em conta, não se pode no "erro" tal como no "sucesso", atribuir algo exclusivamente a tal produto ou técnica.

No meu caso, a minha própria ignorância adicionada à ansiedade & excesso de zêlo típica do iniciante, talvez também tenha sido um factor bastante importante.
Talvez também, porque a utilização destes produtos quando usado de forma inadequada ("menos correcta") tem precisamente um efeito adverso, torna-se um inibidor.

O facto é que as minhas estacas que vigaram, desde Juniperus chinensis & itoigawa /sageretia/ulmus/ficus todos eles foram sem hormonas,...com elas até uma simples estaca de Oliveira, não me vingou, o que para tal, cá quase que basta fazer-lhe uma ponteira e praticar o "lançamento do dardo" Very Happy Very Happy brincadeira, hein Wink é uma espécie fácil, mas nem tanto assim Very Happy Very Happy

Em suma, quando compro um produto, gosto que conste do rótulo aquilo que publicitam, ou a que se propõem...senão arrisco-me a comprar "gato por lebre" por muito que queira acreditar no Comercial Wink

Cptos.

Castro

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: