FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Preciso de ajuda!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Karyne Gregorio

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 7:07 pm    Assunto: Preciso de ajuda! Responder com citação

Olá,
Ganhei uma muda de ipê amarelo e gostaria de fazer um bonsai. Não sei quanto tempo tem a muda, mas possui apenas um caule de aproximadamente 15 cm. e algumas folhas. Plantei em um vaso, mas não cheguei a cortar as raízes porque estavam bem novas e não havia galhos. A raiz principal é grossa e possui quase 10 cm. Gostaria de saber se devo cortá-la e quando terei que replantar a planta para uma bandeja.
Na verdade, embora tenha lido bastante, acho que a planta é muito nova para iniciar a técnica Yamadori e não sei o que devo fazer neste momento.
Obrigada
Karyne
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 9:28 pm    Assunto: Ola Responder com citação

Seja muito bem vinda ao nosso forum Karyne!!!!

Também sou principiante na arte bonsai, acabei de responder um pergunta sobre ipe amarelo, tenho tres aqui em casa e adoro esta planta.

Quando a sua planta sugiro que começe a dar algum movimento no seu tronco utilizando um arame, voce pode ver como fazer isto navegando pelo forum. Procure saber também sobre a tecnica da mamadeira, também tem muito topicos aqui neste forum.
Sugiro que observe o substrato de sua planta. É uma planta florífera, logo gosta de um substrato mais ácido, com bastante materia organica, acho que 50% terra vegetal e 40% caco de telha 5mm e 10% de caco de carvão vegetal.
Feito isto voce terá tempo para aprender mais sobre as necessidades de sua planta. Enquanto ele se desenvolve vc aprende mais.
Por enquanto não pense em bandeija, seu ipe tem que se desenvolver para depois de um tempo e de acordo com seu estilo vc poder escolher o seu vaso.
Outra coisa muito importante para seu aprendizado é ter especies como serissas, ficus, caliandra, primavera etc... são plantas faceis de se encontrar nos viveiros e resistentes, ideais para nos que estamos começando.

Espero ter ajudado, continue visitando nosso forum e assim que tiver alguma dúvida entre em contato, os foristas são super atenciosos e terão o maior prazer em ajudar. CERTO PESSOAL !!!!!!!!!!!!!

Abraço fraterno
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Karyne Gregorio

MensagemEnviada: Seg Jul 30, 2007 11:36 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigada Edmilson,
Eu estive procurando os comentários sobre ipê e também li sua resposta, mas ninguém comentava a partir de quando que se deve podar as folhas e a raiz. Como todos falam em galhos e meu ipê só tem folhas, deduzi que a muda era muito nova. Acho que vou optar pela técnica da mamadeira. Mais uma vez obrigada, quando iniciamos tudo é novidade e a gente se sente completamente desqualificado para fazer bonsai.
Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jul 31, 2007 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Edmílson,

tudo certo o que colocou, só não precisa de tanta matéria orgãnica. Se colocar 20% orgãnica, e o restante de caco cerâmico, isso irá ajudar a crescer muito mais.

T+
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jul 31, 2007 10:42 pm    Assunto: Voce esta entre amigo Responder com citação

Fique calma Karyne, tenha paciencia que o tempo nos ensina muito e antes de sermos um forum de bonsaistas somos um forum de amigos que sempre procura colaborar um com o outro com suas experiencias.

Karyne voce esta completamente certa, o inicip é repleto de duvidas, mas o carinho que temos com nossas plantas é muito maior que muitas das vezes a falta de experiencia no seu manuseio.

Caso consiga colocar uma foto de seu ipe será bem mais facil de opinarmos, caso seja dificil passe algumas caracteristicas da sua planta, como altura, idade estimada, substrato, adubaçao etc... tudo que voce souber sobre ela.

Um mes atras coloquei meu ipe num vaso, nao é nenhuma obra prima, mas foi uma das minhas primeiras arvores, logo tenho um carinho todo especial com ela, usei muito caco de telha, cortei muita raiz e desfolhei ele todo. Como já é uma arvore com tronco bem robusto aramar irá deixar muita cicatriz e fiquei com medo de cortar radicalmente e perde-lá, logo procurei algo parecido com literati. No fim de semana irei fotografar e colocar no forúm. Nao esqueça do que falei na outra resposta, procure ter outras espécies de plantas, ficus, resedá, serissa, caliandra, ulmus, carmona, pitanga, jabuticaba etc...

Dark muito obrigado pela resposta.

Vamos ajudar a Karyne com suas dúvidas !!!

Abraço a todos
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 01, 2007 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

Edmílson,

ipê amarelo como literati não deve dar certo. As folhas são grandes demais e em cinco folíolos em cada. A espécie aceita muito bem a poda drástica e se marcar o tronco ele rapidamente desmarca. O ideal é deixar crescer um certo tanto e depois podar. Isso dará uma brotação muito melhor do que a poda com ela pequena.

T+
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 02, 2007 12:50 pm    Assunto: Responder com citação

Concordo com você, Darkaso!

Sds

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
GERALDO INOCÊNCIO
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 06, 2007 10:47 pm    Assunto: Responder com citação

Karyne Gregorio,

Karine, por se tratar de espécime de cerrado, o ipê possui uma forte raíz pivotante. Quando plantado em vaso, ele costuma encher o vaso de raízes rapidamente e aí estabiliza e não se desenvolve. Embora não seja tão exigente em matéria orgânica, ele exaure rapidamente o substrato do vaso, motivo pel qual você deve sempre providenciar um substrato novo quando notar que não está se desenvolvendo. Aproveite para levantar a planta expondo as raízes e pode pelo menos 1/3 delas para desafogar o vaso.

Do amigo Geraldo Inocêncio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: