FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Dúvida - Bonsai de Ipê Amarelo
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
luciofsr

MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2007 7:13 pm    Assunto: Dúvida - Bonsai de Ipê Amarelo Responder com citação

Pessoal, boa tarde!

Tenho uma pequena muda de Ipê Amarelo, é uma muda de viveiro que ganhei e ainda está novinha. Plantei ela em um pequeno vaso para que ela se desenvolva um pouco mais, pois gostaria de fazer um bonsai.

Sou novo na arte, então ainda não conheço muitos detalhes. Gostaria que alguém me orientasse quanto ao tamanho que deve ter este bonsai, o tamanho do vaso, etc...

Se alguém pudesse postar uma foto de um bonsai de Ipê Amarelo para que eu veja e tenha uma idéia ajudaria muito.

Obrigado pela ajuda!
Lucio Salomão
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jul 27, 2007 8:05 pm    Assunto: Responder com citação

lúcio,

o ipê amarelo não é muito fácil de conduzir como bonsai. Até porque é difícil conseguir a floração quando está em vaso, o que é seu maior atrativo. Seu crescimento é rápido e aceita uma boa aramação e podas. Precisa colocá-lo em uma vaso maior para que tenha um desenvolvimento mais rápido.

nsegui esta foto de ipê na interner, mas deve haver outras melhores, apesar de não ser muito comum como bonsai.

Recomendo o início de sua caminhada nesta arte com espécies mais apropriadas a iniciantes. procure por serissa ou fícus retusa, aceitam muitos erros que cometemos no início.

T+
Smoke
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 12:09 am    Assunto: Responder com citação

eu tive um ipê um segredo que aprendi deixe no sol aquele de rachar e regue pouco eles crescem mais rapidos e ramifica muito!!!

abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 11:20 am    Assunto: Responder com citação

Uma vez eu vi um bonsai de Ipê Amarelo em que a flor estava totalmente desproporcional a arvore.......muito grande.........rsssss

Sempre acontece isso com o Ipê? ou tem técnica em que as flores tb saem menores ????
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
luciofsr

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 3:05 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso,

obrigado pela resposta e pela foto. Vou aceitar a sugestão de procurar espécies mais fáceis de se trabalhar e vou também insistir um pouco mais com este Ipê, não me custa tentar...

Obrigado!
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jul 28, 2007 5:07 pm    Assunto: Tamanho das flores Responder com citação

Djalma

As folhas podem ser reduzidas através da desfolha do bonsai já formado, mas as flores não serão afetadas pelo processo. Mas as azaléias e outras plantas de bonsai também têm flores grandes, e isso não é um problema.

"Recife (PE)"
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 9:31 am    Assunto: Responder com citação

Djalma,

as flores são mesmo grandes, mas a floração em vaso é difícil, por isso quando se consegue ninguém pensa por esse lado. Outra característica que se tem para as floríferas e frutíferas em bonsai é que se premite coisas que não são em espécies não floriferas e frutíferas. A tringulação não é exigida minuciosa, a relação copaXtronco não precisa ser tão bem feita e a relação troncoXvaso também não.

Isso se dá porque essas espécies tem seu auge no momento da frutificação ou floração, sendo este o objetivo de ter a planta. Como a floração acontece, em geral, nas pontas dos ramos, é necessário que se deixe crescer alem do limite da estética para que ocorra ainda a frutificação. Sendo isto ocorrido em um período de seis meses em média, é um tempo grande sem poda estética, já que a planta continua o crescimento dos galhos mesmo que em menor ritmo.

T+
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 9:48 am    Assunto: Responder com citação

Entendi agora Darkaso, mas e no caso das larajinhas Kinzu, elas ficam assim certinhas pq já é da espécie delas serem pequenas, por isso que o formato da arvore tb não é grande ??????

Obrigado e abraços....
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 9:53 am    Assunto: Responder com citação

Djalma,

é característica da espécie. Se estiver em solo ela dá daquele tamanho. Até porque a espécie é mais um arbusto do que árvore.

T+
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 3:05 pm    Assunto: Responder com citação

luciofsr escreveu:
Darkaso,

obrigado pela resposta e pela foto. Vou aceitar a sugestão de procurar espécies mais fáceis de se trabalhar e vou também insistir um pouco mais com este Ipê, não me custa tentar...

Obrigado!

Olá Lúcio!
Embora o Ipê não seja uma das espécies mais recomendadas para se fazer bonsai, aconselho-o mesmo a não desistir.
Plante em um vaso grande ou no chão e quando atingir o diâmetro que vc quer pode na altura desejada que ele rebrota facilmente.
Flores........não tenha muita expectativa!!
Estas fotos postei dias atrás aqui no fórum. Dá para conseguir algo até melhor.

Abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 8:57 pm    Assunto: É isto ai Responder com citação

Caro Lúcio, tambem sou iniciante na arte bonsai, mas pelo que aprendi, paciencia e insistencia são qualidades indispensáveis aos bonsaistas.

Tenho tres bonsais de ipês, sendo dois amarelos e um rosa. Tenho grande admiração por esta espécie e quero conseguir montar uma boa coleção de cores diferentes.
O Darkaso disse muito bem quando falou da dificuldade de se conseguir uma floração, ainda não consegui em nenhuma de minhas plantas. Estou aprendendo algumas tecnicas aqui no forum e quero tentar. Quanto a tamanho tenho um shorin (+/- 20 cm), outro de uns 30 cm e o terceiro é maior deve ter uns 50 cm sendo este ultimo em estilo semi cascata.

Esta planta aceita varios estilos e aramação tambem, se recupera muito bem de podas drasticas.

E apesar das dificuldades de floração é uma planta muito bela como bonsai.

Abraço fraterno
luciofsr

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 9:27 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, muito bonita esta planta, parabéns! Depois desta inspiração, com certeza não vou dezistir.

Edmilson, você teria condições de enviar fotos das suas plantas?

Obrigado pela força, tenho aprendido bastante coisa neste fórum!!!

Abraços!
Lucio
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 29, 2007 9:31 pm    Assunto: Xiiiiiiiii Responder com citação

Lucio, irei fotografar minhas plantas e te envio no proximo fim de semana, estou sem maquina no momento.
Pode me cobrar caso não faça até sbado proximo

Abraço fraterno
cesar_alr
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 07, 2007 10:40 am    Assunto: Responder com citação

Olá amigos,
Bem tenho algumas muas de Ipe de Branco e Rosa, queria saber esse negocio de deixar de baixo do sol escaldante realemnte funciona?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 08, 2007 10:34 pm    Assunto: ????? Responder com citação

Caro Cesar quanto mais sol a planta toma mais pequenas são suas folhas. O que vc deseja fazer com seu ipê???
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: