|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joellagunasc PARTICIPANTE

Registrado: 01/07/07 Idade: 57 Mensagens: 1270 Localização: Laguna - Santa Catarina
|
Enviada: Qua Ago 08, 2007 10:52 pm Assunto: O que é feio e o que é bonito em Bonsai? |
|
|
Achei esta foto num neste site http://www.bonsaiverenigingapeldoorn.nl/keur2005/target7.html
E pergunto aos amigos: Qual a qualidade estetica desta peça?
Que nota voces dariam se fosse eu um inesperiente que tivesse desenvolvido este bonsai?
Sei que as vezes o artista arrisca a desenvolver novos trabalhos , pois e assim que nascem as inovaçoes , e temos toda a liberdade para criarmos aquilo que para os nossos olhos é bonito .
Que estilo é este ? Se o bonsai é a representação da planta em seu estado natural , acredito que este não é o estado natural da maioria das plantas .
Estou iniciando no bonsai por isso faço estas indagaões
Obs: Tirando esta , os outros trabalhos do site são belissimo , vale apena conferir
Abraços
Joel
|
 |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Ago 09, 2007 12:33 am Assunto: |
|
|
Joel,
Adorei a questao, me pergunto mto sobre essa representação da planta em estado natural, e comum ver e no meu caso fazer alguns trabalhos seguindo outros bonsais, nao "miniaturizando" coisas da natureza, pois as maioria das planta que eu observo ao natural se fossem replicadas em miniatura sairiam da estetica ou regras do bonsai.
Vejo mtos moyogis que visto como uma arte são maravilhosos mas como replica reduzida de um exemplar na natureza acho meio dificil de conseguir algo do tipo em tamanho real.
Alem disso usamos mtas arvores as quais deveriam seguir um estilo determnado devido a sua natureza e optamos por guia-las em outro estilo. Vejo diversos trabalhos fenomenais porem creio que seja muito dificil encontrar algo parecido em natura.
O site http://www.bonsaifarm.tv tem uns videos legais onde o apresentador diz origen de alguns estilos, como algumas arvores de topo achatados pois na natureza ela fica com uma camada de neve em cima entao a brotacao acaba sendo lateral, como bonsai-arte fica um tanto como esquesita ou exotica mas como imitação do natural e uma perfeicao.
essa discussao sera boa.....rsrs....
abs, |
|
|
 |
Lucasbonsai Visitante
|
Enviada: Qui Ago 09, 2007 12:37 am Assunto: |
|
|
Olá!
Este estilo é chamado Bunjin, estilo livre que parece quebrar todos os príncipios da forma de bonsai. É muito díficil de se fazer uma planta neste estilo, o cara precisa ser bom, não é qualquer um que consegue, precisa
conhecer muito bem as regras.
No livro do Naka I, página 246 a 253, ele ensina como fazer. Naka é considerado o a melhor bibliografia em termos de bonsai.
Não é estilo de planta para ser feita por um iniciante na arte de bonsai. Precisa conhecer muito bem as regras, se não não consegue fazer.
Abração, |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Ago 09, 2007 10:18 am Assunto: Estilos |
|
|
Amigos,
realmente essa é uma discussão que deve render bastante.
Como alguém já disse, é preciso que a arte bonsai tenha regras para orientar os iniciantes e iniciados. Mas se você "quebrar" alguma delas não vai preso...
Ás vezes nos deparamos com exemplares maravilhosos que fogem um pouco às regras. Entra aí a visão e a sensibilidade do bonsaísta.
Miniaturizar uma árvore encontrada na natureza é coisa simples. Reproduzir esta árvore dentro das regras dos estilos de bonsai é que são elas!!
Vou dar um exemplo. Aqui na minha região é comum se ver nas pastagens, mangueiras com o tronco sinuoso mas com uma copa bastante densa e redonda muito parecida com o estilo Hokidashi. Miniaturizar esta árvore é tarefa fácil, basta comprar um buxinho bola num viveiro comercial e envasar... Este buxinho seria uma miniatura da mangueira plantada no pasto.
É um bonsai?
Acho que sim!! já vi bonsai com esta forma.
Acho que não!! não deu trabalho nenhum pra fazer!!!
O mais legal na arte, é ir modelando a plantinha e ser também modelado por ela, conjugando sempre o "verbo" paciência. Esta uma ótima qualidade nas pessoas. Eu mesmo depois que passei a me dedicar à arte bonsai percebi que já não tenho mais me estressado tanto no trânsito como antes...
Alguns gostam de pescar pra tirar o stress porque o camarada não pensa em outra coisa senão no peixe...
Mas quando você vai fazer um Yamadori, você também esquece da vida!!!
Amigos, esta é uma opinião de iniciante na arte mas espero ter contribuído com a discussão...
Abraços _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Ago 09, 2007 2:15 pm Assunto: |
|
|
Edson,
Imitar a forma de uma mangueira com um buxos eh facil sim, mas pega uma mangueira e tente imitar ela em miniatura se torna mto dificil. .
Acho q cada tipo de planta pede um estilo, como vi outro dia, um ficus em cascata. Não lembro de ter visto um ficus na natureza em cascata, e creio que não seja natural do mesmo. E qdo fazem isso com bonsai de ficus mesmo que seja dentro das regras do bonsai creio que fique um trabalho artistico, não a "miniaturizaçao" do natural da especie.
Acho que seria mto dificil uma arvore tomar a forma da foto postada a cima na natureza. |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Qui Ago 09, 2007 11:14 pm Assunto: |
|
|
Essa planta passa longe de algo bonito...
O estilo Bunjingi não tem nada a ver com isso aí...
Essa planta tem vários defeitos:
1. a curva superior é totalmente anti natural. parece um U invertido.
2. ela sobe totalemnte reta, e desce assim tb. O estilo Literate é totalemtne assimétrico, com muito ritmo. essa planta é monótona.
3. a copa está muito reta... o que tb foge da intenção de um literate.
etc, etc, etc...
Na minha opinião: nota: 0,5 pra não dar ZERO!
Ah, o vaso não é propício tb!
kkkkkkk
Gente...
Bonsai é muito mais do que a arvore no seu estilo natural, mas também é muito menos que essa coisa aí...
E nao me interessa quem fez!
tá feio! |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 1:54 am Assunto: |
|
|
.
Editado pela última vez por attilaokada em Qua Ago 22, 2007 2:04 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 10:07 am Assunto: |
|
|
Atila,
vc está esquecendo que Bosai não é arte contemporânea, e sim uma arte milenar que nós ocidentais, apenas tentamos imitar. Os conceitos da arte ocidental não se aplicam ao bonsai.
Vc leu os escritos de Murata? Tá no forum central... vale a pena.
Vc resumiu o bonsai a um único aspecto... bonsai é muito mais do que arvore em bandeja, isto é apenas a tradução do termo japonês.
Todos os aspectos que vc citou fazem parte do bonsai, e muitos outros ainda. O problemas, é que nós ocidentais, não sabemos lidar com o paradoxo: natural + regras, imitação da natureza + estilos definidos... etc.
Falta-nos saber conjulgar. Nós só conseguimos ver um lado: ou é natural (aí rejeitamos as regras) ou segue as regras (aí criamos uma aberração artificial). Não conseguimos unir os dois! |
|
|
 |
Wilson Fracassi 3.o PASSO

Registrado: 23/03/06 Idade: 55 Mensagens: 470 Localização: Jaú -S.P
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 10:56 am Assunto: |
|
|
Muito se tem falado ao longo do tempo aqui no forúm sobre quebrar regras. O problema é que para se ter autoriadade para quebrar uma regra sem transformar o trabalho numa coisa vulgar é preciso antes dominar plenamente as regras. Só quebra uma regra quem a conhece profundamente, caso contrário não é uma quebra da regra e sim puro desconhecimento da mesma, ignorância.
Tenho percebido que as pessoas quando não conseguem encontrar uma solução para plantas sem potêncial simplesmente as transformam em "bunjin" ou "fuknagashi". Mas na verdade não fazem a mínima idéia do quão difícil e complicado são estes estilos. Ao contrário do que se prega estes estilos necessitam conhecimento, não são "livres" como tenho lido.
Concordo plenamente com o Valdir, nós acidentais precisamos aprender que existem coisas que estão acima de nossas vontades, não é possível moldar as coisas segundo nossas conveniências, se quer ser um bonsaísta é preciso estudar, ter regras em mente, trabalhar e não simplesmente tentar convencer os outros que você é um bonsaísta a seu modo, e que seu estilo é esse ou aquele. A arte bonsai não está aberta a isto, e como bem lembrado é uma arte milenar, e seria muita pretenção querer fazer as coisas de modo particular, não acham?
Cada um tem o direito de fazer o que quiser com suas plantas, da meneira como quiser, só não pode tentar convencer os outros a pensarem da mesma maneira. |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 12:07 pm Assunto: |
|
|
Atila você tem quantos bonsai, que transmitem todos esses sentimentos que você cita?
Quando tenho uma planta que me transmite, irritação, raiva eu simplesmente meto a tesoura nela e recomeço do zero. Pois não quero passar coisas ruins pra ninguém, já chega o stresse que vivemos. E acredito que não seja isso que a maioria admira em um bonsai.
abraços
e parabéns pelo seu gosto peculiar. _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 12:56 pm Assunto: |
|
|
.
Editado pela última vez por attilaokada em Qua Ago 22, 2007 2:04 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 1:32 pm Assunto: |
|
|
Por que queres espraiar
o teu perfume logo aqui,
Ó crisântemo,
onde o palavrear dos homens
tanto enfeia este mundo?
SHUKO
Olá a todos
attilaokada escreveu: | ...Imaginem se os japoneses tradicionais resolvessem levar o samba pro japão, ou eles o adaptam na cultura deles criando um trabalho novo e rico que mistura as duas culturas, ou eles vão sempre fazer aquela cópia terrível achando que tão fazendo bonito... |
Exactamente, o que será menos bonito, na verdade será levarem o Samba para lá, isento de suas raizes/cultura...sem isso, de Samba é apenas o nome.
Depois de terem absorvido&sentido o pulsar do Samba, tal como ele é, estarão mais aptos para criarem o seu próprio estilo, mas não basta aprender os passos de dança, devem também entrar no espirito próprio do vosso Povo...quem diz isso diz um Tango; uma Salsa e etc...
Isso que refere, é o exemplo daquilo que vemos acima...à primeira vista será uma "árvore num vaso".
Este problema tem sido debatido por diversas vezes cá e recentemente noutro forum no qual deixei a seguinte msg, desde já as minhas desculpas, pela a colocação de uma conversa que não terá tido origem nesta "sala" de partilha, mas dada a sua semelhança, pode ser que ajude um pouco mais no respectivo debate.
citação de outro membro:
"Agora virando para o conceito "Bonsai", se o analisamos como obra de arte magnífica, como ser vivo que é, está em permanente mutação, então não há Bonsai, ou haverá por breves períodos, e só para alguns iluminados."
R: Bonsai como eu o entendo efectivamente só estará ao alcance de muito poucos...com árvores de eleição (Bonsai) com certeza existirão bastantes.
citação de outro membro:
"Acho demasiadio castrador e até desestimulante dizer a um principiante de qualquer arte, profissão ou seja o que fôr, que o que ele está a tentar fazer não o é, e pior nunca o será, quando ele está a depositar as suas energias nesse sentido. Será que temos esse direito?"
R: Compreendo o seu ponto de vista, não temos de todo esse direito,...mas também não temos o direito de querer atribuir um nome a algo que ainda não o é, mesmo que por desconhecimento, pode vir a ser mas ainda não é, quanto muito será para nós mesmos, ou entre amigos...
Uma das formas de se chegar a um local pretendido, pela via correcta, é reconhecer-se que vamos no trilho errado ( ou "menos correcto").
------------------------------------------------------------------------------------
"A aprendizagem de muitas das artes no Japão dá-se num processo quase mudo.
O Mestre exemplifica, e o discípulo copia.
Esse processo é repetido vezes e vezes sem conta, mês após mês, ano após ano.
Para um discipulo Japonês essa forma de aprendizagem, nem de longe significa uma dura prova de Paciência, como à primeira vista poderia parecer.
Desde a sua infância que lhe são aplicados métodos educacionais que o preparam para isso.
O Mestre nada procura no discípulo; nenhuma vocação, nenhuma genialidade. Ele apenas o treina a dominar plenamente a mera parte artesanal da arte escolhida.
Uma vez alcançado esse objectivo, chegará finalmente o dia em que o discípulo será capaz de apresentar em toda a plenitude o que tem no coração...justamente porque o problema da formulação e da mera realização técnica já não o aflige mais.
A verdadeira espontaneidade, só aparece quando o "coração" atinge a maturidade.
Ela surge somente a partir da experiência pessoal; essa maturidade escapa à influência dos arbitrios pessoais; e será desprovida de quaisquer desejos.
O artista necessita de se libertar do "exterior" que significa apenas a forma ; e deverá procurar o "interior", a derradeira profundidade, a única capaz de dar sentido à forma."
Horst Hammitzsch
Por isso, quanto à arvore acima colocada, eu daria nota máxima um "10", faz parte dos bons exemplos se encontram para nos mostrar o que é um bonsai, " o reconhecimento do erro( "menos correcto") leva-nos a acertar"
Em circunstância alguma, se deverá desprezar a Árvore ou o seu Autor...
Esse ainda assim, mesmo não sendo do meu gosto pessoal...por outras questões que também entendo fazerem parte do Bonsai, ainda pode estar incluido nele tal como muitas arvores bonitas...bonsai também não tem que ter forçosamente beleza de nivel universal...deve sê-lo para o dono...agora quando assim é, penso que também não é p/ ser submetido à critica...é apenas o resultado de um caminho/enriqueçimento pessoal, que só a ele diz respeito...
Boa sorte
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Lucasbonsai Visitante
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 7:12 pm Assunto: |
|
|
Olá!
Acho uma falta de educação, postar plantas de outros no forum, sem saber qual a verdadeira intensão do autor original, se é bonsaista, iniciante, ou quem fez a planta.
Por que não mostrar as próprias plantas? ou antes de postar, procure mais informações sobre a mesma, qual a intensão do autor original.....
Depois, para completar, comentários redículos, nada sabem ou muito pouco sobre arte, principalmente arte do bonsai, e falam no forum como se fossem os mestres do bonsai. Mostrem seus trabalhos para que possamos acreditar no que falam.
Se alguém quiser fazer algo diferente, faça, mas não venha chamar de bonsai. Acho que nem essa capacidade possuiem para criar um nome diferente.
Valeu.....eu quero aprender bonsai
Os bons bonsaista estão fugindo do forum.....tem pouca coisa que se aproveita....... |
|
|
 |
Mário A G Leal PARTICIPANTE

Registrado: 06/07/04 Idade: 80 Mensagens: 2221 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 8:52 pm Assunto: |
|
|
Meu caro Lucas, estão por aqui excelentes bonsaístas. Pessoas dedicadas a Arte Bonsai e que ajudam a agregar mais pessoas em torno de si. Tenho medo sim, das pessoas que acabam de chegar, como você, dizendo: "Os bons bonsaista estão fugindo do forum.....tem pouca coisa que se aproveita......."
Se tem pouca coisa que se aproveita neste Fórum você demonstra, claramente, que está participando para tumultuar porque, seguindo seu raciocínio eu não participaria de um lugar assim se pensasse como você. Atitudes agressivas não são permitidas neste Fórum.
Se você tem uma opinião e quer colocá-la, respeitamos, agressão não!
Verificando as suas colocações neste Fórum, percebe-se que você não pretende participar e sim criar situações. Para quê meu amigo? O que você ganha com isto?
Com certeza todos estão fugindo deste Fórum. Perdoe-me o engano, completamos a dois dias 2000 usuário em 3 anos de existência. Sabe porquê? Porque aqui somos amigos e respeitamos as tendências encontradas por cada um para expressar a sua Arte Bonsai e mais, procuramos compartilhar este sentimento entre todos.
Disse e repito que o radicalismo não leva a nada. Parece que alguns não percebem isto. Tenho a minha posição com relação ao bonsai bastante clara e demonstro isto abertamente em todo local onde vou entretanto, quando necessário, não diminuo ninguém, ao contrário, quando percebo alguém com potencial, procuro elevar esta pessoa dentro da comunidade.
Com o conhecimento que você quer me parecer que tem, oriente.
Como digo a todos os meus amigos: SEJA BEM VINDO A ESTE FÓRUM! _________________ Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal |
|
|
 |
Lucasbonsai Visitante
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 10:22 pm Assunto: |
|
|
Olá Mário!
Peço o favor de excluir o meu nome do forum.
valeu...Bonsai é muito mais que isso, contiuem, infelizmente muita coisa que tem no forum está prejudicando o arte do bonsai, e a maioria esta permitindo isso.
A mim não interessa quantidade e sim qualidade.
Por favor, exclui o meu nome. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|