|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
gleiton ribeiro
Registrado: 08/08/06 Mensagens: 3 Localização: presidente prudente sp
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 7:59 pm Assunto: ficus, transplantar ou não |
|
|
Caro amigos
Adquiri recentemente uma ficus em um viveiro.
trata se de uma arvore ou (muda), não sei bem ao certo. Ela tem aproximadamente 50 cm de altura, com bastante galhos bem distribuidos, na minha opinião, um iniciante na arte. Minha duvida é a seguinte; Por se tratar de uma planta de viveiro, veio eu um saco plastico, comum dos viveiros. Gostaria de saber dos amigos se, devo deixar ela onde està até que consiga o formato desjado,ou devo transplanta-la agora para um vaso menor e definitivo.
Agradeço dês de já, o carinho e a atenção de vocês. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 9:01 pm Assunto: |
|
|
Gleiton
Seja bem vindo ao Fórum. Seria muito útil ver uma foto do Ficus, para dar dicas corretamente. Quando possível, mostra ele pra gente.
Normalmente não transplantamos diretamente para o vaso de bonsai. Uma redução exagerada das raízes para caber no vaso raso pode colocar a planta em perigo ou atrasar demais o desenvolvimento. Durante a temporada de formação (2 ou mais anos), o mais adequado é que a planta não esteja ainda no vaso definitivo. Usa-se um recipiente maior ou um vaso de treinamento, com um substrato melhor e mais drenante, para favorecer o desenvolvimento. Depois que a planta estiver bem adiantada na formação (ou finalizada), então se faz o novo transplante para o vaso de bonsai. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 7:02 pm Assunto: |
|
|
Gleiton,
acho que o Ferreira já te deu as dicas mais importantes. Seria bom se conseguisse colocar fotos dela para vermos o que fazer com ela. Se está na hora de mexer ou não. Possivelmente seria interessante trocar o barro que vem nela para dar uma desafogada, mas o resto não dá para indicar precisamente.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|