|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lindeberg
Registrado: 25/07/07 Mensagens: 48 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 2:45 am Assunto: dISCÓRDIA |
|
|
Por favor,antes que se instale a discordia, vou tentar postar a foto de uma arvore que daqui a alguns anos tomará esta forma.Ela já está quase na metadE!!!!!!!!!!!!!!!!
Paz!!!!!!!!!!! |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 8:28 am Assunto: |
|
|
Como existem pessoas diferentes, existem trabalhos diferentes Devemos cada um respeitar a opnião dos outros... e com elas muitas vezes aprender....quando não nos interessam, simplismente deixamos passar.... _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 11:22 am Assunto: bonsai |
|
|
Estive visitando a página indicada inicialmente, de onde o colega pinçou a foto que mostra a planta da "discórdia", e observei que há várias galerias, mostrando trabalhos muito interessantes, mas outras plantas igualmente "fracas", em minha humilde opinião, embora todas sejam fruto do trabalho competente de bonsaistas que conhecem seu hobby.
Parece-me, que, a exemplo do que venho promovendo, juntamente com outros amigos aqui em Brasilia, tratar-se de um clube ou associação, que reune-se para juntos trabalharem suas plantas e aprenderem uns com os outros, como muitos fazemos.
Eis uma planta que considero interessante, embora outros colegas e amigos bonsaistas possam não concordar:
Sermos donos da verdade absoluta é algo arriscado, a meu ver. É preciso que tenhamos a humildade de reconhecer que há outros bonsaistas nesse nosso mundo, que fazem bons trabalhos, mas que, igualmente, fazem trabalhos não tão bons assim, tambem.
Coleciono desde 2004, época em que fundei o clube de bonsaistas de Brasilia, a revista japonesa BONSAI SEKAI. O que mais chama a atenção, além das boas matérias, são as fotos que mostram bonsai vencedores das diversas exposições que atualmente existem no Japão. Há plantas que são bem, mas bem piores que a primeira mostrada aqui. Não passaria pelo crivo dos nossos bonsaistas, como o grande amigo Hobus, ou mesmo o grande Fracassi. Acho que até o meu amigo português Antonio Castro teria uma opinião desfavorável, quando visse esses bonsai que ora me refiro.
Isso, sem falar nas outras plantas mostradas por essa publicação, em que viveiristas e cultivadores, comerciantes todos, apresentam suas "jóias", ou as plantas que não vendem por as considerar o carro-chefe de seus estabelecimentos, uma mostra de sua "competência" em fazer bonsai.
Concordo com os colegas e amigos que reconhecem nossa ignorancia em se tratando de bonsai, vez que ainda estamos no pré primário dessa nobre arte. Acredito, tambem, que daqui uns cem anos, teremos bonsai de qualidade, que será referencia para o resto do mundo. Não é um objetivo tão inalcansável assim, se lembrarmos que graças a seu trabalho e competencia foi que o bonsaista Carlos Eduardo Tramujas foi contratado para trabalha na Mistral, empresa líder na Europa, nesse segmento de comércio.
Ipzin, gostaria de discordar do nobre colega, quanto à sua colocação de que não é algo normal um ficus estilizado como kengai, por não ter essa planta ocorrencia comum nessa forma na natureza. Na verdade, creio que tivemos postagens anteriores de outros colegas, mostrando ficus que crescem em cima de muros, construções, galpões e paredes, e que nessas condições, acabam criando esse efeito.
Claro, pode-se argumentar que não é natural, mas lembre-se que a semente é carregada pelo vento, por passaros e outros animais, e aninha-se onde quer que encontre condições para sua subsistencia, ainda que minimas.
O estilo Kengai, erroneamente chamado de cascata, é na verdade a imagem de uma planta crescendo na borda de um penhasco, ou nas escarpas de montanhas, vez que a semente foi depositada em algum lugar aparentemente inóspito, e que igualmente ao que mencionei acima, busca com suas raízes fixar-se nas condições adversas apresentadas pelo local em que viceja.
Um dos mais belos ficus que tive a oportunidade de ver, como bonsai, está presente no excelente livro da professora chinesa Amy Liang. Um ficus retusa, diga-se.
Então, não há por que espantar-se ao se deparar com um ficus kengai, pois outros bonsaistas, que vieram muito antes de nós, formaram plantas como essa que citei, e seus belissimos trabalhos resistem, incólumes, ao tempo e à observação de bonsaistas, além é claro, de amealharem prêmios em exposições conceituadas, mundo afora.
Grande Dom Mario, muito a propósito sua colocação, a respeito da incorreta participação do colega Lucas. Certamente, nós precisamos, aqui, do respeito de todos para com todos, pois somos uma grande familia, onde desentendimentos são mais que naturais para o crescimento e fortalecimento da arte bonsai brasileira.
Aproveito o ensejo para parabenizar a todos e principalmente voce, Dom Mario, pelo numero magnifico alcançado de participantes do nosso Forum. E continuo a torcer, para que aumente ainda mais.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 3:56 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Olá Amigo Luiz Fernando
nickyfury escreveu: | ...O que mais chama a atenção, além das boas matérias, são as fotos que mostram bonsai vencedores das diversas exposições que atualmente existem no Japão. Há plantas que são bem, mas bem piores que a primeira mostrada aqui. Não passaria pelo crivo dos nossos bonsaistas, como o grande amigo Hobus, ou mesmo o grande Fracassi. Acho que até o meu amigo português Antonio Castro teria uma opinião desfavorável, quando visse esses bonsai que ora me refiro.  |
Isso é notório em várias revistas com exemplos de árvores seculares, não de idade, mas de Bonsai, cujos tratadores as vão refinando ao longo dos tempos...o Bonsai no Japão não tinha este tipo de refinamento, ainda num passado bem próximo, é fácil de se constatar, por exemplo no Fórum do IBC da 1ª exposição Kokufu, embora não fosse novidade para mim por ter tido acesso a revistas onde isso também se verifica.
O ser pior ou "menos bonito", visto desta forma, é um conceito nosso ( Ocidental ), que pode estar a ser manipulado por uma visão "uni-lateral", o da nossa vertente escolhida.
Convém não esquecer que uma arvore feia/menos bonita, no Japão pode não ter o mesmo significado que aqui...é preciso lembrar-mo-nos que eles cultivam algo que nos foge, e de dificil entendimento:
O WABI SABI...onde não reside a beleza óbvia. ...onde um exemplo dos mais faceis, perceptiveis aos nossos olhos, são os Vasos, no Bonsai Japonês os Vasos são de natureza simples/rústica, sem brilho, revelando uma beleza de maturidade, em contrate com os de origem Chinesas, bem mais exuberantes...o problema é quando não nos é perceptivel, e se reportam a algum sentimento mais profundo, por não estar ao alcançe da "razão".
Eu também não sou assim tão inflexivel posso discordar com alguns pontos de vista e discordo por vezes até com alguma frequência, mais do que aquelas que gostaria, diga-se de passagem...mas enfim.
Sempre que o faço, tento colocar-me no outro lado, ver a outra perspectiva, se isso for possivel...tal como preservar a amizade se tiver existido, e for possivel...mesmo na/com as discordâncias... só assim podemos evoluir, essa é a verdade.
Também é verdade, que uma das coisas que menos gosto de ver, não são os trabalhos "menos perfeitos/bonitos" de alguém, que isso é comum a todos nós, mas sim o pessoal com meia dúzia de dias disto (até podem ser anos, porque também pode não querer dizer nada) quererem reinventar a roda, só porque acha que já aprendeu tudo o que tinham a aprender e tudo o que está para trás é um imenso asburdo/disparate, confesso não gosto ...principalmente quando facilmente se constata posteriormente, que nem um simples nome de determinada técnica, sabem dizer como deve ser...trocam tudo, desde o nomes das plantas/estilos/técnicas etc...
Outras das normas/regras Asiáticas, é que:
"aquele que percorre o "caminho", em momento algum deve ter em seu coração Arrogância e vontade própria.
Também é incoveniente ter ciúmes de alguém mais conhecedor, ou desconsiderar um principiante.
De igual forma é preciso, que o Principiante ( como a maioria de nós) ou o "menos principante", saiba qual é o seu lugar nesta Arte Milenar, sobretudo ter/cultivar alguma humildade...reconhecer que não sabemos nada.
Isto sem focar se, se reporta à vertente A; B; ou C...têm todas o mesmo peso, quando seguidas de forma consciente.
Para mim Bonsai, abstraindo-me da minha preferência Nipónica, ( por questões de ser, a que entendo ter definidas algumas regras/normas para melhor orientar )
Serão aqueles que verifique/presuma existir determinado trajecto (caminho), cuja beleza por mais deslumbrante que seja, não se sobreponha à beleza da simplicidade, uma beleza que não se impõe a quem a admira/observa, mas que nos atrai a atenção, sobretudo que nos cative o interior...
Isso tanto pode ser conseguido com árvores bastante bonitas, como com algumas “menos bonitas”...depende também de quem as observa...tal como nas outras artes.
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 4:12 pm Assunto: BONSAI |
|
|
Grande Castro:
Como voce, meu caro amigo, tambem sou um eterno aprendiz de "feiticeiro", nas artes bonsaisticas. Estou sempre buscando uma maneira de aprender algo, seja aqui no forum, com bons amigos, como voce, ou outros a quem considero igualmente relevantes para o meu aprendizado, seja via publicações, revistas, livros, ou visuais como CDs e similares. Claro, participar ativamente de encontros, cursos, workshops e demonstrações é sempre importante, se queremos, e eu quero, aprender e aprender a aprender.
Agradeço sua gentileza em estar aqui, conosco, apresentando suas valiosas opiniões para nós, pois muito do que vc têm em sua bagagem, sei bem que foi duramente aprendido num dos maiores e melhores celeiros de bonsai, que é a Europa. E essa visão única, para mim, é valiosissima, vez que não tenho, num curto prazo, como ir até sua terrinha, para beber diretamente na fonte do saber.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 7:27 pm Assunto: Re: BONSAI |
|
|
Olá Amigo Luiz Fernando
nickyfury escreveu: | ....Como voce, meu caro amigo, tambem sou um eterno aprendiz de "feiticeiro", nas artes bonsaisticas. ...pois muito do que vc têm em sua bagagem, sei bem que foi duramente aprendido num dos maiores e melhores celeiros de bonsai, que é a Europa. E essa visão única, para mim, é valiosissima, vez que não tenho, num curto prazo, como ir até sua terrinha, para beber diretamente na fonte do saber.  |
Bem que eu gostaria, meu amigo... mas infelizmente não é assim ...os exemplos que vejo da Europa, pouco ou nada me dizem, parecem-me estar demasiado virados para o aspecto comercial da Arte, respeito, mas não é "a minha onda"...embora os possa preciar em Workshops ou como Bonsai de Revista.
Talvez seja um problema meu, mas sinto que a Europa, tal como acontece ai, está a caminhar noutro sentido, o da afirmação.
A diferença em relação aos restantes exemplos (que me pareça), é que partem de Pessoas que já têm nome consagrado e reconhecido a nivel Internacional.
Ainda que mesmo assim possamos não gostar, temos que respeitar...
O perigo é de quem não percebe do que se trata, vê esses exemplos sem fazer os trabalhos de casa, e pensa em fazer o mesmo,...acreditando que tudo é possivel...mas basta olhar para uma árvore deles, para perceber que de aleatório ali não existe nada...o resultado final nada ficam a dever ao Bonsai dito tradicional...será sempre uma questão de gostos, onde o melhor e o pior não existe.
O meu conhecimento, tal como do meu amigo, tem a mesma origem, net/livros etc, deve-se à minha persistência em perceber um pouco melhor aquilo que pretendo praticar...por serem tão poucos a fazê-lo por cá, pode-se dizer que é uma demanda bastante solitária...por assim ser, pode/deve estar destorcida da realidade, como tal convem dar os devidos descontos, e levar em conta como apenas, mais uma opinião.
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 6:20 pm Assunto: |
|
|
Sabem o que acontece?
Todos queremos um lugar ao sol... mas a maioria tenta trazer o sol para onde estão... querem mudar o sol, quando deveriam eles sair da sombra.
Todos querem ser bonsaistas... mas para isso, querem mudar o bonsai, quando deveriam eles aprender bonsai.
Já estou nisso a quase 10 anos, e até hoje nada mudou... esse tipo de pensamento vai e volta... só mudam as pessoas...
Poucos permanecem... porque tiveram a ousadia de tentar algo diferente: fazer bonsai, sem a pretenção de re-inventar.
Irônico, como as coisas estão invertidas: é normal "re-inventar" (um dia redescobrem a roda tb), e está quase virando "novidade" seguir o que já foi criado a muitos séculos.
Segue minha indiganção, mas não com palavras agressivas. espero que compreendam que algumas coisas não podemos disfarçar com palavras doces. Algumas palavras são amargas, e nem por isso precisam ser escondidas.
Ah... precisamos lembrar também que a culpa não é dos que iniciam na arte... porque infelizmente eles são levados a este tipo de pensamento por aqueles que, há anos na arte, ainda nao se deram conta do que ela significa.
Nós, bonsaistas a mais tempo no caminho, antes de mais nada, deveriamos nos preocupar em mostrar o caminho certo para os recém chegados... mas no lugar disso, nos degladiamos, tentando encontrar nosso lugar ao sol.
No início dos fóruns no Brasil, o que mais encontravamos eram plantas para serem analizadas, estudadas, e refletidas... hoje, pouco se vê disso... quando postamos uma foto de uma planta, no máximo recebemos um "muito bonita".
Um grande bonsaista de nosso país, com reconhecimento internacional, certa vez me falou que os foruns pouco contribuem para o crescimento do bonsai. Isso porque todos ensinam, e ninguem aprende...
Na época pensei que era besteira... mas ... |
|
|
 |
Vitor Martin

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 96 Localização: Maceió - Alagoas
|
Enviada: Seg Ago 13, 2007 9:43 pm Assunto: |
|
|
Prezados Amigos Vhobus, Castro, Nickyfury e Mário,
Primeiramente, parabens pelas sábias palavras.
Estou muito triste de estar voltando ao forum depois de quase um ano afastado e estar vendo declaraçoes como essa do Lucas.
Acho que, sobre essa discussão, ou qualquer outra, devemos opinar e aceitar a opinião dos outros foristas. (PONTO). O fórum é justamente para isso, opiniões. No popular, acho que esse tópico "já deu o que tinha pra dar".
Eu estou aqui para me aprofundar e conhecer cada vez mais sobre BONSAI, a antiga Arte, assim como ela é a muuuitos anos.
Pra mim a planta mostrada no início, se é que alguem a considera um Bonsai (pra mim não) deveria ser chamada de "Bonsai Conceito" como tudo que foge a TODAS as regras.
Nao vamos deixar que nada abale a confiança, credibilidade e acima de tudo, a FAMÍLIA, que esse fórum representa. Cada vez que converso seus integrantes (como falei com o Valdir), isso fica mais claro pra mim e me motiva a cada vez ler e participar mais.
Forte Abraço a todos,
Vitor Martin |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 1:22 pm Assunto: |
|
|
. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|