Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Ago 13, 2007 4:19 pm Assunto: Jabuticaba-Sugestões |
|
|
Olá amigos...
Essa jabuticaba eu adquiri em viveiro e na pressa num escolhi
direito como vcs podem ver nas fotos ela está alta e sem galhos baixos dificulando uma poda pra diminuir a sua altura
Fora que o troco ainda está bastante fino.
O que voçes sugerem?
Poda(drástica?) depois escorredor/mamadeira?
Perdoem as fotos ficaram um pouco escuras  _________________
 |
|
|
 |
Marcelo Giovanelli 2.o PASSO

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 382 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Seg Ago 13, 2007 7:45 pm Assunto: |
|
|
Alberto, eu acredito na regra número um.. paciência e paciência.....
Ultimamente andei revendo alguns conceitos.... se fosse minha começava do começo!!! Aproveite a época de restinho de inverno... Dê uma olhada no nebari e acerte se for o caso..... plante em uma mamadeira e adubo nela!!!! Deixe crescer e forme nebari e tronco.... depois qdo julgar bom, passe a faca!!!! Corte baixo e espere a brotação. Jabuticaba é nativa e por esse motivo bem resistente.
Começe do início.....
Abração!!!! _________________ " Se vc não sabe o que procura acha e não percebe... " |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 13, 2007 10:37 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica Marcelo.
Paciência eu estou tendo de sobra graças a muita coisa que já aprendi aqui
Mamadeira e adubo nela então
abraços _________________
 |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Ago 14, 2007 10:14 am Assunto: Jabuticaba |
|
|
Alberto,
tenho várias mudas de jabuticaba. Algumas achei terem sido ótimas aquisições, mas à medida que estou aprendendo vou percebendo que as mudas não são tão boas assim para bonsai. Fazer o quê; coisa de iniciante. Eu não consigo visualizar as fotos da tua jabuticabeira, mas acho que o Marcelo tem razão. Tem que deixar desenvolver. No futuro a planta vai te mostrar o caminho certo. Esta jabuticabeira abaixo, foi a primeira que comprei, e claro, não resisti a tentação de colocá-la num vaso de bonsai...
depois descobri que o vaso retangular não era ideal para o estilo Hokidashi (vassoura)...
Finalmente percebi que a minha planta estava muito mirrada; o tronco tem pouco mais de 1,5cm de espessura. Resultado: vou colocá-la nu escorredor de macarrão e adubar. A minha intenção é que no futuuuuro, ela fique pelo menos parecida com esta maravilha aí abaixo de um artista taiwanês: Min-Hsuan Lo (taiwan)
Pode ser muita pretensão da minha parte, mas vou esperar pra ver, rarara...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 14, 2007 11:03 am Assunto: |
|
|
Olá edson
Citação: | Algumas achei terem sido ótimas aquisições, mas à medida que estou aprendendo vou percebendo que as mudas não são tão boas assim para bonsai. Fazer o quê; coisa de iniciante. |
Eu também estou vendo isso com minhas mudas
mas fazer o que né e vivendo e aprendendo.Como nossos amigos dizem a paciência é uma das coisas mais importantes.
Lindo esse exemplar deste artista taiwanês,com paciência,dedicação e aprendizado,eu acho que no futuro poderemos chegar a pelo menos metade disto Eu não acho pretenção e sim acreditar em nós mesmos
Bom obrigado pela atenção
abraços _________________
 |
|
|
 |
EBREO Visitante
|
Enviada: Ter Ago 14, 2007 11:25 am Assunto: jaboticaba |
|
|
Amigos, Esta planta do Min Hsuan Lo, e uma obra de poesia! Tem que ver a Goiabeira, que ele postou la! Os Chineses dao muito valor as nossas plantas! Att. Luciano. Ps. Na Mamadeira e adubada de maneira intensiva, elas , acima, darao um salto inacreditavel! |
|
|
 |
edubessa 1.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Mensagens: 168 Localização: campos dos goitacazes
|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 9:34 am Assunto: |
|
|
Luciano tenho uma jaboticaba no mesmo padrão dessas ai acima será q eu e meus amigos poderiamos aduba-las memo agora no inverno?
acho q eles estão doidos pra fazer isso tambem.rs rs rs . _________________ EduBessa |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 10:10 am Assunto: |
|
|
Edu,
com um inverno quente como este que tivemos no país a adubação pode ser feita sim. Mesmo no sul as temperaturas ficaram acima da média. Então como a intenção não é frutificação pode ser dado este estímulo de crescimento para adiantar a futura forma da planta.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 10:20 am Assunto: |
|
|
O Edubessa adivinhou minha dúvida.
Valeu Darkaso,então adubo nelas
Quanto ao adubo NPK 4-!4-8 dá conta do recado né?
Já que é uma frutífera. _________________
 |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 12:40 pm Assunto: |
|
|
Alberto,
o N é o responsável pelo crescimento da planta. Sendo assim pode usar o 10-10-10 ou superior. Se colocar apenas o N-4 ela crescerá pouco e tenderá a manter a cracterística de frutificação em primeiro lugar.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 1:07 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Darkaso meu amigo valeu mesmo pela dica
Entao eu vou usar o 10-10-10 mesmo.
abraço _________________
 |
|
|
 |
edubessa 1.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Mensagens: 168 Localização: campos dos goitacazes
|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 1:27 pm Assunto: |
|
|
Darkaso valeu a dica como disse nosso amigo alberto adubo nelas.
Alberto eu sabia q vc tava doido pra adubar a plantinha rsrs eu tambem estou...É q o gostoso e ve-las desenvolvendo.
Abraços a todos.. _________________ EduBessa |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 1:56 pm Assunto: |
|
|
Eu estava com vontade mesmo de adubar ela
Citação: |
É q o gostoso e ve-las desenvolvendo. |
Concordo  _________________
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Ago 16, 2007 4:52 am Assunto: bonsai |
|
|
Lembrando apenas que se for usar adubo quimico, há que não se exagerar na dosagem, sob pena de "queimar" folhas e raízes, pondo a planta a perder ou mesmo morrer.
Quanto ao que disse o nobre colega Edson0605, discordo quanto a não poder ter bons trabalhos apenas por que, num primeiro momento, consideramos a planta ruim. Penso que o ideal é replantá-la em uma bacia grande, bem perfurada no fundo e na lateral, para auxiliar a oxigenação das raízes, o que favorece seu crescimento e consequentemente o engrossamento do caule. Mesmo cortando-se radicalmente os brotos e galhos apicais, reduzindo-se a altura da planta, poderá, ao final das contas, vir a ter um material bem mais adequado que o inicial.
É minha sugestão, p.ex., para a jabu que estava anteriormente plantada no vaso retangular e que o colega pretende formar até atingir o patamar exemplificado pelo belissimo bonsai mostrado. O que todos temos que ter em vista é o tempo necessário para termos esse mesmo material: há que termos paciência, para chegar a tanto, vez que levam-se, no mínimo, 10 ou 15 anos até que tenhamos algo razoável para tanto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Jefferson Paulo 1.o PASSO

Registrado: 14/12/07 Idade: 42 Mensagens: 145 Localização: Trindade - Goias
|
Enviada: Sáb Dez 22, 2007 8:21 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Gostaria que me ajudassem com relação a adubação, tbm tenho uma Jabuticabeira parecida com as mostradas acima, gostaria de saber qual adubo usar, 10-10-10 ou torta de mamona e farinah de osso, ou posso usar os dois, intercalando nas adubações....
Grato. |
|
|
 |
|