FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jabuticaba-Sugestões
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2007 4:19 pm    Assunto: Jabuticaba-Sugestões Responder com citação

Olá amigos...
Essa jabuticaba eu adquiri em viveiro e na pressa num escolhi
direito como vcs podem ver nas fotos ela está alta e sem galhos baixos dificulando uma poda pra diminuir a sua altura Mad
Fora que o troco ainda está bastante fino.
O que voçes sugerem?
Poda(drástica?) depois escorredor/mamadeira?

Perdoem as fotos ficaram um pouco escuras Embarassed
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2007 7:45 pm    Assunto: Responder com citação

Alberto, eu acredito na regra número um.. paciência e paciência.....

Ultimamente andei revendo alguns conceitos.... se fosse minha começava do começo!!! Aproveite a época de restinho de inverno... Dê uma olhada no nebari e acerte se for o caso..... plante em uma mamadeira e adubo nela!!!! Deixe crescer e forme nebari e tronco.... depois qdo julgar bom, passe a faca!!!! Corte baixo e espere a brotação. Jabuticaba é nativa e por esse motivo bem resistente.

Começe do início.....

Abração!!!!
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2007 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela dica Marcelo.
Paciência eu estou tendo de sobra graças a muita coisa que já aprendi aqui
Mamadeira e adubo nela então Wink
abraços
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2007 10:14 am    Assunto: Jabuticaba Responder com citação

Alberto,
tenho várias mudas de jabuticaba. Algumas achei terem sido ótimas aquisições, mas à medida que estou aprendendo vou percebendo que as mudas não são tão boas assim para bonsai. Fazer o quê; coisa de iniciante. Eu não consigo visualizar as fotos da tua jabuticabeira, mas acho que o Marcelo tem razão. Tem que deixar desenvolver. No futuro a planta vai te mostrar o caminho certo. Esta jabuticabeira abaixo, foi a primeira que comprei, e claro, não resisti a tentação de colocá-la num vaso de bonsai...

depois descobri que o vaso retangular não era ideal para o estilo Hokidashi (vassoura)...

Finalmente percebi que a minha planta estava muito mirrada; o tronco tem pouco mais de 1,5cm de espessura. Resultado: vou colocá-la nu escorredor de macarrão e adubar. A minha intenção é que no futuuuuro, ela fique pelo menos parecida com esta maravilha aí abaixo de um artista taiwanês: Min-Hsuan Lo (taiwan)

Pode ser muita pretensão da minha parte, mas vou esperar pra ver, rarara...
Um abraço.
Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2007 11:03 am    Assunto: Responder com citação

Olá edson
Citação:
Algumas achei terem sido ótimas aquisições, mas à medida que estou aprendendo vou percebendo que as mudas não são tão boas assim para bonsai. Fazer o quê; coisa de iniciante.

Eu também estou vendo isso com minhas mudas
mas fazer o que né e vivendo e aprendendo.Como nossos amigos dizem a paciência é uma das coisas mais importantes.
Lindo esse exemplar deste artista taiwanês,com paciência,dedicação e aprendizado,eu acho que no futuro poderemos chegar a pelo menos metade disto Rolling Eyes Eu não acho pretenção e sim acreditar em nós mesmos Wink
Bom obrigado pela atenção
abraços
Visitante

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2007 11:25 am    Assunto: jaboticaba Responder com citação

Amigos, Esta planta do Min Hsuan Lo, e uma obra de poesia! Tem que ver a Goiabeira, que ele postou la! Os Chineses dao muito valor as nossas plantas! Att. Luciano. Ps. Na Mamadeira e adubada de maneira intensiva, elas , acima, darao um salto inacreditavel!
edubessa
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 9:34 am    Assunto: Responder com citação

Luciano tenho uma jaboticaba no mesmo padrão dessas ai acima será q eu e meus amigos poderiamos aduba-las memo agora no inverno?
acho q eles estão doidos pra fazer isso tambem.rs rs rs .
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 10:10 am    Assunto: Responder com citação

Edu,

com um inverno quente como este que tivemos no país a adubação pode ser feita sim. Mesmo no sul as temperaturas ficaram acima da média. Então como a intenção não é frutificação pode ser dado este estímulo de crescimento para adiantar a futura forma da planta.

T+
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 10:20 am    Assunto: Responder com citação

O Edubessa adivinhou minha dúvida. Cool
Valeu Darkaso,então adubo nelas Wink
Quanto ao adubo NPK 4-!4-8 dá conta do recado né?
Já que é uma frutífera.
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

Alberto,

o N é o responsável pelo crescimento da planta. Sendo assim pode usar o 10-10-10 ou superior. Se colocar apenas o N-4 ela crescerá pouco e tenderá a manter a cracterística de frutificação em primeiro lugar.

T+
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 1:07 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Darkaso meu amigo valeu mesmo pela dica Wink
Entao eu vou usar o 10-10-10 mesmo.
abraço
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 1:27 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso valeu a dica como disse nosso amigo alberto adubo nelas.

Alberto eu sabia q vc tava doido pra adubar a plantinha rsrs eu tambem estou...É q o gostoso e ve-las desenvolvendo.
Abraços a todos..
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 1:56 pm    Assunto: Responder com citação

Eu estava com vontade mesmo de adubar ela Wink
Citação:

É q o gostoso e ve-las desenvolvendo.

Concordo Cool
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 4:52 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Lembrando apenas que se for usar adubo quimico, há que não se exagerar na dosagem, sob pena de "queimar" folhas e raízes, pondo a planta a perder ou mesmo morrer. Sad

Quanto ao que disse o nobre colega Edson0605, discordo quanto a não poder ter bons trabalhos apenas por que, num primeiro momento, consideramos a planta ruim. Penso que o ideal é replantá-la em uma bacia grande, bem perfurada no fundo e na lateral, para auxiliar a oxigenação das raízes, o que favorece seu crescimento e consequentemente o engrossamento do caule. Mesmo cortando-se radicalmente os brotos e galhos apicais, reduzindo-se a altura da planta, poderá, ao final das contas, vir a ter um material bem mais adequado que o inicial. Very Happy

É minha sugestão, p.ex., para a jabu que estava anteriormente plantada no vaso retangular e que o colega pretende formar até atingir o patamar exemplificado pelo belissimo bonsai mostrado. O que todos temos que ter em vista é o tempo necessário para termos esse mesmo material: há que termos paciência, para chegar a tanto, vez que levam-se, no mínimo, 10 ou 15 anos até que tenhamos algo razoável para tanto. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Jefferson Paulo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 22, 2007 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Gostaria que me ajudassem com relação a adubação, tbm tenho uma Jabuticabeira parecida com as mostradas acima, gostaria de saber qual adubo usar, 10-10-10 ou torta de mamona e farinah de osso, ou posso usar os dois, intercalando nas adubações....

Grato.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: