Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
schwam
Registrado: 09/08/07 Idade: 55 Mensagens: 15 Localização: Valparaiso SP
|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 2:30 pm Assunto: Estaquia: dúvidas de um principiante |
|
|
Pretendo fazer mudas de ficus e jabuticaba pelo método de estaquia. As dúvidas são: que tamanho do galho e grossura devo cortar? Devo descascar a parte que vou enterrar na terra? O galho pode ser aqueles em que formam uma furquilha? A areia utilizada é aquela de construção que se mistura ao cimento para fazer o concreto? |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 8:57 pm Assunto: |
|
|
Nessa matéria tem uma parte que diz assim:
" Adubar com fertilizante líquido (utilizar a metade da dosagem recomendada nas embalagens) a partir dos 180 dias;
Na caixa do Biofert Raiz diz que deve usar de 30 a 40 gotas diluidas em um litro......
Quer dizer que depois de 180 dias ( 6 meses ), ainda devo regar a futura muda com a metade do recomendado?
Devo regar usando de 15 a 20 gotas por litro??
É isso que eu entendi ou entendi errado ??????
Obrigado e abraços a todos........ _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 9:32 pm Assunto: |
|
|
Sim, Djalma, você entendeu corretamente. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 10, 2007 10:09 pm Assunto: |
|
|
Hum, legal Ferreira...........
E na hora da rega com o enraizador, deve-se regar apenas o solo ou toda a planta com o enraizador ?
Abraços e obrigado...... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 11, 2007 6:20 pm Assunto: Excesso |
|
|
Djalma
O hormônio enraizador só é essencial nas primeiras horas, enquanto as raízes ainda não estão formadas. Depois que as raízes começam a crescer e emergir elas produzem todo o hormônio de que a planta necessita. Portanto, depois que as raízes estão formadas você pode continuar a regar com o enraizador, mas ele será somente mais um adubo. Em planta já com raízes funcionais e intactas o excesso de hormônio pode ter efeito contrário, inibindo o crescimento das raízes. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 9:27 am Assunto: |
|
|
Hum, interessante essa questão heim......
Mas Ferreira, por exemplo vou fazer a estaquia de um ficus, depois de 6 meses ele já não estará com raizes??
Pq se tiver, talvez nem seje necessário regar com enraizador depois de 6 meses........
Será que falei besteira?? rsssssss
Obrigado mais uma vez e abraços...... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 5:22 pm Assunto: 6 meses |
|
|
Djalma
Realmente, em Ficus, se depois de 6 meses ainda não houver crescido raízes, provavelmente não nascerão mais. Outras espécies podem responder de maneira muito diferente.
O hormônio enraizador é esencial no momento de fazer a estaquia, funcionando nas primeiras 24 horas. Colocar mais depois do primeiro dia é inútil. Depois desse tempo, é necessário que ele vá diminuindo de quantidade no substrato até desaparecer. Se for fornecido mais ele não terá função, ou pior, inibirá o crescimento das raízes.
Portanto, conforme indicado na matéria do Bergson, use o hormônio no dia da estaquia e depois só volte a adubar próximo de 180 dias depois. Durante este período, faça somente a rega normal, sem hormônios, sem adubos.
Mas se quiser adicionar algo durante estes primeiros 6 meses, sugiro regar com uma solução diluída de Vitamina B1 (Tiamina), que acelera o metabolismo de carboidrato e pode ter efeitos benéficos no desenvolvimento da nova planta. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 12, 2007 8:45 pm Assunto: |
|
|
Hum, legal Ferreira, mas acho que vou usar só no momento da estaquia e depois de 180 dias....acho que deve ter uma boa porcentagem de chances de funcionar a técnica assim neh?????
Obrigado e abraços....... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Vitor Martin

Registrado: 17/06/06 Mensagens: 96 Localização: Maceió - Alagoas
|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 12:14 am Assunto: |
|
|
Caro Schwan,
Pela minha experiência:
1. estacas de jabuticaba são um pouco mais dificeis de pegar
2. quanto menos e mais fino for o galho, mais facil de enrraizar. Já tive sucesso com estaca de ficus de quase dois dedos de espessura.
3. não é necessário descascar, como me indicaram, faço um corte bisel(diagonal) e só
4. a princípio, todo galho serve
5. areia grossa de construção mesmo
Espero ter te ajudado de alguma forma. O que eu te disse foi pelo que eu mesmo tentei...
Abraço
Vitor Martin |
|
|
 |
|