FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporquia Acer Palmatum
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
FrK_leal
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 1:20 pm    Assunto: Alporquia Acer Palmatum Responder com citação

Quero fazer um alporque na parte de cima do tronco desse acer, Acer Palmatum Verde p/depois modelar a planta mãe de acordo com as sugestões propostas pelos amigos do forum.
Quero saber se a época é a ideal (acho que é) e qual o método que devo empregar, se é o anel, torniquete ou ponte....
Pretendo fazer ainda essa semana para aproveitar que ela ainda está sem folhas...

FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 6:53 pm    Assunto: Responder com citação

Frk,

acredito que a melhor época seria a primavera. Se estiver frio aí é melhor esperar. O fato de estar desfolhada não altera muita coisa para sucesso do alporque. Mas qual método já não sei, só sei que os áceres respndem bem à alporquia.

T+
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 7:07 pm    Assunto: Alporquia Responder com citação

FrK

Na revista Bonsai Focus 87 (Julho/Agosto 2007), pg 45, tem um exemplo de Acer palmatum submetido a alporquia, com enraizamento excelente em dois meses, usando o método do círculo completo (anel de Malpighi). Os casos de anel com ponte ou dois semi-aneis (em lados e alturas diferentes) são recomendados para coníferas e plantas com enraizamento mais difícil ou demorado. Eu também não sei qual dos métodos é mais eficiente, nem qual é o mais rápido. Mas parece que o anel completo é o de maior risco.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 11:12 am    Assunto: Responder com citação

Frk,
Faça alporque tirando o anel completo. Pde fazer logo, ou esperar uns dias pois o acer está prestes a brotar. Fiz diversos alporques em pleno inverno e todos enraizaram. Não tem erro.

Abraços

Elio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: