FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Poda, mudança de substrato e adubação!
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
luciofsr

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 1:58 pm    Assunto: Poda, mudança de substrato e adubação! Responder com citação

Pessoal, boa tarde!

Já tirei algumas dúvidas aqui neste fórum, mas fico sempre com receio de fazer alguns procedimentos sem antes pedir ajuda!

Tenho alguns bonsais (Jabuticaba, Romã e Pau Brasil) com os quais o único cuidado que tinha até hoje éra manter o solo sempre úmido. Descobri aqui com vocês que para que consiga formar árvores bonitas eu precisaria de um pouco mais de dedicação, tipo:
- Trocar o substrato, pois o mesmo está muito compacto;
- Fazer uma poda, para que os galhos principais se desenvolvam melhor;
- Adubar periodicamente;
- Cortar parte da raiz periodicamente (2 em 2 anos).

Como nunca fiz nenhum desses procedimentos, gostaria de saber se é indicado que tudo seja feito ao mesmo tempo. Pretendo fazer logo, pois tive a indicação de que a época é apropriada.

Alguém pode me ajudar a tomar esta decisão?

Muito obrigado mais uma vez!
Lucio
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Lúcio,

a época é apropriada sim, mas primeiro é necessário saber o estado de suas plantas. Os procedimentos não devem ser feitos de uma só vez, sob pena de perder a planta. São poucas que aguentam tudo junto.

Poderia postar fotos de suas plantas, já que ajudaria a ver o estágio que estão e podermos indicar o melhor procedimento. Adianto que para uma muda, que necessita de crescer e engrossar o tronco para que tenha a estética adequada, não é recomendável fazer podas de raíz e copa, vai atrasar o crescimento. É necessário fazer um rearranjo no nebari para que seja radial e adequado ao futuro bonsai.

T+
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 15, 2007 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Desculpe a intromissão, mas o que você quiz dizer com:
"fazer um rearranjo no nebari para que seja radial e adequado ao futuro bonsai"???
Por Favor explique como fazer isto.
Um Abraço
luciofsr

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 9:55 am    Assunto: Responder com citação

Darkaso,

obrigado! Vou tentar postar as fotos hoje a noite para ter uma melhor orientação.

Até mais e um abraço!
Lucio
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 6:50 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,

é comum comprarmos mudas ou plantas que tenham suas raízes já formadas. Neste caso iremos fazer o melhor possível para adequar o nebari o mais radial, como requer uma planta de qualidade.

Quando faço algum replantio ou ransplante, lavo as raízes para tirar aquele barro comum que gruda e poder visualizar as raízes todas. Ao colocar a planta no novo substrato faço a distribuição das raízes de forma radial, colocando o substrato em cima para pesar. Já fiz aramagem em raízes um pouco mais grossas, onde o substrato não deu conta de segurar, mas é complicado, tem que ter muito cuidado pois as raízes quebram mais fácil que os galhos.

T+
luciofsr

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 12:21 am    Assunto: Responder com citação

Darkaso,

as fotos não ficaram muito legais, pq tirei dentro do apartamento, mas acho que dá pra ter uma idéia...

Jabuticaba

Romã

Pau Brasil

Apesar de serem plantas pequenas, não são tão novas e acho que o seu crescimento está sendo prejudicado pela compactação do substrato e falta de adubação, por isso queria muito trocar o substrato. Por favor, me diga se posso fazer uma poda e adubação ao mesmo momento da substituição do substrato.

Muito obrigado e um abraço!

Lucio
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Darkaso, com relação à distribuição das raízes de forma radial entendi o procedimento, valeu pela explicação e muito obrigado por mais essa aula. Wink
Mas tinha muitas duvidas a respeito desse procedimento onde você diz que "Lava as raízes para a retirada total da terra original"...
Podemos fazer isso sempre sem problemas em todas as plantas???
Gostaria de saber porque fiz isso recentemente em um Buxinho e não sei como ele vai responder...

Um Abraço!
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 5:51 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,

o procedimento pode ser usado na planta sempre que o barro seja não proveitoso para o cultivo. Algumas espécies podem não gostar, mas o buxinho até acieta bem, pelo menos o meu não morreu por causa disso. Deixei ficar sem água. Pode ser feito pelo menos uma vez a cada ano para sempre ter controle do crescimento das raízes. Mas o buxinho não pode ser todo ano, serissa e azaléia também não. Possuem raízes muito finas e quebram muito fácil. O importante é deixar descansar depois e não fazer vários procedimentos ao mesmo tempo.

T+
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 2:48 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Darkaso!!!
Muito Obrigado pelo esclarecimento. O meu Buxinho por enquanto está muito bem, espero que continue assim...
Mas e com relação a Azaléia, todas que tenho adquirido vem com aquele barro ultra pegajoso. O que você sugere em virtude das raízes da mesma serem frágeis...

Um abraço.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 3:18 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,

para a primeira vez de retiradsa não tam jeito, tem que lavar. Aquele barro é horrível para o cultivo da planta. Basta ter cuidado e usar uma água corrente fraca ou balde com água. O importante é ter bom senso, se estiver muito difícil deixe para mais tarde, dali uns dois anos.

T+
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 3:20 pm    Assunto: Responder com citação

Lúcio,

suas fotos não apareceram, veja onde está a foto, pode ser o caso. Se não tiver onde postar legal, faça seu registro no Álbum do Fórum e deixe lá suas fotos.

T+
luciofsr

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 4:18 pm    Assunto: Responder com citação

Darkaso,

Não entendo, postei as fotos e consigo enxergá-las no Fórum.
De qualquer maneira, vou tentar postá-las novamente de uma outra maneira.

Este final de semana, procedi com a mudança de vaso e substrato, fiz uma pesquisa aqui neste site e encontrei algumas discusões que me ajudaram.

Apenas tirei o excesso de raízes e substituí o substrato, não adubei, pretendo esperar uns 40 dias até sentir que as plantas se adaptaram ao novo vaso para fazer a adubação. Quanto a poda, tirei apenas alguns pequenos gahos que estavam atrapalhando a estética das plantas.

Agora é só esperar e torcer para que elas não sintam muito a mudança.

Obrigado pela ajuda e um abraço!
Lucio
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Ago 19, 2007 5:25 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Darkaso, vou tentar lavar as raízes com cuidado por que eu acho que vai ser muito prejudícial deixar do jeito que está...

Um Abraço!!!
IÊ BAISI

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2007 3:59 pm    Assunto: COMPLEMENTO Responder com citação

DARKASO
TENHO COMPRADO VARIAS PLANTAS NO SEASA,TENHO FEITO PRIMEIRO AS PODAS NAS FOLHAS,LOGO DEPOIS AS ESCOLHAS DOS GALHOS,E APOS A RECUPERAÇÃO DA PLANTA TENHO FEITO A PODA DA RAIZ E A TROCA DO SUBSTRATO,MAS EU TENHO FEITO EM DUAS FASES A PODA DA RAIZ,POIS GERALMENTE AS RAIZES SÃO MUITO GRANDES,FASSO UMA PRIMEIRA PODA ELIMINANDO UMA GRANDE QUANTIDADE DE RAIZES,DESTA MESMA FORMA QUE VC FALOU USANDO O SITEMA DE LAVAGEM,MAS NAO TENHO FEITO RADICAL,POIS PERDI DOIS BUXINHOS.
PERCEBI QUE E MELHOR IR DIMINUINDO A RAIZ DE FORMA MODERADA DO QUE FAZER RADICAL.LOGO A PRIMEIRA PODA COLOCO NO SUBSTRATO COM UMA BOA DRENAGEM(pEDRISCO DE AREIA GROSSA CUADO/CASCA DE PINUS/CASCO DE TELHA/CARVÃO/ESTERCO DE VACA)E APOS A RECUPERAÇÃO DA PLANTA MAIS OU MENOS 8 MESES FAÇO A PODA CERTA DAS RAIZES(VASO)
RODRIGO
NA MEU PRIMEIRO BUXINHO (6ANOS)FIZ UMA PODA RADICAL,ME FERREI PERDI A PLANTA ,NAS PRIMEIRAS SEMANAS ACHEI QUE NADA TINHA ACONTECIDO AS FOLHAS ESTAVAM VERDINHAS MAS DERREPENTE COMEÇOU A MUCHAR E JA ERA.PLANTAS VELHAS EM VAZOS VELHOS CUIDADO
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2007 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu pela dica Eduardo, mas até agora os meus Buxinhos estão bem... Very Happy Very Happy Very Happy
Tem mais ou menos umas duas semanas que efetuei a poda... Quanto tempo depois o seu Buxino começou a apresentar problemas??? Tomara que os meus já tenham passado dessa fase... Wink

Um Abraço!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: