FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Cipreste - Que caminho seguir
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
vigoretto

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 3:21 pm    Assunto: Cipreste - Que caminho seguir Responder com citação

Pessoal,
em primeiro lugar resoví aderir a este forum porque ví aqui pessoas realmente experientes e engajadas em difundir esta arte com responsabilidade e acima de tudo boa vontade.
Sou iniciante e esta é a minha primeira árvore. Gostaria de saber qual caminho seguir neste ponto em que ela se encontra. Me orientaram a colocar ela no escorredor para crescer e engrossar o tronco. Se for realmente este o caminho gostaria de mais detalhes, época em que posso fazer isso etc.

Abraços

http://img50.imageshack.us/img50/6648/cipreste003envqs4.jpg
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
EBREO
Visitante

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 3:35 pm    Assunto: Re: Cipreste - Que caminho seguir Responder com citação

[quote="vigoretto"]Pessoal,
em primeiro lugar resoví aderir a este forum porque ví aqui pessoas realmente experientes e engajadas em difundir esta arte com responsabilidade e acima de tudo boa vontade.
Sou iniciante e esta é a minha primeira árvore. Gostaria de saber qual caminho seguir neste ponto em que ela se encontra. Me orientaram a colocar ela no escorredor para crescer e engrossar o tronco. Se for realmente este o caminho gostaria de mais detalhes, época em que posso fazer isso etc.

Abraços

macjames

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 5:14 pm    Assunto: Responder com citação

Vigoretto
Tb sou iniciante. mas posso te dizer que trata-se não de um cipestre , mas de um juniperus chinensis , mais conhecido por shimpaku. Espécie muito tradicional para o cultivo de bonsai e com muitas possibilidades para aramação e estilos. Se fosse meu, fazia exatamente como te disseram, transferindo para um vaso maior, com um substrato bem drenante e sem podar as raízes.

extrai isto da pagina inicial do atelier do bonsai no item árvores....

Família: Cupresaceae

Juniperus

Origem: Inclui ao redor de sessenta espécies, difundidas por todo Hemisfério Norte.

Características: É uma conífera que pode variar de aspecto em função da idade: as agulhas jovens são largas, de cor clara e compactas, tornando-se pequenas com a idade, em forma de escamas. O mesmo exemplar pode apresentar folhagens jovens e adultas. O tronco é escuro e levemente avermelhado, desprendendo a casca com facilidade.

Variedades mais indicadas para bonsai:

Juníperus chinensis "sargentii" (Shimpaku) – Originário da China. Frequentemente utilizado no Japão para bonsai. Nos viveiros do Brasil ainda há uma certa dificuldade de encontrarmos, porém existem comércios especializados. É a espécie mais apreciada pelos bonsaístas brasileiros. Também encontramos no comércio, variedades similares como o "Plumosa" ou, ocasionalmente o "Pfitzeriana", sendo esta última um pouco mais difícil de se trabalhar, porém com custo bastante acessível.

Juníperus communis – Muito utilizado nos jardins como planta ornamental, podendo ser encontrado com facilidade nos viveiros, inclusive exemplares mais velhos. Suas agulhas são pontiagudas, machucando um pouco as mãos na modelagem. Esta variedade tem um aspecto muito bonito.

Juníperus horizontalis (cedro jacaré) - Sua principal característica é o crescimento rastejante, sendo por isso, muito indicado para os estilos "Cascata" e "Semi cascata". Também encontramos com bastante facilidade. É de fácil manuseio.

Devido ao grande número de espécies e variedades, mencionamos acima apenas as mais comuns hoje no Brasil. Percebe-se que nos últimos anos tem sido introduzidas novas espécies, às quais ainda são difíceis de encontrarmos tais como:

Juniperus procumbens nana; Juniperus rigida; Juníperus da California, etc...

Ambiente: Planta característica de exterior. Seu habitat é tão diverso quanto seu crescimento. Adaptam-se desde zonas próximas ao mar até alturas de 3.70o metros. Preferem lugares ensolarados, porém os exemplares jovens e recém transplantados devem ser protegidos do excesso de sol. Não temem o vento e se adaptam a todo tipo de solo, desde que sejam bem drenados.

Rega: Regue abundantemente, verificando sempre se a terra secou antes de voltar a molhar. No verão, regue e borrife-o todos os dias diminuindo a frequência no outono e inverno, aumentando no início da primavera.

Adubo: Aplique adubo na primavera e no outono, com intervalo de duas a três semanas. Aumente a última dose do outono para preparar a árvore para o inverno. Não adube no verão e tampouco uma árvore doente ou recém transplantada.

Transplante: No início da primavera, antes que comece a brotar, a cada três ou cinco anos, em função da idade. Pode de 30 a 50% das raízes, que toleram bem a poda. Os juníperus preferem uma terra com boa drenagem, por isso aconselha-se aumentar um pouco mais a porcentagem de areia na mistura da terra – até 50%.

Poda: É necessário despontar os brotos novos, da primavera ao outono. Nunca corte as agulhas com a tesoura, mas com pinças ou mesmo com as unhas. Os juníperus têm a propriedade de voltar a brotar de maneira imprevisível. Por este motivo, evite eliminar toda a folhagem de um galho durante as podas, para não correr o risco de perder este galho por falta de brotação.

Limpeza: Elimine regularmente, desde a primavera até o outono, as agulhas amarelas. Limpe sempre a parte interna da árvore para sua folhagem se desenvolver melhor.

Aramação: Faça-a no outono e conservar o arame oito meses aproximadamente. Repita a operação todos os anos, até que tenha conseguido a forma desejada. Cuide que as agulhas não fiquem amassadas entre os arames.

Dicas: Escolha preferencialmente um vaso marrom não esmaltado ou esmaltado em tom de terra. Opte por vasos mais profundos, principalmente para exemplares mais velhos.

Texto cedido gentilmente pela Bonsai Brasil
autorização
.
NOME COMUM Shimpaku, Junipero Sargento,
Junipero Shimpaku. (Zimbro Chinês)
NOME CIENTÍFICO Juniperus Chinensis "Sargentii".
FAMILIA Cupressaceae
ORIGEM China, Japão.
SOLO Com boa drenagem, 50% areia.
CLIMA Sol direto.
REENVAZAR De 2 em 2 anos até atingir 10 anos,
depois de 5 em 5 ou quando necessário.
ADUBAÇÃO De 2 em 2 semanas da Primavera até Outono.
ÁGUA Normal no Verão. Reduzior no Inverno.
MULTIPLICAÇÃO Por estacas.
FLORESCE XX
FRUTIFICA Conífera
PODA Arrancar as pontas dos novos rebentos na
estação de crescimento.
vigoretto

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 5:30 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado mecjames, estava realmente na duvida sobre a espécie...isto facilita muito a minha pesquisa sobre os cuidados dela. Em relação ao escorredor, quando posso transferi-la para lá?

abraço e obrigado pela atenção.
macjames

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 5:49 pm    Assunto: Responder com citação

Vc pode passar pro escorredor nesta época se quiser. Só tome cuidado, que mesmo não podando as raízes sempre tem uma perda de raízes pela manipulação, então, cuidado com o calor e sol excessivos para que não haja um desequilíbrio hídrico na planta. e daqui alguns anos, vc poderá ter um bonsai como este ( pena que não é meu, heheheh)

Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 6:02 pm    Assunto: Junípero Responder com citação

Vitor

MacJames tem razão, sua planta é mesmo um Juniperus chinensis sargentii, mais conhecido pelo nome japonês shimpaku. Acho que você deve tomar um pouco de cuidado com a quantidade de água: o junípero não gosta de ficar com as raízes enxarcadas. O musgo não vai suportar a redução de humidade, mas será melhor para a saúde de sua planta.

Acho que existe outra opção, além de transplantar para um escorredor para engrossar o tronco. Você tem a opção de fazer um mamê: cortar o galho mais alto, aramar os mais baixos e transplantar para um vaso menor, mais apropriado ao estilo.

Na região litorânea do Nordeste, a melhor época para os transplantes é entre junho e setembro. No restante do ano a temperatura é muito alta e o cuidado precisa ser maior. Creio que no interior do Nordeste, respeitar este período seja ainda mais crítico.

"Recife (PE)"
vigoretto

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 6:17 pm    Assunto: Responder com citação

macjames vou seguir as suas orientações obrigado pela atenção.

Ferreira ela tem apenas 20cm de altura e o tronco menos de 1cm de diâmetro, sendo tão pequena já é possível fazer aramação etc?

abraços
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 6:56 pm    Assunto: Alternativas Responder com citação

Vitor

A aramação certamente que pode. Acho que o "etc" é que seria o complicado! (Hoje eu estou com um certo humor ferino, por favor, não se ofenda).

As escolhas dependem de suas preferências. A primeira escolha é a sugerida pelo MacJames: deixar crescer e estilizar depois. A planta estará mais alta, mais encorpada, com mais galhos e, portanto, com melhores possibilidades de estilização de um bonsai mais alto. A segunda escolha seria seguir a sugestão que eu dei, para obter um mame.

"Recife (PE)"
vigoretto

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 7:06 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira,
eu não duvidei da possibilidade de poder fazer aramação, como disse não tenho nenhuma experiência, e também não fiz pouco caso da sua sugestão. Em relação ao "etc" é manipular a planta, estilização, nivel de poda.

abraço e obrigado pela atenção e disposição
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 7:23 pm    Assunto: Pedido de desculpas Responder com citação

Vigoreto

Eu o chamei de Vitor, desculpe pelo engano. Também peço desculpas sinceras pela minha brincadeira com o "etc". Foi realmente apenas uma bricadeira, poi eu entendi bem o que você escreveu.

Para aprender como aramar, tem várias matérias aqui no Fórum mostrando como proceder. Também tem matéria mostrando o processo no site do Atelier do Bonsai, com desenhos ilustrativos. Além disso, você pode entrar em contato com o pessoal da associação de bonsai de Salvador, para ter algumas aulas práticas de aramação e modelagem. Dependendo da distância, também pode aprender com o pessoal de Feira de Santana. São pessoas muito legais e vão apreciar sua companhia no caminho do bonsai.

"Recife (PE)"
vigoretto

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 1:34 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Ferreira,,,,, sem problemas...
você tem alguma referência de Salvador ou Feira que eu possa procurar?

abraços
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 18, 2007 5:33 pm    Assunto: IV ENB Responder com citação

Vigoreto

Em Salvador tem Glauco, Leo, Celso e uma boa turma. Em Feira tem o Emanuel. Estamos esperando que esta turma venha ao IV Encontro Nordestino de Bonsai, dias 01 e 02/09/07, que acontecerá na Aldeia Bonsai, aqui na Região Metropolitana de Recife. Que tal você também vir, para ver ao vivo gente experiente trabalhando? No Forum Central tem um tópico com as principais informações sobre o evento.

"Recife (PE)"
vigoretto

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2007 8:45 pm    Assunto: Valeu o convite Responder com citação

Ferreira,
valeu o convite, mas estou sem grana p fazer um viagem para Pernambuco, mas vou me organizar para o próximo evento.
Deixa eu te fazer uma pergunta rápida....
Transplantei o Shympaku para o escorredor...mesmo assim posso cortar o galho superior e fazer um mame, ou não é mais preciso? A minha intenção é deixar ele crescer mais um pouco e engrossar o tronco...estou no caminho certo?

abraço
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 20, 2007 9:00 pm    Assunto: Junípero Responder com citação

Sim, Vigoreto, você está no caminho certo. Deixe ele no escorredor, para se desenvolver. Não faça mais nada, por enquanto. Daqui a 30 dias, começe a adubar aos poucos.

"Recife (PE)"
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: