Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
kotta

Registrado: 29/06/06 Mensagens: 56 Localização: Santarem - Portugal
|
Enviada: Sáb Maio 19, 2007 8:08 pm Assunto: Estratificação de Sementes de Acer |
|
|
Depois de ler atentemente o processo discrito pelo João Carlos no bonsai Milenar http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?t=102&postdays=0&postorder=asc&start=25
Decidi experimentar, como não tinha todo o equipamento, simplifiquei o processo.
Peguei um recipiente que pudesse ir ao lume
Coloquei água e deixei aquecer a 38º, retirei do lume e mergulhei as sementes de acer (de diversas espécies).
2 a 3 vezes por dia levei de novo ao lume com atenção para ke não excedesse a temperatura desejada(38º).
48 horas depois , preparei o substrato, utilizei terra normal de jardim, juntei um pouco de areia, misturei bem e umedeci, juntei as sementes e coloquei dentro de um frasco , tapei e coloquei no frigorifico, exatamente no dia 28 de Fevereiro ( por cá ...ainda é inverno).
semanalmente agitei o frasco, e no dia 8 de Maio encontrei isto
No dia 11 de mMaio, abri o frasco e despejei todo o seu conteudo
Selecionei as sementes mais desenvolvidas e plantei , as restantes voltaram para o frasco e para o frigorifico.
Hoje (dia 19) as sementes plantadas ja estavam assim
 _________________ kotta
www.quiosquedasideias.com |
|
|
 |
Fabiana Ribeiro Costa 1.o PASSO

Registrado: 30/03/07 Mensagens: 134 Localização: triunfo - rio grande do sul
|
Enviada: Qui Maio 24, 2007 1:43 am Assunto: |
|
|
Excelente matéria, parabens.
Vai ser muito util.
Fiquei muito contente em encontrar sua materia, ate porque minhas semente de acer devem chegar amanha.
Abraço. |
|
|
 |
kotta

|
Enviada: Sáb Jun 02, 2007 8:29 pm Assunto: |
|
|
Brigada Fabiana
E ...vão crescendo
 _________________ kotta
|
|
 |
Smoke 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jun 02, 2007 11:41 pm Assunto: |
|
|
Nossa que show várias plantas crescendo!! |
|
|
 |
afroditte
|
Enviada: Sex Ago 17, 2007 9:02 pm Assunto: |
|
|
Olá, Kotta...
Vc mediu a temperatura com um termomêtro?? porque para mim não veio a temperatura ideal.. já ia colocar fervendo.. hehehehehe
Estou meio perdida... porque minhas sementes chegaram hoje... acer rubrum... e veio a instrução para germinação da seguinte forma:
"1º Passo - Coloque as sementes em água quente por 2 dias. Vc pode usar uma garrafa térmica para tal, e trocar água 1 vez por dia.
2º Passo - Coloque as sementes em água gelada e coloque na geladeira, por 30 dias. Trocar água TODOS OS DIAS.
Após passo 2, é só plantar e observar germinação. O solo deve ser uma mistura de 50% de substrato orgânico(encontrado em qualquer loja de plantas) e 50% de areia vegetal, ou areia lavada. É aconselhável cobrir a germindora com um plástico para simular uma estufa. Não precisa regar enquanto o plástico esteja úmido por dentro."
Estou meio perdida... Não sei qual é o método mais fácil... quero cultivar uma Bonsai por hobby...
Ah, comprei também sementes de Paulownia Tomentosa... Você sabe como cultivar as sementes?? Essa não veio instrução... hehehehehe...
Abraços
 |
|
|
 |
kotta

|
Enviada: Sáb Ago 18, 2007 12:50 pm Assunto: |
|
|
Olá afrofitte
sim ...eu medi a temperatura da água com um termometro, mas...como a temperatura ideal ronda os 38º , tb não é mto complicado, não esqueças ke a nossa temperatura ronda os 36,5º, portanto os 38º será +/- o ekivalente a agua pouco mais ke morna.
Essa sugestão da de usar a garrafa térmica , é bem interessante, axo ke vou usar em próximas estratificações desta espécie , sempre evito andar a amornar a agua várias vezes por dia.
a partir do passo 1, ja não sei ke te diga, pois nunca experimentei, eu fiz exatamente como descrevi no poste, só posso dizer ke tive uma taxa de sucesso bem rasoável.
Mas ..podes sempre dividir as sementes, e experimentar das 2 formas.
Depois diz como correu
Quanto ás sementes de Paulownia Tomentosa, não te posso ajudar pq não conheço _________________ kotta
|
|
 |
afroditte
|
Enviada: Sáb Ago 18, 2007 9:01 pm Assunto: Muito Obrigada |
|
|
Vou fazer o teste... depois escrevo como foi... aí tiro fotos.. para postar...  |
|
|
 |
TITA

|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 7:41 am Assunto: |
|
|
Kotta
Sua aprendiz de 5 estrelas e "idiota" sempre com novas ideias
Muitoo bem está de parabéns com a estratificação das sementes de Acer, é assim quem gosta de plantas como nós, inventa tudo e experimenta tudo.
Quero ver esses Aceres no Bonsaimilenar Bjs _________________
Clube Bonsai do Algarve |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 8:03 am Assunto: |
|
|
materia de primeira muito boa valeu por compartilhar com a gente. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
kotta

|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 2:14 pm Assunto: |
|
|
Ups ... fui descoberta
Bigada Tita pelo "aprendis 5 estrelas ", vindo sim .... fico bem vaidosa , mas ...axo ke anda a ver pouco no milenar ...esta matéria tb la está !!!
e prometo ainda hj actualizar
Vou deixar foto tirada ontem , para acompanharem a evolução , desta minha 1ª aventura na estratificação de sementes de acer
Obrigado tb pa ti Flavio henrique
A partilha desta experiencia , foi apenas um singelo agradecimento pelo mto ke tenho aprendido por aki _________________ kotta
|
|
 |
TITA

|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 7:27 am Assunto: |
|
|
Olá Kotta
Que espédie é de Acer?!?!?!?! parece o Acer Platanoide  _________________
Clube Bonsai do Algarve |
|
|
 |
kotta

|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 1:52 pm Assunto: |
|
|
TITA escreveu: | Olá Kotta
Que espédie é de Acer?!?!?!?! parece o Acer Platanoide  |
Essa vai ser aparte mais dificil Tita, foi o João Carlos ke me ofereceu as sementes, e inda por cima eram de várias especies!!!!!! _________________ kotta
|
|
 |
nabase 2.o PASSO

Registrado: 27/08/06 Mensagens: 377 Localização: Limeira - S.P. -
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 1:52 pm Assunto: |
|
|
Grande e importante matéria. Vou experimentar, visto que da outra vez que tentei olantar as minhas sementes de acer, nada deu certo.
Vou experimentar este método.
Natalino Sampaio _________________ "Tudo passa" |
|
|
 |
kotta

|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 11:45 am Assunto: |
|
|
Isso aí Nabase
É fazendo experiencias ke aprendemos né ???, é um processo um bocadito demorado mas, cmgo bateu certinho , continuam crescendo mto bem, espero ke quando chegar o Inverno, estejam suficientemente granditos para o suportarem
Depois conta como correu a tua experiencia . _________________ kotta
|
|
 |
Cleriston 2.o PASSO

Registrado: 14/09/07 Idade: 42 Mensagens: 207 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Sex Nov 09, 2007 1:02 pm Assunto: |
|
|
Olá tenho algumas dúvidas em relação a este processo.
Eu tenho sementes de
Em qual parte da geladeira eu coloco o recipiente? Eu coloco em cima (congelador) ou embaixo?
Precisa ficar colocando agua no recipiente?
Alguém sabe qto custa um termômetro deste aqui no Brasil? _________________ Cleriston Martinelo
Araraquara-SP |
|
|
 |
|