FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Adubação???
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 10, 2007 11:14 pm    Assunto: Adubação??? Responder com citação

Olá amigos Foristas, venho novamente recorrer a vocês para sanar mais essa dúvida.
Como podemos combinar os adubos Químicos, Orgânicos e Foliar sem causar prejuízo aos Bonsai por excesso de adubo???
Ou a melhor maneira é escolher somente um para cada espécie???
Espero que possam me ajudar pois já matei um Bonsai por causa do excesso de adubo e não quero que aconteça novamente, mas por outro lado não posso deixar de usar o mesmo.
Um abraço e aguardo as respostas.
Alcides Junior
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 7:56 am    Assunto: Responder com citação

Rodrigo, eu não usaria tanto adubo assim Shocked o que eu faço é usar 50% do recomendado na bula (ou menos ainda) e tenho ótimos resultados Wink
Você se refere que não pode deixar de usar o adubo, eu tenho plantas que nunca adubei e elas vivem belas e formosas, muito saudáveis.
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 10:05 am    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,

vc pode intercalar os adubos quimicos e orgânicos.
por exemplo: todo inicio de mês vc pode adubar com adubo organico e lá para o dia 15 de todo mês faça a adubação com o quimico. Sempre fiz isso e estou tendo otimos resultados. As vezes uso o foliar. ,mas é quase nunca !!! Lembre-se sempre de verificar em qual estação estamos para fazer a dubação. Agora no inverno ainda não adubei as minhas...
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 11, 2007 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Vocês tem alguma marca que seja da confiança de vocês???
Conhecem a Marca "VitaPlan"???
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 5:37 pm    Assunto: Responder com citação

Será que alguém poderia me dar uma ajudinha nesta questão Very Happy Very Happy Very Happy
Estou na dúvida entre usar o adubo líquido "Biofert Plus" da Biokits e o Químico 10-10-10 ou 04-14-08 da VitaPlan...
Alguém poderia me auxiliar nessa questão e dizer qual dos dois é melhor???

Desde já Grato.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 6:57 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo,

o liquido da biokits já experimentei, mas o outro não. Então não tenho como te garantir uma resposta isenta, mas os produtos da biokits são muito bons no geral. Só recomendo o cuidado por ser líquido. Em caso de erro na dose não tem volta. Por isso recomenda-se sempre o uso da metade da dose para vasos que está no frasco.

T+
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 16, 2007 8:03 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Rodrigo

Rodrigo Dias escreveu:
Será que alguém poderia me dar uma ajudinha nesta questão Very Happy Very Happy Very Happy
Estou na dúvida entre usar o adubo líquido "Biofert Plus" da Biokits e o Químico 10-10-10 ou 04-14-08 da VitaPlan...
Alguém poderia me auxiliar nessa questão e dizer qual dos dois é melhor???

Eu nunca tive nenhum dos produtos que menciona, por isso é apenas a minha opinião,Ok.

Em Portugal adubo (especifico para Bonsai) com esses valores de 10-10-10, pode procurar, que não encontra, anda tudo mais por baixo

Adubos de força elevada são óptimos para Pré-bonsai ou quem pretende Bonsai de grandes/maiores dimensões...com valores muito elevados, pode um "pau com dois bicos"/"fio da navalha" e perder-se facilmente o controle da folhagem (dificuldade na diminuição da folha) e alargamento de entrenós ou no pior dos casos, poder levar a uma Osmose inversa.

Esse que refere ter 10-10-10, é um adubo que se pode considerar Equilibrado, de força elevada...

O outro tem características diferentes do primeiro, tem o nível de Fósforo mais elevado que os restantes, o que ao administrá-lo, estará a estimular o desenvolvimento do sistema radicular e o engrossar/lenhificar da ramificação, ajudando dessa forma, a criar condições para a produção de folhagem...
Não tem problema algum ....pode é sem querer, estar a fazê-lo num período errado, se for por ex: numa altura em que devia estar a administrar "N" Nitrogénio para estimular a folhagem e novos rebentos, ou valores maiores de "K" Potássio, para aumentar uma possível floração ou frutificação

O Adubo tanto pode ser de origem química como orgânica, desde que ela tenha acesso aos nutrientes na altura correcta ( mas de preferência os orgânicos ), o problema é que os químicos são mais susceptíveis de provocar queima das raízes...

Os orgânicos sólidos ainda terão ter que passar por um processo de decomposição, para que possam começar a ser assimilados pela planta, sendo por isso que são considerados de "liberação lenta"...
Quando tal ocorrer poderá ser visível alguma actividade junto das bolas de Adubo, dado que por muito inerte que seja o solo, terá sempre que existir alguma presença flora micróbiana para garantir a sobrevivência da Planta.

Os líquidos vão ser assimilados no imediato, pelo que a meu ver, a combinação dos dois, pode trazer algumas vantagens (eu faço assim)...por ser diluido na água, a sua presença também dependendo do tipo de substrato, vai durar mais ou menos tempo...sempre muito menos que o outro, devido à lixiviação das sucessivas regas.

Por precaução, administre menos do que o prescrito pelo fabricante, se o fizer mais do que uma vez por mês, faça-o tendo em consideração que deve fazer a divisão das doses, cujo total destas, perfaça a mesma quantidade que seria se o fizesse apenas uma vez por mês.
Em resumo deve dar mais vezes e em menos quantidade.
Para adubar deve regar abundantemente o Bonsai...espere algum tempo e adube.

O Adubo foliar pode ser um bom aliado, em tenho adubo que pode ser administrado nessa vertente, mas não o pratico...apenas por uma questão de comodismo..., se o fizer, faça-o quase ao fim do dia ou protegido da luz solar, porque o adubo não vai ser assimilado no imediato, as folhas não têm essa capacidade de absorção...e ao fazê-lo pode ficar com concentrações de produto que se expostas aos raios solares irão/poderão provocar queimaduras nas folhas...as tais que também muitos de nós não poucas vezes atribuem às gotas de água....também acontece, mas neste caso a água vai evaporar primeiro que a absorção dos nutrientes...também é válido que para o administrar o deve fazer, borrifando primeiro abundantemente as respectivas folhas.

Em relação ao da "Vitaplan", também se deve ter m linha de conta que "P"- fósforo em excesso, afecta a disponibilidade de Cobre e Ferro, o que pode/poderá ocasionar uma possivel confusão com "carência de" como muitas vezes se vê.
Não é que não estejam lá, mas sim que estão presentes e a árvore pela inibição do fósforo, não os consegue assimilar.

Não sei se lhe servirá de alguma ajuda, aqui vai mais alguma informação acerca da nutrição:
http://www.albonsai.com/index.php?option=com_content&task=view&id=48&Itemid=1

Boa sorte

Cptos.

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 11:36 am    Assunto: Responder com citação

Darkaso, muito Obrigado pelas informações, vou fazer testes com os dois em plantas diferentes e observar os resultados...

Um abraço.
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 11:43 am    Assunto: Responder com citação

Prezado Castro, que aula sobre adubação heim...
Muito obrigado pelo esclarecimento detalhado e pode ter certeza que será de grande valia para as minhas futuras adubações.
SEM MAIS PERGUNTAS!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Um Abraço!!!
Antonio Castro
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 6:14 pm    Assunto: Responder com citação

Rodrigo Dias escreveu:
Prezado Castro, que aula sobre adubação heim...
Muito obrigado pelo esclarecimento detalhado e pode ter certeza que será de grande valia para as minhas futuras adubações.
SEM MAIS PERGUNTAS!!! Very Happy Very Happy Very Happy Um Abraço!!!

Caro Rodrigo

Partilha, sim...nunca uma Aula Wink
Partilha do pouco que sei, ou julgo saber, e que nada mais é do que aquilo, que também fizeram/fazem comigo,...apenas uma Partilha.

Também não a leve como verdade absoluta, tente ler mais acerca do tema, se possivel cruzando informação com os demais colegas/amigos...afinal existem muitos factores que se devem ter em conta, e as nossas realidades podem ser bastantes Smile Very Happy

Tudo de Bom Wink

[ ]s

Castro

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodrigo Dias
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 17, 2007 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

A humildade com certeza é o maior dom do ser Humano...

Castro, sendo aula ou não fica aqui registrado o meu muito obrigado.
E pode deixar que vou continuar pesquisando muito sobre o assunto... Very Happy

Um Grade Abraço!!!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: