Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
mrnepomuceno

|
Enviada: Ter Ago 14, 2007 6:01 pm Assunto: Eucalipto |
|
|
Ganhei essa planta e pretendo transforma-la em um lindo bonsai! O que devo fazer? Qual seria o estilo mais apropriado? Podem me dar sugestões?
Foto 1:
Frente
Foto 2:
Direita
Foto 3:
Esquerda
Foto 4:
Costas
Me ajudem!!!
Obrigado  |
|
|
 |
mrnepomuceno

|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 11:02 am Assunto: |
|
|
???????????? |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 7:42 pm Assunto: |
|
|
Hokidashi. procura fotos no gogle e tenta imitar. _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Ago 15, 2007 9:00 pm Assunto: Chokkan |
|
|
Nepomuceno
Uma opção é o estilo hokidashi, como sugerido pelo Sérgio. Para isso, os galhos escolhidos devem ser aramados e posicionados ligeiramente para cima. A escolha dos galhos deve levar em cosideração alturas diferentes e em todos os lados da planta. Mesmo com estas boas fotos, não consigo dizer quais seriam melhor eliminar, pois parece existir mais de um galho em cada posição.
A outra opção, pela foto 1, é o chokkan (ereto formal), que ficaria muito bonito e combina com o eucalipto natural. Para isso, os galhos nem precisam ser aramados, basta escolher os que ficarão e iniciar uma poda leve e frequente, para estimular a brotação de ramificação.
Para qualquer dos dois estilos, é essencial não podar durante muito tempo nenhum ramo do ápice, para que ele engrosse e adquira um calibre que diminua a diferença com o tronco. Este é o principal problema a resolver no momento. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 16, 2007 6:33 pm Assunto: Post do Nicky |
|
|
nickyfury escreveu: | O nobre colega recebeu comentários e sugestões interessantes para formar bonsai a partir do material que ora dispõe.
Vejamos:
Para um bonsai estilo chokkan, ou ereto formal, a melhor frente é a da primeira foto. Bastará deixar o broto apical crescer mais e livre, seguindo a linha desde a base, harmonizando todo o conjunto. Para isso, os galhos laterais deverão ser podados, reduzindo-se o comprimento, mas ao mesmo tempo, formados no sentido de adequarem-se a uma triangulação, observando-se para isso que os primeiros galhos serão maiores que os demais, quanto ao comprimento, até o apice.
http://tbn0.google.com/images?q=tbn:Cvz0Gt-cGDU6TM:http://bonsai.mplusnature.com/images/chokkan_illustration.jpg
Se preferir o estilo hokidashi, então a frente deverá ser a da terceira foto, devendo tambem prevalecer o crescimento apical, em relação ao dos demais galhos, que deverão ter seu comprimento contido, e serem aramados, elevando-se um pouco sua direção, acondicionando-os numa posição mais adequada para a educação nesse estilo.
Outra boa opção, dessa vez aproveitando a frente da primeira foto, seria aumentar o sabamiki ou shari inicial, através da exploração e desbaste, via uso de ferramentas especiais (dremel ou makita), visando formar algo parecido com o bonsai da foto abaixo:
Além de dar um dinamismo maior para seu futuro bonsai, certamente é um trabalho valioso, e bem adequado para uma ótima finalização. Lembre-se apenas de proteger a madeira exposta com produtos adequados a esse tipo de trabalho, e de fazer pinçagem periódicas nas folhas, visando reduzir-lhes o tamanho, para criar um efeito mais harmonico.  |
_________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 16, 2007 7:29 pm Assunto: Trancamento |
|
|
Nepomuceno
Para não causar confusão com dois tópicos com o mesmo assunto, copiei a mensagem do Nickyfury do seu tópico do MINHA ÁRVORE SUA OPINIÃO e colei aqui. Assim, todas as respostas ficarão juntas e na ordem cronológica. Tranquei o tópico de lá, mas novas respostas podem ser colocadas aqui. Obrigado pela sua compreensão.
Aliás, os exemplos colocados pelo Nick são excelentes. Outro exemplo muito parecido com o seu está na revista Bonsai Focus (87, julho/agosto, 2007), incluindo um pequeno segundo tronco morto (sabamiki). _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
mrnepomuceno

|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 9:00 am Assunto: |
|
|
Otimo!
Muito obrigado pessoal vou ver o que faço com a planta e logo mais posto novas fotos!
Vou procurar a revista, valeu ferreira! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 2:37 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ferreira, voce tem a assinatura dessa revista ou o canal de como consegui-la aqui no Brasil?
Passe as dicas, garoto. Essa publicação é interessante para nós, iniciantes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 9:31 pm Assunto: Círculos |
|
|
Caro Amigo Nicky
Sim, tenho a assinatura da Bonsai Focus. Depois de passear pelos sites e pedir informações sobre os valores, decidi assinar a Bonsai Today (EUA), por ser um pouco mais barato pagar em dolar que em euro e ter o frete já incluído. Achei a qualidade dela muito similar à Bonsai Passion. Depois de receber os dois primeiros números, chegou a notícia de que a Bonsai Today seria fundida com a Bonsai Europe, passando a se chamar Bonsai Focus. Pelo menos os dois primeiros números da nova revista são bem melhores do que as duas citadas, com mais conteúdo e menos propagandas. Acho que saí ganhando em qualidade, mas vamos ver como será para renovar a assinatura, já que a nova revista é editada na Holanda e talvez tenha que pagar em euros! A vida, até no bonsai, parece andar em círculos!
Aqui vai o link:
http://www.bonsai-europe.com/bonsai/welkom/
Faça uma visita, tem material com visita livre para ler e apreciar! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 6:19 am Assunto: bonsai |
|
|
Obrigado pela gentileza, meu chapa. Certamente, irei dar uma espiada. Minhas ultimas assinaturas foram outras revistas japonesas, de material igualmente valioso e interessante, mas que é claro, estão totalmente impressas naquele idioma (que estou estudando e aprendendo a duras penas!!! ): revistas: KINBON e SATSUKI, esta ultima, sobre azaleas e rododendros.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|