|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sáb Ago 18, 2007 11:31 am Assunto: pedriscos |
|
|
Eu já ouvi muito a respeito do substrato que se coloca no escorredor, e pelo que eu vi, o melhor é só pedriscos, certo? Então, eu queria saber se cascalho de aquário é uma boa opção. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 18, 2007 5:44 pm Assunto: |
|
|
Paulo
O pedrisco (cascalho de aquário) é uma ótima opção como componente do substrato de bonsai, junto com o chamote (cerâmica triturada). Mas o pedrisco sozinho não é bom, pois a capacidade de retenção de umidade é baixíssima. Já o chamote é um excelente reservador de umidade, sem deixar o substrato enxarcado. Por isso, no escorredor você pode colocar somente chamote ou qualquer mistura dos dois, desde que a quantidade de pedrisco não seja mais da metade.
Aproveito para fazer o convite para que você participe do IV Encontro Nordestino de Bonsai, na Aldeia Bonsai, na Região Metropolitana de Recife. Tem um tópico com as informações no Fórum Central. Muita gente experiente vai estar lá fazendo demonstrações e respondendo as nossas perguntas! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Sáb Ago 18, 2007 10:20 pm Assunto: |
|
|
Com certeza eu vou estar lá!! Este chamote se vende ou eu mesmo é que faço? Não Existe outra opção não? Porque eu tenho palpite de que não vai ser fácil conseguir isto. O que eu estou usando nos meus escorredores me ensinaram no orkut, mas depois eu descobri que não é lá muito bom: é 40% areia de construção, 30% matéria orgânica e 30% de caco de telha. De qualquer forma, obrigado pela resposta! |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 18, 2007 10:30 pm Assunto: Bem vindo! |
|
|
Paulo
Muito bom saber que você participará do IV ENB!
O chamote é mesmo o caco de telha ou tijolo, triturado e peneirado, para ficar com grãos aproximadamente entre 2 e 5 mm. Você pode fazê-lo, seja a marretadas ou em triturador adequado, mas eu prefiro adquirir pronto. O único local que eu conheço que vende é justamente na Aldeia Bonsai, o local do evento.
Um ótimo substrato pode ser feito misturando o chamote com pedriscos, adicionando matéria orgânica (peneirada para retirar o pó), na proporção mais adequada para cada espécie de planta. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Ago 19, 2007 2:44 pm Assunto: bonsai |
|
|
Apenas complementando as informações do amigo Ferreira, o Fernando Magalhaes, da empresa Bonsai Morro Velho usa como substrato apenas o caco de telha, que ele chama de "caqueira", obtido a partir de telhas trituradas.
Claro que o local em que ele mora (Belo Horizonte/MG) possui uma umidade adequada, o que garante que o substrato irá reter a umidade necessária às raízes por mais tempo no interior do vaso. Aqui no DF, principalmente nessa época do ano, seria impensável usar apenas o caco de telha para compor o substrato, sem adicionar terra granulada ou "plantax" à mistura total da composição.
Quanto ao pedrisco, esse mesmo bonsaista tambem aconselha a não usar pedrisco derivado de calcario, mas apenas os do tipo encontrados em rios (seixos lisos) ou então derivados da quebra de fragmentação de granito (não é granitina, que é calcaria tambem).
Algumas espécies sobrevivem bem apenas na "caqueira" ou no pedrisco indicado, como o shimpaku e o pinus. Talvez até mesmo ficus e serissa. Mas é claro, o que irá ajudar mais nessa sobrevida é a compensação da adubagem, corretamente aportada no vaso. Talvez, tambem, a rega diária, efetuada em dois períodos, manhã e tarde, possa contribuir de alguma maneira para o sucesso quando do uso exclusivo de um determinado material.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|