|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rildo 1.o PASSO

Registrado: 25/08/04 Idade: 62 Mensagens: 185 Localização: Indaiatuba - SP
|
Enviada: Seg Ago 20, 2007 10:55 pm Assunto: Ficus |
|
|
Olá pessoal, gostaria de dicas sobre este ficus, esse é aquele que quebra fácil, não me recordo agora a tipo. Já quebrei muito ele sem querer......
 _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 12:05 am Assunto: bonsai |
|
|
O pessoal gozador chama essa variedade de ficus "cream-cracker", uma alusão a esse tipo de bolacha.
O nome mais usual é ficus boni, e realmente é dificil trabalhar com essa planta sem quebrar algum galho. Geralmente, quebramos justamente o que não poderia ser quebrado, estragando todo o trabalho paciente e laborioso que essa variedade requer.
Uma sugestão: voce pode aproveitar o excelente nebari e o lindo tronco e fazer um enxerto, com uma outra variedade de ficus: pode ser o retusa ou o macrofila. Esse ultimo tem uma folha de tamanho parecido com o boni, inclusive, o que não mudaria muito em termos de visual.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 12:05 am Assunto: |
|
|
Oi Rildo, tudo bem!!!???
Este é o ficus benjamina var. boni e tem um nebari muito belo
Acho que falta pouco para se tornar um belo bonsai... eu retirava o 1º galho da direita e tentaria baixar mais, ou incentivar novos, os galhos laterais para formar uma copa mais aberta, como um leque
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 10:27 am Assunto: |
|
|
De fato, com o ficus boni não é fácil se chegar a um bonsai de qualidade, exatamente porque quando se tem um galho quase no local certo e a gente quer ajeitar ele, acaba ficando sem nada, ou seja, com o galho na mão.
Esta sua planta tem um belo nebari e uma copa bem formada para hokidachi. Então segue a dica do Alexandre, tira o galho da direita e já tens um belo exemplar. A dúvida é se este tronco for sinuoso olhando no outro lado, o que comprometeria o estilo hokidachi.
Abraços
Elio |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 7:00 pm Assunto: |
|
|
Nickyfuri, a ideia de enxerto não me agrada muito, tentei algumas vezes sem sucesso, vou perder essa planta também e ele é uma das primeiras que comprei...Alexandre e Elio, minha dúvida maior ea essa, tirar ou não tirar aquele galho da direita, agora acho que vou tira-lo, quanto ao tronco, ele é inclinado para trás, vou postar nova foto da vista lateral. Estou pensando em deixar a copa triangular, e podar a parte inferior para dar uma base maior e reta. O que acham? _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 7:14 pm Assunto: |
|
|
Rildo
Eu acho que esta não é a melhor frente para seu bonsai de Ficus benjamina boni. A vista da esquerda ou a da direita deve se adequar melhor, pois será possível ver a curva do tronco. Como ele tem um excelente nebari em todos os lados, basta colocá-lo em um vaso redondo no ângulo certo. Um tronco deve apontar para a frente, e não deve ficar para trás. Embora a maioria dos bonsai que vemos no estilo hokidashi tenham o tronco reto, eu acho que isso não é obrigatório.
Ele tem uma bonita copa no estilo hokidashi, portanto eu deixaria a copa exatamente assim, redonda, que é típica deste estilo. A copa triangular é mais adequada ao estilo moyogi ou outros verticais.
Em suma, eliminando aquele galho destoante, sua planta estaria pronta para receber o vaso! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 7:36 pm Assunto: |
|
|
Esse mesmo ficus em 05/2004
 _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 8:14 pm Assunto: |
|
|
Segue fotos do ficus
Vista lateral esquerda
tronco
Nebari, vejam como acompanhou o raio do escorredor _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 9:19 pm Assunto: Hokidashi |
|
|
Rildo
Parabéns pela excelente evolução do seu Ficus em apenas 3 anos! Este ângulo "esquerdo" fica muito melhor como frente que a anterior. Basta dar uma leve arrumada no visual da copa. Quando transplantar para o vaso, sem dúvida nenhuma vai ter um belo bonsai. O tempo vai tratar de amadurecer sua árvore, dando cada vez mais personalidade. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Rildo 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 9:37 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, segui a opinião de quase todos, cortei o galho da direita, podei só um pouco da copa no formato arredondado deixando a frente como a foto lateral acima. Logo postarei a foto. _________________ Abraços
Rildo |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|