Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
GustavoO 1.o PASSO

Registrado: 14/08/07 Mensagens: 119 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 10:25 pm Assunto: Ficus japonês (??) |
|
|
Hoje vi uma espécie de ficus c/ folhas verdes e brancas. À primeira vista ele me pareceu ser uma forma variegata do ficus retusa, mas ao ver o nome que estava exposto constatei que era um tal de "ficus japonês". Quando perguntei ao vendedor se poderia ser um ficus retusa, ele disse que não, era "japonês" mesmo.
Alguém já viu essa espécie? Sabem me dizer quais outros nomes pelos quais ela é conhecida?
Obrigado,
Gustavo. |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 10:41 pm Assunto: |
|
|
Poderia ser um Ficus erecta? Acabei de achar aqui em um site: Ficus erecta= Ficus japonica, mas não achei menção nenhuma de que essa espécie tem uma versão variegata... |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 6:57 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
o ficus retusa não se parece nada com o erecta. Se for parecido pode ser outro e não o que ele te vendeu.
Umas fotos seriam boas para ajudar.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 9:03 pm Assunto: |
|
|
Darkaso,
Eu não cheguei a comprá-lo. Mas vou tentar tirar umas fotos dele e volto a postar aqui qdo as tiver.
Valeu mesmo assim Darkaso. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 9:32 pm Assunto: |
|
|
Oi Gustavo,
as folhas dele parecem com as do ficus retusa, só que mais "quebradiçãs" e brilhantes???
Se possitivo, pode ser o ficus benjamina variegata.
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 10:44 am Assunto: |
|
|
Caro Alexandre,
Como sou "bonsaísta" e "cultivador de plantas" há apenas duas semanas (rs) ainda não tenho experiência suficiente para essas comparações, e com certeza quando as fizer não serão de todo precisas, mas pelo que observei, me parecia ser uma espécie "variegata" de aulgum ficus. As folhas realmente me pareceram ser como as do retusa, porém os galhos me pareceram, realmente, mais lenhosos e quebradiços, e não tão "elásticos" quanto os retusa que já vi.
O benjamina tem forma variegata? Pelo que já li aqui no fórum o benjamina não é uma espécie tão aconselhada a um iniciante quanto o retusa, estou correto?
Abraços! |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Ago 26, 2007 10:17 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
o benjamina tem variedade Variegata sim. Mas não se preocupe, aos poucos vai conhecendo as esepécies e fica craque. Depois poste as fotos que vamos dar uma olhada.
Esse link tem uma foto e uma pequena descrição:
http://www.arbolesornamentales.com/Ficuserecta.htm
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 8:08 pm Assunto: |
|
|
Pessoal,
Hoje fui até o quiosque para tirar umas fotos do tal ficus, mas qdo cheguei lá descobri q a câmera não estava funcionando. Acho q deu pane no sensor.
Mas vou tentar de novo com outra câmera durante essa semana e volto p/ postar as fotos.
Abraços! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 8:28 pm Assunto: bonsai |
|
|
Certamente, a planta é um ficus benjamina variegata. Alguns cultivadores torcem o nariz para essa variedade, por acreditarem que seu tempo de vida útil é curto, sendo que plantas adultas sobrevivem míseros 50 ou 70 anos, secando paulatinamente ao longo do tempo, até morrerem completamente.
Tenho alguns exemplares em meu viveiro. Há os de folhas grandes, médias e pequenas. Ah, tem uns de folhas gigantes, tambem. É interessante, a meu ver, e resultam num bom trabalho, se cultivado como bonsai, principalmente por apresentarem raizes bem estruturadas, que se forçadas, rendem um bom nebari.
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 10:10 pm Assunto: |
|
|
Me parece ser essa espécie mesmo, nicky!
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda de todos!
Abraços! |
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 7:21 pm Assunto: |
|
|
Nicky, só mais uma dúvida: todos as espécies de ficus têm esse problema de tempo de vida curto, ou é só o benjamina? |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 8:24 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
as variegatas tem esse comportamento. Se o fícus benjamina não for variegado não tem nada disso. Mas como o Nicky disse, pode ser algo pelos 70 anos, então, faça para experimentar. Eu evito variegatas, tenho apenas uma serissa.
|
|
 |
GustavoO 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 9:32 pm Assunto: |
|
|
Pois é, Darkaso, "tempo de vida curto" de 70 anos... Acho q já basta pra ela viver mais q eu... rs
Qdo vc diz variegadas, diz de um modo geral? Tbm tenho uma serissa variegata, e pra falar a verdade, acho ela bem mais interessante q as serissas comuns. Aliás, se for pra generalizar, acho q eu costumo gostar mais dos exemplares Variegata q dos comuns... Por isso foi bem ruim ter essa notícia qdo ao tempo de vida reduzido. Será q tem relação c/ o tal vírus q elas têm e q tornam as folhas coloridas? Achava q ele fosse inócuo... (Aliás, essa história é verdadeira? De q essa diferença na coloração é dada por um vírus?)
Abraços! |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 9:39 pm Assunto: |
|
|
Gustavo,
não sei se é devido a vírus, mas é uma característica genética. Também gosto muito da serissa variegata, mas com tempo tenho perbido que aos poucos ela está ficando toda verde, mas as folhas estão com o mesmo tamanho, o que acho melhor ainda. Essa cracterística tem algo parecido com o albinismo em seses humanos e animais, tornando a espécie mais frágil.
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:14 pm Assunto: Mutações |
|
|
Gustavo
Não, não se trata de vírus, mas de mutações no DNA dos cloroplastos (Além de várias outras possibilidades, apesar de alguns vírus produzirem mutações, eles não precisam mais estar presentes quando o efeito aparece).
Eu não tenho nenhuma planta variegada, pois sempre acho que lhes falta um pouco... de verde! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
|