|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 3:20 pm Assunto: |
|
|
Wilson: Eu não tinha conhecimento da escarificação em semente de PNJ, mas já que aumenta as chances de grminação vou tentar fazer assim da próxima vez......e gostei dessa dica de um outro site onde se possa comprar sementes, as vezes no mercado livre falta, aí já sabemos onde correr.........valeu Wilson
Rodrigo: é isso aí, tem que ler bastante e ter bastante informação antes de plantar, foi assim que eu fiz no começo de julho.....qdo comprei as sementes....
Espero que tenha sucesso com as futuras mudas........
Abraços........ _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

Registrado: 31/07/07 Mensagens: 128 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 9:07 pm Assunto: |
|
|
Valeu Djalma,
pode deixar que estou lendo bastante e logo, logo terei mudinhas do PNJ.
Um Abração!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 9:26 pm Assunto: Sashiki |
|
|
Djalma,
Wilson,
Rodrigo
Muito obrigado pelas dicas. Talvez em breve eu me junte à turma do sashiki. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 12:28 pm Assunto: |
|
|
Realmente Ferreira, é bem gratificante ver as técnicas de sashiki dar certo.....
Ainda mais pra um iniciante como eu.......rsssss
Abraços.... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 4:34 pm Assunto: |
|
|
É isso ai Ferreira, como disse nosso amigo Djalma é muito legal termos uma pequena sementinha, fazer ela germinar, ir educando ela desde pequena e no futuro termos um Bonsai que foi cultivado por nós desde a semente...
O lado ruim desse método é que teremos que esperar um longo tempo para que possamos ter realmente um Bonsai e isso para principiantes como eu gera uma ansiedade muito grande, mas seguindo dicas do fórum pelos mais experientes, estou cultivando plantas em estágios diferentes. Comecei pelos Pré, fui adquirindo mudas e agora passei para as sementes...
Mas mesmo assim não vejo a hora das minhas sementes começarem a germinar!!!
Um Grande Abraço a todos... _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 5:23 pm Assunto: |
|
|
Olá Rodrigo
O ideal seria ter árvores nos diferentes estágios...tente não ver como "ruim", mas sim como essencial ao seu crescimento na arte, essa ansiedade, é normal, e afinal enquanto elas nos mantêm ocupados, não fazemos o que não se deve nas outras
Eu é sem dúvida alguma a vertente que mais me dá prazer praticar na arte de Bonsai, se o irão ser algum dia? não sei, mas no decorrer desse percurso, estou em querer que será bem compensador...além de que tudo o que sair dali, de igual forma, será o fruto do seu trabalho...o que também tem a sua importância...
Eu todos os anos costumo praticar Misho & Sashiki, não porque tenha necessidade de mais árvores, quen não tenho nem o espaço o permite, mas precisamente para estudar/aprofundar essa vertente e acima de tudo me manter ocupado...quanto muito fico com um ou outro exemplar, o resto costumo dar aos amigos...
Tem aqui um site com optimos exemplos
http://www.bonsai.aveiro.co.pt/home.php
ver em: Artigos / "Reprodução por Semente -Estratificação de sementes - fase1" e em "Reprodução por Semente - Sementeira - fase2"
Eu costumo seguir este método do site e costumo ter resultados satisfatórios na germinação (depende um pouco das espécies), o meu problema até este ano, não tem sido germinar, mas sim estabilizar as plântulas, que teimam em apanhar o "Damping-off", senão no inicio...é ao fim de algum tempo, mesmo com aplicações preventivas de "Previcur N".
Alporque - http://www.actionvideo.freeserve.co.uk/layering.html
Sashiki - http://www.actionvideo.freeserve.co.uk/cuttings.html
Misho - http://www.actionvideo.freeserve.co.uk/seed1.htm
Boa sorte
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 8:42 pm Assunto: |
|
|
Belos links Antonio Castro, obrigado por contribuir......
Abraços....... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 10:50 pm Assunto: |
|
|
Muito Obrigado pelas dicas Castro.
Os Links são interessantíssimos e sem dúvida adicionaram bastante coisa, mas bem que podiam ser todas em Português né...
Pretendo continuar a cultivar as sementes e como você falou é bom que cuidamos das novas mudinhas e deixamos um pouco as nossas árvores descansar... Só que daqui a pouco, também terei que estar doando algumas mudinhas porque o espaço é pouco. Se bem que isso tem um lado bom, porque pode ser que a cada muda doada, talvez tenhamos um novo adepto a arte do Bonsai...
Só não entendi muito bem quando você disse:
"...o meu problema até este ano, não tem sido germinar, mas sim estabilizar as plântulas, que teimam em apanhar o "Damping-off", senão no inicio...é ao fim de algum tempo, mesmo com aplicações preventivas de "Previcur N"..."
Poderia me explicar melhor???
Um abraço e desde já grato pela atenção!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Dom Ago 26, 2007 5:37 pm Assunto: |
|
|
Olá Rodrigo
Rodrigo Dias escreveu: | Muito Obrigado pelas dicas Castro.
Os Links são interessantíssimos e sem dúvida adicionaram bastante coisa, mas bem que podiam ser todas em Português né... |
Olhe, para mim Inglês era como Chinês, não sei se felizmente ou infelizmente, cá não têm o hábito de traduzir filmes/documentários etc, como acontece com os “nuestros hermanos”...isso faz com que o pessoal se habitue à lingua.
Eu por questões profissionais, devido aos programas com que tenho que trabalhar diariamente, os "bons" Manuais, são todos nessa língua, e para acompanhar o mercado de trabalho, fui obrigado a ter que ultrapassar essa enorme barreira, (ainda mais, como autodidata), valeu-me a ajuda de um colega (e grande amigo) que me incentivou a continuar, mesmo numa altura em que não havia “tradutores” da net, aliás nem a “net” .
Hoje leio-os quase sem me aperceber, que estou a faze-lo noutra língua, salvo uma ou outra palavra que não conheça...isto técnicos, porque se for doutro conteúdo nunca experimentei...quanto a falar, muito pouco.
Pelos livros que tenho, com essas caracteristicas, levam-me a crer, que é preferível um bom manual em Inglês, que uma “menos boa” tradução na nossa língua materna, além do facto, de que são bem mais baratos....
Mas concordo, que é um enorme problema quando não percebemos a língua, isso é seguramente...
Rodrigo Dias escreveu: | Pretendo continuar a cultivar as sementes e como você falou é bom que cuidamos das novas mudinhas e deixamos um pouco as nossas árvores descansar... Só que daqui a pouco, também terei que estar doando algumas mudinhas porque o espaço é pouco. Se bem que isso tem um lado bom, porque pode ser que a cada muda doada, talvez tenhamos um novo adepto a arte do Bonsai... |
E então, isso não é bom?? Basta ver a cara deles quando lhas entregamos , afinal isso, também e Bonsai...
Rodrigo Dias escreveu: | Só não entendi muito bem quando você disse:
"...o meu problema até este ano, não tem sido germinar, mas sim estabilizar as plântulas, que teimam em apanhar o "Damping-off", senão no inicio...é ao fim de algum tempo, mesmo com aplicações preventivas de "Previcur N"..." |
È...o meu problema, tem sido mais a estabilização das plântulas, do que a germinação...
À parte da necessidade das possíveis estratificações ou escarificações, o problema do “Damping-off” é onde a maior parte delas, se vão embora...comigo tem sido assim
Elas quando estão na fase de folhas embrionárias e até mesmo um pouco mais para frente, são bastante frágeis, qualquer alteração do meio ambiente onde estão inseridas, é um problema que lhes pode ser fatal...o que deve ser o meu caso, a julgar pela diferença de temperaturas que tenho no mesmo local, ainda que de diminutas dimensões.
Na Estante chegam a ter uma diferença de 3 ou 4ºc de uma prateleira para outra, e o esquecimento delas num local “menos bom”...já eram.
O Damping-off é uma murchidão que ocorre em plantas de viveiro, provocada por fungos do géneros Pythium, Phytophtora entre outros...e pode ser minimizada com um Fungicida Sistémico chamado “Previcur N” ( da Bayer)
Nos anos anteriores tive uma taxa que se poderá ser considerar de pouco/nada satisfatória em relação em relação à % que germinava, e aos poucos exemplares vingavam.
Este ano como tinha que fazer a experiência de transplante para “escorredores de macarrão” usei alguns que sobraram, para esse fim, e os resultados surpreenderam-me em muito pela positiva.
No entanto não posso dizer/afirmar que os problemas anteriores estarão resolvidos, devido ao facto de as espécies em questão, não serem as mesmas... e mesmo que o fossem, existirão sempre condicionantes do meio ambiente que não se podem repetir, e que poderão fazer alguma diferença de uma experiência para outra...para o melhor e para o pior.
Quanto à experiência em curso, calculo que tenha sido uma taxa de aprox. 80/90% nas várias espécies...e poderá ter a ver com os buracos laterais do recipiente permitindo uma maior oxigenação, tal como a profundidade do mesmo.
Já tive e tenho recipientes que não foram nada baratos, desde “Turfa” até aos da “Ubbink” e não gostei dos resultados de nenhuns, os primeiros por fazerem demasiada retenção de liquidos e quase todos por serem pouco profundos.
Uma coisa que o aconselho é que seja quais forem os passos que dê...já que gosta desta prática....aponte tudo...desde o inicio/fim da estratificação/data em semeou/germinou/ óbitos e situações desfavoráveis de clima...pode vir a fazer-lhe falta no ano seguinte, a si ou a alguém próximo de si....porque a boa técnica é aquele em que for bem sucedido, mesmo que não exactamente como mandam os livros, ou com ligeiras alterações que achou convenientes...se resultou é uma boa técnica, mas senão tiver documentada dificilmente saberá mais tarde quando e como fez
Existem por cá excelentes tópicos acerca de sementeiras, é questão de fazer uma pesquisa pelo nome "sementes", ou então procurar nas várias mensagens de: Dilomar Copetti/Wilson Fracassi/Geraldo Inocêncio entre mais alguns outros... recomenda-se...
Boa sorte, e não tem que agradecer
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Rodrigo Dias 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 8:24 pm Assunto: |
|
|
Como vai Castro,
A respeito do Inglês tenho que fazer um cursinho mesmo e pretendo fazê-lo assim que possível.
Agora entendi melhor... Pudera também não entender com uma explicação como essa né???
A idéia de registrar os passos também é muito boa e vou aplicar ela a partir de agora.
Muito obrigado e um Abração!!! _________________ Rodrigo Dias Silva |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|