FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

PRIMAVERA DO BONSAI 2007 - Novo visual
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 22, 2007 7:59 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Nick,

Belos vasos de cimento, vc mesmo que faz ? Acredito que terei que fazer vasos parecidos com estes para algumas das minhas plantas, por acaso aqui no fórum tem algum passo a passo para fazer estes vasos ? Outra coisa, parabéns pelos ligustros, aqui na Bahia não se encontram ligustros com este calibre, na realidade eu nem sabia que poderiam chegar a esta dimensão, rsrsrs. Este último ligustro está de encher os olhos.
Abraços fraternos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 5:45 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Obrigado, Glauco, por seus elogios. Very Happy

Realmente, são belos exemplares de ligustro que tive a grata satisfação de retirar, via yamadori urbano, há alguns anos, de uma cerca viva da casa de uma amiga. Very Happy

À época, retirei algo em torno de 13 plantas, de grossura e formas variadas. Algumas deixei no solo, simplesmente por não dispor de local apropriado ou recipiente adequado, para acondicioná-las. Cedi algumas para amigos bonsaistas, inclusive, depois de escolher as que mais me atraiam. Very Happy

De fato, para nós bonsaistas que temos arvores um tanto quanto avantajadas, em se tratando de calibre de tronco, ou de nebari, adquirir vasos que nos possibilitem um cultivo adequado dessas plantas é a maior dificuldade. Sad

No caso, tive que pesquisar bastante, principalmente junto a outros bonsaistas e cultivadores que passaram pelos mesmos percalços, a melhor maneira de estar fabricando meus próprios vasos tamanho familia. Very Happy

Uma boa dica de como fazer vasos com o tamanho que voce quiser, pode ser observada e aprendida no site do Sergivaldo Costa:

http://www.nativosdonordeste.z6.com.br/passoapasso/pap01.htm

Nessa página, inclusive, abre diretamente para uma lição desse grande amigo bonsaista que é o Sergivaldo. E não se acanhe de, se precisar, entrar em contato com ele, para sanar qualquer duvida a respeito da confecção desse vaso. Very Happy

Outra fonte que considero válida, está aqui mesmo no forum, na seção Matérias, em que o bonsaista goiano Geraldo Inocencio, posta informações valiosas de como confeccionar vasos de qualquer tamanho. Usando as técnicas apontadas por ele, voce pode estar fabricando seus próprios vasos a partir de bacias ou recipientes tamanho-família. Very Happy

No mais, meu caro, é encontrar alguem que se disponha a fabricar para voce fôrmas que possibilitem o fabrico de vasos na forma e tamanho necessários ao seu plantel. Very Happy

Lembrando que esses vasos de cimento podem ser pintados, para "ocultar" um pouco a caracteristica marcante do cimento. Creio que com o tempo, ainda teremos ceramistas interessados em ampliar ou reformular seus fornos, para o fabrico de peças maciças e grandes em ceramica, para sanar nossa atual necessidade por vasos desse tamanho. O bonsaista João Carlos, de Cascavel/PR, importa vasos tão grandes como esses meus, de ceramica. Mas os preços, infelizmente, ainda são proibitivos, daí a necessidade de estarmos ainda apelando para o fabrico próprio de vasos de cimento, para nosso cultivo. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Glauco Bastos
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 24, 2007 1:58 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Nick,

Obrigado pela resposta, realmente o tema vasos ainda é um dos maiores problemas que enfrentamos no Brasil, embora nossos ceramistas estejam progredindo cada vez mais ainda temos algumas carências, e vasos e bandejas de médio e grande porte é uma delas. Bom, obrigado pelas dicas, darei uma olhada nas matérias e vou tentar começar a me aventurar a confeccionar meus vasos, creio que seja mais uma etapa evolutiva da arte, rsrsrs.
Abraços freternos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2007 6:37 pm    Assunto: Naturalmente Responder com citação

Veja que coisa maravilhosa, o encontro de bonsaista em Ribeirão já é uma tradição.
Graças a participação de todos e sem a mínima duvida do trabalho incansável do Sr. Mário.

Será que já podemos começar a contagem regressiva???

Abraços a todos
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

Ir para: