FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Azaleia "bonsai". O Moyogi lhe cai bem ?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2007 10:56 am    Assunto: Azaleia "bonsai". O Moyogi lhe cai bem ? Responder com citação

Tenho trabalhado nesse "bonsai" faz alguns meses e sei que ainda está deixando a desejar...

Busquei me inspirar no exemplar trabalhado pelo bonsaita Rock Junior que saiu num exemplar da Como Cultivar Bonsai (cerejeira) no estilo moyogi classico, em que o ápice deve coincidir com a base do tronco.
Se estivar ruim ou feio o meu examplar, por favor sintam-se a vontade para sugerir...

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2007 2:02 pm    Assunto: Responder com citação

amigo sua planta esta ficando muito boa , só acho que o vaso e que não esta ajundando .
se vc trocar o vaso por um redondo mais baixo vai ver como vai destacar mais a sua planta.
abraços
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2007 6:42 pm    Assunto: Boa planta, vaso nem tanto Responder com citação

Fabioso

Embora não dê para visualizar a estrutura, sua azaléia parece que foi bem trabalhada. Concordo com o Flávio que este vaso não é adequado:
pois além de não colaborar para a beleza do conjunto, ele não permite que sua planta seja plantada na altura correta, sem o morrinho!

"Recife (PE)"
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2007 8:49 pm    Assunto: Vaso Responder com citação

Fabioso,
concordo com os amigos do fórum; está ótima a tua planta mas o vaso não é adequado. Quando olhamos para ela, temos a impressão de que ela está "espremida" no vaso. Um vaso redondo como esse da foto que te inspirou ficaria ótimo. A cor não deverá destoar muito do marrom ou da cor natural da cerâmica. O Jorge Ribas, com link acima neste fórum, tem belos vasos a preços razoáveis. Acho que vale a pena dar uma olhada...
Um abraço.
Edson.

PS - Se for um mame, acho que daí seriam outros quinhentos...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 27, 2007 7:04 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

O vaso não é adequado não por não harmonizar com sua planta, mas antes por não permitir que sua planta se desenvolva a contento. É preciso fazer uso de uma vaso maior, para treinamento, que irá permitir um aporte adequado inclusive de nutrientes, até a finalização do conjunto, quando, então sim, poderá envasar seu bonsai em um recipiente mais de acordo. Very Happy

Quanto à estilização, devo salientar que embora a azalea aceite o estilo moyogi, voce não deveria estar usando um espécie diferente para pautar seu trabalho, como exemplo. Isso em razão de que são espécies que apresentam comportamento distinto por demais, tanto quanto à emissão de brotações novas, quanto no quesito desfolha e poda, em que a azalea exige de seu cultivador técnicas mais apuradas para que possa realizar um bom trabalho de estilização. Very Happy

Assim sendo, sugiro que voce busque parametros tais que permitam a voce desenvolver a contento seu futuro moyogi azalea, pois sei que se procurar as informações, irá com certeza obtê-las na medida de suas necessidades. Very Happy

Um bom exemplar, para que vc possa estar visualizando a poda de refinamento:

http://www.shop.wsbonsai.com/shop/item.asp?itemid=124

Outro lindo exemplar:

No endereço abaixo, duas excelentes plantas para servir de exemplo:

http://www.bonsailearningcenter.com/Gallery/gallery.htm

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Ago 31, 2007 1:52 pm    Assunto: Responder com citação

Nickfury,
obrigado pelas informações. Como sou novato, achava que o tamanho do vaso era uma questão mais estética e que não afetaria tanto o desenvolvimento do exemplar. A inexistência, praticamente, de vasos para bonsai em Salvador me fez usar um vaso qualquer (já que não tinha muita opção), pois comprar em outros estados fica muito caro por causa do frete (que muitas vezes é quase o preço do vaso). Então, no próximo transplante que eu fizer vou coloca-lo em um vaso comum e mais espaçoso. Quanto ao estilo, usei o exemplo apenas como referência estética, não querendo de forma alguma reproduzir o lidar e cuidados que são muito diferentes de uma azaléia para uma cerejeira. Os exemplo que você enviou, ao que me parecem (pela minha ignorância), na maioria ou são do estilo moyogi ou do estilo vassoura.
Eu , particularmente, não gosto muito do estilo vassoura, acho muito previsível e monótono. Lógico que minha intensão não é forçar a barra com meu exemplar mas usar uma opção de estilo e trabalhar (ou mudar de estilo) até que o mesmo fique a contento...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 1:56 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Chamo a atenção do nobre colega, bem como de outros que comparecem ao forum, local mais que apropriado para discutirmos e aprendermos uns com os outros, que é um equívoco muito grande alguem achar que determinado estilo de educação de bonsai é mais "fácil" ou "menos dificultoso", "menos bonito", "previsível" ou "monotono" que outros estilos. Sad

Na verdade, Fabioso, o estilo HOKIDASHI, é um dos mais dificeis de ser completado, sendo que as vezes leva-se anos, (dez ou mais), até ter em mãos uma planta devidamente estilizada como hokidashi. Very Happy

Creio que nossa visão ocidentalizada de ver as coisas é que causa essa deturpação, essa ignorancia que temos em insistir que um bonsai estilo hokidashi é algo parecido com o estilo "bolinha", que vemos em plantas como o buxus ou eugenia, tão comuns nos viveiros Brasil a fora. Sad

Nada mais equivocado e longe da realidade. Ou da verdade. Um bonsai educado no estilo Hokidashi, deverá receber constantes podas de refinamento, visando formar uma estrutura não compacta, mas bem densificada. Isso não é, repito, tão simples como se pode pensar. Não basta apenas formar alguns galhos, deixar a folhagem cobrir a parte aerea e considerar que está tudo pronto, é só exibir. Laughing Laughing Laughing

O caminho, meu caro, é bem mais árduo. Shocked

Apenas para ficar com dois simples exemplos visuais, observe, primeiro, essa Eugenia:

Agora, aprecie detidamente a minuciosa trama da densificação, da distribuição de galhos dessa linda bouganvillea (primavera), inigualavel em sua apresentação:

São dois excelentes trabalhos, executados por grandes mestres chineses, em paciente e laborioso trabalho ao longo de anos e anos, que atestam toda a perícia e técnicas necessárias para formar um bonsai estilo HOKIDASHI. Very Happy
Quando tiver oportunidade, compre um daqueles buxus ou eugenia "bolinha", desfolhe, e compare suas estruturas com as dessas plantas. Verá que há um longo e árduo caminho a percorrer, e que diferentemente do que voce imagina, realmente educar um bonsai nesse estilo não é algo assim tão simples, nem tão previsível, ou monotono. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Djalma
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 7:54 pm    Assunto: Responder com citação

Isso que é Hokidashi heim.........

Com certeza trabalho de anos........

Abraços...
fabioso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Set 01, 2007 11:17 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado aos colegas forista pelos esclarecimentos sobre a dificuldade de se obter um bonsai no estilo hokidachi. Muito esclarecedor.

A partir de hoje vou tentar visualizar as opções de estilo sem preconceitos e vendo mais o que a planta pede do que o que eu peço...

Estou com dúvidas no que mais eu poderia (além do vaso) fazer pra melhorar a qualidade do exemplar. Será que está muito feio (tirando o vaso) ? Pois me esforcei bastante, mas ainda estou engatinhado na arte...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: