|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qua Ago 22, 2007 9:58 pm Assunto: Desfolha, poda, aramação e reenvase de uma azaléia. |
|
|
Caros amigos,
Tenho esta azaléia já algum tempo e resolvi melhorar sua estrutura, principalmente pq havia um toco bem no meio da copa e que eu não sabia como tirar até receber a fresa do Nelmar. Pois bem, aproveitando a época efetuei a desfolha para melhor visualizar o tronco e galhos, fiz uma poda de limpeza e diminuição de galhos(alguns saíram quando utilizei a fresa, a peça é amolada mesmo, rsrsrs), depois comecei o trabalho de desbaste do toco que tanto me incomodava, o problema é o cuidado com a fresa pois qualquer descuido um galho vai embora, rsrs. Após o desbaste, e da devida aplicação da pasta selante iniciei a aramação, só que ao final do trabalho eu não fiquei satisfeito da formação final e não estou conseguindo ter idéias de como melhorar, por isso venho até vcs para que me sugiram alguma coisa, tipo exploração mesmo, rsrsrs. Aproveitando ainda o ensejo queria tb sugestões sobre o tipo de vaso que devo colocar pois tb farei o reenvase em função desta azaléia já estar a mais de 02 anos sem transplante.
Abraços a todos.
Aqui antes de começar a sessão tortura.
Aqui o tôco que tanto me incomodava
Aqui, após a desfolha.
Logo após a retirada do tôco e aplicação do selante.
E aqui está depois de aramado, sinceramente não gostei e por isso venho em busca de sugestões, se possível opinem também em relação a formato de vaso, cor e etc.
Abraços fraternos a todos. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 7:18 am Assunto: |
|
|
glauco não sei se e isso que vc tem buscado , mas o estilo vassoura acho que ficaria bem pra sua azaléia que tem um bom tronco, e um otimo nebari.
agora e sperar a belezinha sair as novas brotações pra ver como vai ficar.
no mais gostei muito da azaléia _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 11:22 am Assunto: |
|
|
Caro Flávio,
Realmente é o estilo hokidashi que usarei já que a própria planta pede isso, embora não goste muito deste modelo, rsrsrs. Mas na realidade eu busco opiniões em relação a aramação que eu não estou muito satisfeito e também sugestões sobre que tipo de vaso usar, pois estarei fazendo o transplante e reevase neste fim de semana.
Obrigado e abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 7:39 pm Assunto: |
|
|
Glauco,
sua planta tem que ser hokidachi mesmo. Sem medo de ser feliz. Só que sua aramação deu movimento aos galhos. Não é recomendável ao estilo. Deixe os galhos retos de novo. Veja algumas fotos do estilo, parece que alguns estão em posição estranha que compromete o estilo. Alguns galhos que foram perdidos estão fazendo falta. Mas o toco tinha que ser retirado mesmo.
Tire uma foto de lados e bem de frente, sem ângulo para cima, dará uma idéia melhor de como ficou.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 8:03 pm Assunto: |
|
|
Caro Darkaso,
Acredito que vc tenha matado a xaráda do que estava me incomodando na aramação, é justamente os movimentos que adicionei aos galhos e que não combinam om o estilo, rsrsrs. Realmente alguns galhos que foram retirados acidentalmente estão fazendo falta, mas não tinha como manter aquele tôco no meio da planta e como os galhos são muito próximos não tive como evitar algumas perdas. Vou retirar novas fotos já com a aramação modificada tentando seguir o padrão do estilo e tentando compensar os galhos perdidos com um novo posicionamento de galhos. E quanto a vaso, o que vc sugere ?
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 8:55 pm Assunto: |
|
|
Glauco,
foi mal, esqueci do vaso. Pode ser redondo, é o que melhor combina com o estilo. A cor clara, pode ser natural mesmo. Uma outra possibilidade é o esmaltado verde ou azul. Acho que fica bom. Eu gosto mais de um vaso de argila natural, cor mais clara.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 23, 2007 10:35 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Darkaso, vou ver o que consigo arranjar para seguir suas orientações, esta semana mesmo quando fizer o transplante e corrigir minha aramação postarei novas fotos e provavelmente já terei transplantado para o novo vaso, meu único receio é do vaso que tenho ser menor que o anterior.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Ago 24, 2007 10:32 pm Assunto: |
|
|
Olá Glauco!
Vou com o pessoal: Tem que ser Hokidachi, por uma simples razão, o tronco totalmente reto se presta para Chokkan ou Hokidachi. Como Chokkan está fora de cogitação, então.............!
Ah, não esquecendo, tens um belo exemplar, parabéns!
Um abração _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 10:11 pm Assunto: Apenas dicas de um principiante |
|
|
Caro amigo, lindo exemplar vc tem. Quanto a aramação, se a frente de sua planta for realmente a da última foto sugiro que retire este galho que sai pela frente da planta, não fica legal ao lesenho dela alem de esconder a estrutura dela. No ápice tem galhos cruzandos ( na parte da direita também), evite ao maximo estes cruzamentos. Particularmente não gostei dos galhos da direita de sua planta aramados para baixo, minha sugestão é reposicinamento.
Em relação ao vaso, diria um vaso redondo, esmaltado com metade da altura do atual.
Qual a cor das flores???/
Abraço fraterno |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 7:55 am Assunto: |
|
|
glauco qto a aramação acho que o darkaso matou a charada. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 8:53 am Assunto: bonsai |
|
|
Glauco, realmente sua azalea tem um bom potencial, no estilo mais adequado que é o hokidashi. Não pense vc, que por parecer ser simples, esse seja um estilo fácil de se conduzir, ainda que sua planta tenha todos os pontos favoráveis para a formação.
O vaso ideal para reenvase é redondo, com bordas altas. Pode ser de cor cuja tonalidade realce a apresentação da planta, quando florida. A cor, óbvio, não deverá ser a mesma das flores. Como sua planta ainda está em treinamento, poderá inclusive usar um vaso maior do que o que deveria estar usando se a planta estivesse finalizada.
A planta tem alguns galhos finos saindo na linha abaixo dos galhos mais grossos, que deverão ser retirados, para harmonizar seu trabalho. Num primeiro momento, voce pode inclusive deixar apenas tres galhos mais grossos, a partir dos quais irá explorar as novas brotações objetivando compor melhor o estilo pretendido.
O hokidashi com azalea é diferente de qualquer outro, com outra espécie. Não podemos seguir linhas rigidas quanto à formação dos galhos. Nesse caso, a opinião do grande Darkaso, de que os galhos não poderão ter movimento contrário à rigidez do caule, não é tão correta.
O que deve atender é o principio da adequação. Um galho poderá ter movimento, nessa espécie e em sua planta em particular, se for necessário mantê-lo nessa posição para harmonizar o conjunto.
Resta que, o ideal é que voce tenha em mente que quando mais perto do caule estiverem as brotações e ramificações, mais compacta será a copa de sua arvore, e é isso, primordialmente, que voce deverá buscar.
No Japão, há associações e clubes totalmente direcionados para a azalea. Há mostras e exposições em que voce não vê nenhum outro bonsai de outra espécie, que não seja a SATSUKI, que possui inumeras variedades (kurume, yama no hikari, nikko, kinsai, etc), e atrai compradores e colecionadores do mundo inteiro. Em Saitama, por exemplo, há um festival (satsuki matsuri) famoso em todo o mundo, que expõe belissimos trabalhos com essa espécie e é muito concorrido.
Idéia da compactação de ramagens e brotações: Azalea Satsuki, variedade Kinsai:
Outro exemplar, variedade Hikari-No-Tsukasa. Observe a compactação dos galhos, bem próximos do caule:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:50 pm Assunto: |
|
|
Nick,
Obrigado pelas dicas, vc como sempre tem excelentes colocações, e estas azaléias que vc postou são uma covardia e eu já tinha visto algumas fotos de uma destas exposições e realmente fiquei maravilhado, pena que a minha não seja uma satsuki, é uma tremenda dificuldade encontrar material de boa qualidade disponível por aqui. Bom, quando recebi sua mensagem eu já havia feito o tranplante para um novo vaso, que em função da velha dificuldade de material só achei um oval e um pouco maior do adequado, mas como vc bem citou a minha planta ainda está em educação então não tem problema em manter mais algum tempo em um vaso que não seja o definitivo, creio que terei de esperar mais um ano ou dois para fazer o transplante final, enquanto isso tentarei direcionar adequadamente as novas brotações. Quanto a retirada dos galhos mais finos estarei postando nova foto com melhor visualização para que vc possa opinar melhor, mas na realidade continuo insatisfeito com a formação que ficou, mesmo deixando os galhos mais retos, creio que faltam galhos em alguns lugares essenciais e agora só esperando uma nova brotação.
Abraços.
 _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|