Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fireenddark
Registrado: 25/08/07 Mensagens: 24 Localização: governador Valadares-MG
|
Enviada: Dom Ago 26, 2007 4:53 pm Assunto: jabuticaba na sacola o que devo fazer |
|
|
eu comprei uma muda de jabuticaba ela está com a rais um pouco exposta e ainda esta na sacola, o que eu devo fazer primeiro? 1cortar as raízes 2-cortar os galhos e aramar ou o que? eu ja perdi 6 mudas de ip^e 3 de jabuticaba, em todas elas eu podei as raizes e os galhos, com isso deu um fungo que se espalhou para todas elas e nao sobrou nem uma para comtar a historia ou melhor so sobrou uma muda de ipê amarelo que resistiu. _________________ Gustavo |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Ago 26, 2007 7:33 pm Assunto: |
|
|
fireenddark,
Eu gosto de formar jabuticabeiras em vasos grandes ou plantadas no chão. Primeiro educo tronco e galhos só quando a parte aérea já está bem formada é que retiro do vaso ou do chão, faço a poda e educação das raízes e planto em vaso de bonsai. Não são todas as plantas que suportam poda de raízes e galhos ao mesmo tempo. É melhor fazer os dois procedimentos em épocas diferentes.
Do amigo Geraldo Inocêncio _________________ web: www.bonsaimorrinhos.com
msn: bonsaimorrinhos@hotmail.com
E-mail: bonsaimorrinhos@bol.com.br |
|
|
 |
fireenddark
Registrado: 25/08/07 Mensagens: 24 Localização: governador Valadares-MG
|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 9:11 am Assunto: |
|
|
geraldo
entao é melhor eu podar os galhor e passar o arame e depois de um bom tempo deverei retirala da sacola e podar as raizes?
eu vou colocar uma foto dela para voce me da uma opniao como eu deverei proceder nessa poda!
A calda sulfocalcica serve para cortes nas raizes? _________________ Gustavo |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Ago 27, 2007 9:35 pm Assunto: Sulfocálcica X Cicatrizante |
|
|
Gustavo
Embora a calda sulfocálcica seja um eficiente fungicida e bactericida, ela deve ser utilizada com muita caução em partes vivas da planta. Portanto, eu aconselharia que nos cortes recentes você aplique uma boa pasta cicatrizante, que além de selar o corte também atua como fungicida ou bactericida, sem ameaçar as partes vivas da planta. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 10:23 am Assunto: jabuticabeira |
|
|
Gustavo,
também sou iniciante na arte mas vou te passar a minha experiência. Tenho várias jabuticabeiras; algumas comprei num viveiro e vieram em latas de 20 litros. Outras comprei na feira e estavam naquele plástico preto (balainho). Acho que deve ser esse o caso da tua muda.
Acho que deve tirá-la do plástico e transplantá-la para um vaso maior com substrato adequado: matéria orgânica e areia grossa o quanto antes. Quando retirar vai ver uma raiz mais grossa (pivotante) que deve ser cortada tomando o cuidado de passar uma pasta cicatrizante/selante (pode ser pasta de dente). Na natureza a função desta raiz é a fixação da planta no solo; a alimentação é feita pelas raízes finas... Se tiver muitas raízes finas, corte um pouco...
Se a muda estiver com muitas folhas você pode fazer uma desfolha parcial para diminuir a evaporação pelas folhas já que a muda com o transplante estará debilitada; mas não adube por enquanto...
Tenho feito assim com as minhas mudas e até agora só perdi a primeira, que resgatei da casa de um amigo. Como eu entendia menos do que agora, podei as raízes e deixei aquela copa frondosa!!!
Não deu outra...morreu com poucas semanas...
Espero ter ajudado; se falei alguma besteira os colegas podem me corrigir...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|