|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marco Nascimento 2.o PASSO

Registrado: 10/03/05 Idade: 63 Mensagens: 397 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Maio 19, 2005 8:11 pm Assunto: Sulfato de Cobre |
|
|
Ontem estive em Teresópolis para comprar umas mudas e conheci uma pessoa que tb faz bonsai e ele me disse que usa Sulfato de Amônia para as plantas ficarem com uma folhagem bem verde. Realmente as plantas dêle estavam bem verdinhas, inclusive uma muda de Buxinho que eu comprei. Como me interessei pelo assunto, pedi que ele me desse um pouquinho desse tal "Sulfato de Amônia" pra eu ver se conseguia aqui no Rio.
Hoje fui no Ceasa e conversando com um funcionário de uma loja, mostrei o tal pó azulado e ele me disse que aquilo não era Sulfato de Amônia, pois este é branco, aquilo é na realidade Sulfato de Cobre e é um fungicida (é a base da Calda Bordaleza). Esse rapaz de Teresópolis me disse que nem adubo ele tem usado há mais de 3 meses, ele só coloca uma colher de cafézinho desse pó azul em cada planta, de 20 em 20 dias...
Minha pergunta é a seguinte: Alguém já ouviu falar nisso???
Como podem as plantas dêle estarem lindas sem ele usar nenhum adubo durante maiss de 3 meses, só usando esse "fungicida"???
Detalhe: nessa época do ano, as plantas, como diz meu amigo Luciano, em Teresópolis, "adormecem" por quase 6 meses (Outono e Inverno)...
Uma coisa é certa, vou ter que usar uma cobaia pra testar o pózinho azul... (risos)
Um abraço a todos. |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qui Maio 19, 2005 11:14 pm Assunto: |
|
|
Marco, pode ser cobre sim... como por exemplo o da dimy (verde ou azul, não lembro)... é fertilizante.
É aquele famoso que detona as folhas das serissas... é pulverizar num dia e olhar para o chão no outro.
Abração. _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Gabriel Vanzella

|
Enviada: Sex Maio 20, 2005 11:13 pm Assunto: |
|
|
Olá a Todos!
Sulfato de cobre é um eficaz fungicida, não sabia que poderia ser usado como adubo (para ser sincero, acho que possui mais efeito placebo do que um efeito de adubo/fortificante).
Mas cuidado ao manipulá-lo, pois é cancerígeno! É claro, seria a mais longo prazo, mas devemos previnir! Usar luvas e não inalar, respirar próximo.
Abraço a Todos! |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 21, 2005 2:11 am Assunto: Sulfato de cobre |
|
|
Tem algum químico de plantão aí? |
|
|
 |

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Sáb Maio 21, 2005 6:33 pm Assunto: |
|
|
Gabriel, agora fiquei interessado em entender melhor isso... Pois eu mesmo costumava usar... apesar de detonar as folhas de algumas espécies, eu reparei que ele fortalece contra doenças e muito.
Como se dá esse efeito?
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Gabriel Vanzella

|
Enviada: Sáb Maio 21, 2005 9:32 pm Assunto: |
|
|
Olá Felipe!
Meu amigo, o sulfato de cobre é um poderoso fungicida e bactericida, por isso você via que as plantas ficavam realmente bem mais saudáveis após seu uso.
O cobre é um micro nutriente para as plantas e é também um metal importante para a saúde humana, há estudos de seu uso em tratamento de câncer e no controle de tumores cerebrais (como foi apresentado nesse trabalho da Associação Brasileira de Medicina Complementar: http://www.medicinacomplementar.com.br/biblioteca_doencas_cobre.asp ).
Mas a minha visão positiva a respeito do cobre começou a mudar quando descobri que foi “dificultada” a venda de sulfato de cobre como algicida para piscina, uma vez que sua toxidade era muito alta (com possibilidade de ser cancerígeno – como me disseram dois vendedores de duas diferentes lojas de material para piscina).
Pesquisando um pouco para lhe responder não encontrei o caráter cancerígeno, mas que o sulfato de cobre pode possuir um efeito mutagênico (veja, por exemplo, nessa página da Cornell University: http://pmep.cce.cornell.edu/profiles/extoxnet/carbaryl-dicrotophos/copper-sulfate-ext.html ).
E por isso eu postei aqui, para alertar que o sulfato de cobre é tóxico!
Infelizmente, às vezes me parece que os fungicidas e outros produtos para controle de pragas que são “naturais” ou que são fabricados por nós, não são perigosos, não apresentam risco, ou seja, que podem ser manipulados a torto e a direito. E isso não é sempre verdade, como no caso do sulfato de cobre. Sua toxidade pode até ser baixa, mas está presente e, portanto temos que ter cautela.
Finalmente, se tiver curiosidade, eu encontrei um artigo interessante a respeito na Organização Mundial de Saúde: http://www.who.int/water_sanitation_health/dwq/chemicals/copper.pdf
Sou apenas um mero iniciante nesta maravilhosa Arte do Bonsai, tenho poucos conhecimentos, posso estar escrevendo muitas besteiras. Por isso faço como o Fábio e pergunto se há algum químico de plantão, para nos ajudar com mais propriedade.
Mas é isso, espero ter ajudado.
Abraço! |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Maio 21, 2005 10:26 pm Assunto: |
|
|
Oi Gabriel,
Obrigado pelas dicas...
Confesso que não tinha conhecimento sobre isso, usava, pois exprimentei uma vez por iniciativa própria e gostei do efeito, mas agora só uso mesmo em último caso...
Esse segundo link, também achei curioso e foi bom saber sobre o efeito tóxico.
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Gabriel Vanzella

|
Enviada: Qua Maio 25, 2005 6:32 pm Assunto: |
|
|
Fala Felipe!
Que bom que você gostou do link, acho importante dizer de onde retiramos algumas informações, pois sempre pegamos uma pequena parte, somente o que nos interessa, e que as vezes não é suficiente para quem informamos. Sempre é bom saber mais! (Nesse link da Cornell, por exemplo, há uma lista vasta de pesticidas e seus efeitos e toxidade, não somente o sulfato de cobre).
Espero que você não tenho ficado assustado ! Mas somente informado!
Use sempre quando achar necessário o CuSO4, mas use consciente!
Abraço! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|