|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE

Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 7:41 pm Assunto: Bosque de paineiras?!?! |
|
|
Amigos, estas plantas estavam em pet's de 300ml uns 2 anos e estavam firmes e fortes, qdo chegaram à 1,5m eu as podei de 20~30cm, para ver se brotavam bem, já que não me serviriam mesmo e não tinha aonde as plantar, pois as conhecemos na natureza, seu porte indomável!
Feita a experiência, tinha umas 20 e somente uma morreu, isso que é vitória, são muito fortes, daí cortei metade de seu caule q estava dentro da pet, todo com raíz e deixei brotar para ver se continuava, e ela mais uma vez nem sentiu.
Então em sua homenagem, fiz esta brincadeira, ainda não mexi na parte aérea, tipo ajeitar a poda drástica, mas se o fizesse creio q ela nem ligaria, mas agora eu ligo, e não quero mais perdê-las.
vista frontal:
outro fundo:
lateral direita:
traseira:
vista superior:
Por favor critiquem a vontade, será que alguém acha que isso pode dar certo? Pode chegar a florecer?
Abraço amigos,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 9:51 pm Assunto: Vaso |
|
|
Fabiano
Eu gostei da disposição das árvores, pois ficou mesmo parecido com um bosque fechado. Certamente depois, com o amadurecimento, as alturas serão controladas para dar uma pequena triangulação. Mas eu acho que o vaso redondo e rosado não ajudou a dar harmonia ao conjunto. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO

Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Ter Ago 28, 2007 9:58 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,
Também possuo algumas paineiras que consegui de semente, além de ter uma resistência fenomenal também crescem muito rapidamente, mas vc terá alguns problemas com seu bosque, em função do rápido desenvolvimento radicular em pouco tempo quase não haverá terra dentro do vaso, além de que por não ter espaço para desenvolver dificilmente vc terá uma boa ramificação em cada árvore, de qualquer forma ficarei torcendo para seu projeto dar certo pois assim poderei utilizar suas dicas, em breve postarei fotos das minhas tb.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 10:07 am Assunto: paineiras |
|
|
Amigo Fabiano,
concordo com o Ferreira quanto ao vaso. A primeira coisa que me chamou a atenção foi a cor, depois a forma. Acho que você deveria usar um vaso retangular ou até mesmo oval, mudando daí a disposição das mudas... A cor deveria ser um pouco mais forte, tipo marrom ou cerâmica mais escura...
No mais gostei do trabalho. E não acho que este seja uma brincadeira, ficou ótimo!! A gente precisa mesmo ser atrevido. Eu mesmo tenho várias mudas. Dentre elas algumas consideradas difíceis para bonsai, como goiabeira, mangueira e tamarindeiro; e outras nativas não muito comuns como araçá, gabiroba e aroeira-pimenta...
Só uma última observação. A espessura dos troncos estão muito parecidas; acho que ficaria melhor um bosque com árvores com troncos mais e menos grossos...
É opinião de principiante, mas espero ter ajudado...
Um abraço...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 11:22 am Assunto: |
|
|
Olá amigos
Ferreira meu amigo, vc tem toda razão, esse vaso é cor de barro e envernizado, por isso dá essa aparência rosada, na verdade ele estava na prateleira lá de casa, e as plantas em outro lado, ambos incomodando , então dei um fim em todos de uma vez, tirei até o final do musgo da calçada que estava me ameaçando à queda!
Caso dê certo com este vaso mais fundo, mais tarde vou tentar em uma bandeja mais rasa, oval e marrom, como me sugeriram vcs e o Luciano.
Glauco, eu as deixei por mais de 2 anos numa pet de 300ml cortada ao meio, não cuidava e deixava seca por muitos dias a fio, semanas... Qdo as tirei de lá, estava plantada num substrato arenoso, absolutamente pobre em nutrientes e umidade, pois jamais a adubei.
Achei isto muito interessante, vive com muito pouco, agora a coloquei num substrato forte e a bacia não é tão rasa pela sua altura, vamos ver como vai ficar amigo, eu posto qquer mudança.
Edson, ótima colocação, as mudas eu tentei usar diferentes calibres, porém era o que eu tinha de mais variado... mas com o desenvolvimento e triangulação da copa como um todo e adaptação ao vaso, veremos como traçar um futuro para esta brincadeira atrevida, que eu também gostei muito, na verdade temos que fazer estes trabalhos seriamente, mas como uma brincadeira, com prazer, este é o gostoso da coisa.
Amigos, muito obrigado pelas sugestões e opiniões, este trabalho terá um caminho longo, se tudo der certo já o tenho traçado, mas o que vai ser mais legal nisto tudo, é que relamente terá um caminho onde muitas coisas irão acontecer e eu nem sempre terei controle sobre. São 7 plantas, 7 vidas e todo um caminho a percorrer, pode acontecer muita coisa inesperada, e o q eu quero passar à vcs é que isso é que importa: toda a trajetória, o caminho, isso sim, dará o prazer imediato, de como ficará amanhã, se não rejeitará o substrato ou coisa assim, e não vê-lo pronto, que com certeza gostaria que acontecesse, mas terá seu dia.
Desculpem se viajei na filosofia, tô gripado!
Grande abraço amigos
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 8:55 pm Assunto: Snif snif snif |
|
|
Parabens Fabiano.... observando seu trabalho choro minhas paineiras que dispensei por achar que tinha futuro algum. |
|
|
 |

|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|