Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 10:54 am Assunto: fotos novas do cambuim |
|
|
Olá pessoal. Tirei outras fotos do cambuim para ajudar nas sugestões de estilo. Sergivaldo, tentei curvar um pouco o tronco, mas senti ele muito rígido. Tive medo de quebrá-lo. Este é um detalhe da copa.
Veja o detalhe do "morrinho" no escorredor. Nao mexi no torrão ao mudar do vaso. Seria o caso de diminuir mais a pivotante?
abração a todos.
Editado pela última vez por Leilton Lima em Seg Maio 23, 2005 9:36 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 11:54 am Assunto: Re: fotos novas do cambuim |
|
|
Leilton Lima escreveu: | Olá pessoal. Tirei outras fotos do cambuim para ajudar nas sugestões de estilo. Sergivaldo, tentei curvar um pouco o tronco, mas senti ele muito rígido. Tive medo de quebrá-lo. Este é um detalhe da copa.
A base da copa de frente:
E a parte de trás (ou de frente, quem sabe):
Veja o detalhe do "morrinho" no escorredor. Nao mexi no torrão ao mudar do vaso. Seria o caso de diminuir mais a pivotante?
abração a todos. |
Leilton,
Não consegui visualizar as imagens. Acredito que seja problema do meu PC (estou no trabalho e a configuração da máquina bloqueia alguns endereços). Se puder, envia para mim através de e-mail.
Quanto à rigidez do tronco, foi por isto que falei que, "dependendo" da espessura do tronco, é possível fazer algumas curvaturas. Se estiver muito grosso será mais difícil.
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 12:02 pm Assunto: Cambuim |
|
|
Olá Leilton !!!!!!
Eu também não consegui ver as fotos. Nem em casa e nem no meu trabalho. por quê será ????????
Estou doida para ver a planta e o que você pretende fazer.
Abraços
Angela |
|
|
 |
Fábio 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 12:25 pm Assunto: cambuim |
|
|
Também não consegui ver...
Abraço!
Fábio |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
|
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 5:47 pm Assunto: |
|
|
Olá Leilton Lima
O melhor é mudar de endereço, nem mesmo assim se consegue ver
Pelo menos eu não consigo.
Cptos.
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Ter Maio 17, 2005 10:58 pm Assunto: |
|
|
Leilton, Hospeda por aqui:
www.megagaleria.com
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 18, 2005 11:51 am Assunto: Nova tentativa (cambuim) |
|
|
Aí vai mais uma tentativa, a partir da sugestao do Felipe:
Detalhe da base da copa:
O outro lado (imagino que essa pode ser a frente)
A copa
O problema do "morrinho" no escorredor. Será que já devo diminuir a pivotante?
Detalhe da "poda virtual"
O que deu pra imaginar até agorä:
A planta ficaria assim...
Ufa! Espero que vocês estejam conseguindo ver.
Abraçao a todos
|
|
|
 |
Felipe Frango Zappala PARTICIPANTE

Registrado: 20/07/04 Mensagens: 1339 Localização: Petrópolis / Região dos Lagos RJ
|
Enviada: Qua Maio 18, 2005 12:27 pm Assunto: |
|
|
Olá Leilton, como vai?
Agora sim estamos vendo...
Também tenho um Camboin, no Megagaleria, só que acredito ser bem mais novo que o seu. No começo do ano fiz uma pequena poda nele, mas não tive coragem de retirar tanto quanto você pretende...
Abração _________________ "You can be better than you are You could be swingin' on a star" - (Frank Sinatra)
Felipe F Zappala |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 18, 2005 4:39 pm Assunto: poda |
|
|
Caro Felipe,
o seu cambuim tá ótimo. O meu problema é que todos os galhos partem praticamente do mesmo ponto. Coloquei a questão no grupo porque também estou com pena de cortar tantos galhos...
Felipe Frango Zappala escreveu: | Olá Leilton, como vai?
Agora sim estamos vendo...
Também tenho um Camboin, no Megagaleria, só que acredito ser bem mais novo que o seu. No começo do ano fiz uma pequena poda nele, mas não tive coragem de retirar tanto quanto você pretende...
Abração |
|
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sex Maio 20, 2005 5:50 am Assunto: |
|
|
Leilton,
Caso o seu cambuim esteja já bem enraizado passe o arame 3 ou 4mm no tronco dele para criar uma sinuosidade, ok ?
Faça um "S" por exemplo !
O lenho pode ser duro, mas acredito que você consiga tirar um pouco essa parte reta do tronco fazendo uma aramação.
Também não pense em trabalhar a partir dessa estrutura atual da copa, apenas faça a compactação desta, deixando um pouco de verde para que surja uma brotação mais para baixo............Ainda há tempo.
Futuramente poste mais fotos aqui.
Um abraço, |
|
|
 |
Leilton Lima 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 20, 2005 9:14 am Assunto: |
|
|
Valeu Ratto
Vou seguir suas dicas. A aramação do tronco é que me afeta os nervos O tronco é duro, mas vou enfrentar o medo e tentar. No caso da poda, fiquei em dúvida a cerca da "compactaçao". Por isso, fiz esses exemplos abaixo. A foto 1 é a original. A 2 é de uma poda média. A 3 seria uma poda mais radical nos ramos. Na foto número 4, eu deixei o ramo principal do ápice intacto. Me disseram que ele serviria como "galho de sacrifício", o que ajudaria a engrossar o tronco. Depois disso, seria podado também.
E aí? Alguma destas alternativas bate com a que você sugeriu?
Cláudio C. Ratto escreveu: | Leilton,
Caso o seu cambuim esteja já bem enraizado passe o arame 3 ou 4mm no tronco dele para criar uma sinuosidade, ok ?
Faça um "S" por exemplo !
O lenho pode ser duro, mas acredito que você consiga tirar um pouco essa parte reta do tronco fazendo uma aramação.
Também não pense em trabalhar a partir dessa estrutura atual da copa, apenas faça a compactação desta, deixando um pouco de verde para que surja uma brotação mais para baixo............Ainda há tempo.
Futuramente poste mais fotos aqui.
Um abraço, |
|
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Sex Maio 20, 2005 11:29 am Assunto: |
|
|
Leilton,
Esse procedimento seria para uma poda drástica no futuro e começar tudo do zero.
Para min, o tronco está muito reto. Então não é hora de deixar um galho “sacrifício” e sim criar a sinuosidade em conjunto com a poda da copa.......Futuramente você terá vários galhos a escolher para fazer tal coisa, ok ?
Além do mais você não estará comprometendo o desenvolvimento da base, digo com relação a engrossar. Por acaso você quando transplantou para o escorredor, deixou apenas as raízes laterais ?
Bem, espero que sim !
Isso iria ajudar ainda mais no engrossamento da base e também uma melhor distribuição das raízes. Quando chegar a primavera, coloque-a numa bacia com terra preta adubada junto com o escorredor, para que ela desenvolva ainda mais......ai então meu amigo, você terá uma planta com uma forma bem melhor. Faça a poda número 2, ok ?
Um abraço, |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Maio 20, 2005 9:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Leilton,
Eu estou de acordo com o Ratto: tenta fazer alguma sinuosidade no tronco.
Uma coisa que deve ser levada em consideração é a recuperação da planta, que me parece foi transplantada recentemente para o escorredor.
Como o camboim é meio complicado de se lidar, haja vista que demora a desenvolver raízes de alimentação, seria prudente esperar a planta reiniciar a brotação e aí proceder a aramação.
Apesar dessa planta possuir um tronco muito duro, pelas imagens dá para perceber que o caule não é grosso e isto facilita as coisas. Como garantia, utilize uma ráfia para envolver todo a extensão do tronco e depois passe o(s) arame(s). Com certeza dará para fazer algumas sinuosidades.
Só há uma maneira de saber se dará certo: tentando.
É isso aí, um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Sex Maio 20, 2005 11:43 pm Assunto: |
|
|
Leilton,
Também concordo com meus amigos. Realmente o tronco está longo e fino. Merece um movimento e uma engorda...
Agora, como o Sergivaldo comentou uma característica dessa planta, que é o tronco rígido; você terá a possibilidade de baixar os galhos, caso não consiga trabalhar esse movimento! Isso se os galhos não forem/estiverem rígidos também...
Boa sorte!
Até mais, _________________ O r l a n d o (Lando) |
|
|
 |
|