 |
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 6:53 pm Assunto: Duranta shokan - coragem é pouco |
|
|
Amigos, hoje replantei um pingo de ouro que gosto muito, coloquei num vaso de cerâmica crua, é provisório até sei lá quando , mas gostaria das opiniões dos amigos em relação à estilização, se fiz certo, o que falta, etc.
Ele tem o tronco rachado, eu dei uma pequena esgaçadinha para aumentar a conicidade na base, o nebari está um pouco baixo, por isso deixei um pouco enterrado, tvz ano quem vem esteja melhor...
Lá vai:
frente:
Lateral direita:
Lateral esquerda:
traseira:
detalhe do shari / tronco rachado:
vista superior:
Grande abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 7:16 pm Assunto: |
|
|
Olá Amigo fabianos
Outra... tens andado entretido.
Ela está boa, apenas precisa de tempo para que as ramificações se desenvolvam e fiquem equilibradas com o tronco principal, que como se pode ver, já confere uma aparência bojuda.
Se possivel no futuro, tenta baixá-la um pouco mais, se como referes o nebari ainda está oculto, quer dizer que ainda existe mais "tachiagari", logo isso faz com que vá existir uma copa muito mais acima do que seria desejado, provocando-lhe alguma desporporção (a meu ver )... se for o teu intuito, fazer um Bonsai Shohin pequeno, é claro...senão o tempo que tens de espera, ainda será maior...por outras palavras, mais paciência
Os ramos que aramaste, estão uniformes, inclinados no mesmo sentido, mas todos esticados...pessoalmente estou em querer que talvez ficassem mais interessantes, se lhes fosse aplicado algum movimento
Também grande parte deles, terão que ser podados radicalmente lá mais para a frente, para que esses mesmos movimentos que se pretendem agora, sejam feitos com as ramificações secundária; terciárias e por ai em diante, e não apenas com as ramas secundária que saiem do tronco.
Com a conicidade do tronco, o próximo passo, penso que seria colocares uma placa por baixo do nebari, para estimular o crescimento radial...ela já está bem interessante.
Bom trabalho gostei
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Glauco Bastos 5.o PASSO


Registrado: 12/11/06 Mensagens: 807 Localização: Salvador - Bahia
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 8:20 pm Assunto: |
|
|
Fabiano,
Sua planta tem um excelente potencial, e como muito bem disse o Antonio Castro o que vc mais precisa agora é tempo e paciência, afinal o tronco já tem uma boa conicidade ficando o maior trabalho agora em desenvolver os galhos o que vc facilmente conseguirá com boa adubação. Não se esqueça de postar as fotos do desenvolvimento dela e estou contente de ver Durantas aparecerem por aqui e com tanto potencial como o seu.
Abraços. _________________ Há que buscar realmente o aprendizado para conseguir a evolução.
"SALVADOR BONSAI CLUBE" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 9:01 pm Assunto: |
|
|
Amigos, obrigado.
Castro, vc tem razão, na verdade o tachiagare começa exatamente na superfície do substrato, ficando o nebari somente mais enterrado.
O 1o galho fica mesmo acima do 1o terço da planta, isto é um problema, acho q resolverei somente aumentando sua altura,um pouco.
As aramações estão retas porque quis caracterizar mesmo o chokan, com a regra de tronco reto, filiais retas, não sei se estou certo, mas li isso em algum lugar...
Deixei várias filiais que serão podadas com o tempo, qdo forem desnecessárias para que tenha um visual não muito "pelado", digamos assim!
Muito obrigado por sua opinião.
Glauco, eu tenho uma coleção de durantas, e estou fazendo agora o transplante de todas, aos poucos vou mostrando aos amigos, como digo, coragem não me falta, e estamos entre amigos, temos q trocar figurinhas e aprender com nossos erros e com os erros dos outros, pois nesta vida não teríamos tempo de aprender somente com nossos erros não é mesmo?
Obrigado amigo.
Grande abraço
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

Registrado: 04/12/06 Mensagens: 1485 Localização: Recife - PE
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 9:31 pm Assunto: Gostei |
|
|
Amigo Fabiano
Apreciado. Concordado! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 7:40 am Assunto: pingo-de-ouro |
|
|
Fabiano, gostei muito do seu exemplar, ele tem um excelente futuro, acho que seria muito bom deixar ele crescer mais ou tentar por transfixia (acho que é assim que escreve rsss.) a adição de galhos mais baixos. Cada vez mais me interesso por durantas. Parabéns.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 10:23 am Assunto: |
|
|
Ferreira, obrigado pela sua passagem e palavras aqui.
Júnior, sua idéia é correta, é uma opção, mas para fazer isso eu deveria enxertar um galho que seria o 1o, deve ser mais forte que este que hoje o é.
Seria um tanto grosso, tvz se atravessase o tronco realmente, é de se pensar.
Mas acho que vou mesmo deixar ela crescer e ficar mais alta um pouco, daí não arrisco a planta, né verdade?
Obrigado amigo,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE


Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 10:55 am Assunto: |
|
|
Verdade Fabiano, mas acredito que não arriscaria muito a saúde de sua planta, haja visto que o duranta é muito resistene. Haaa, não esquece de postar a evolução desta planta depois de adensar mais a copa.  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO


Registrado: 15/03/07 Mensagens: 936 Localização: brasilia df
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 11:24 am Assunto: |
|
|
cara sua planta esta fera .
so tem que ter paciencia como os colegas falaram pra formar a copa
e terminar seu bonsai , no mais ta bem legal _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
|
Voltar ao topo |
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 3:22 pm Assunto: |
|
|
Fabiano...
Está uma beleza o encaminhamento que vc deu a ela... Tentei fazer uma projeção pro futuro... Acho que vai ficar mto legal com este lindo tronco...
Abração. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
fabianoscosta PARTICIPANTE


Registrado: 05/02/07 Idade: 51 Mensagens: 1564 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 5:06 pm Assunto: |
|
|
Paulo meu amigo, o que seria de mim sem você? Vc nos dá a idéia de como ficará de forma que até nos eduquemos para isto acontecer, nos encoraja e incentiva, obrigado amigo.
Adorei este seu projeto também, e gostaria de lhe pedir, sei que posso, para fazer tbm ele com as ramas para baixo, caídas, como fiz a princípio, por favor.
Obrigado Paulo, abraço,
Fabiano _________________ Pequeno gafanhoto
Clube Floripa Bonsai
www.fabiano.projetobonsai.com
www.floriculturaflorabrasil.com.br |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Antonio Castro PARTICIPANTE

Registrado: 23/08/04 Mensagens: 1277 Localização: Lisboa - Portugal
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 7:08 pm Assunto: |
|
|
fabianoscosta escreveu: | Amigos, obrigado.
....O 1o galho fica mesmo acima do 1o terço da planta, isto é um problema, acho q resolverei somente aumentando sua altura,um pouco.
As aramações estão retas porque quis caracterizar mesmo o chokan, com a regra de tronco reto, filiais retas, não sei se estou certo, mas li isso em algum lugar... |
É, normalmente têm o 1.º terço da planta sem ramas.
Para ficar proporcional, deve ter em altura aprox. a medida de 6 x largura da base do tachiagari, ou no máximo 10, acima disso significa bonsai bonito (talvez), mas desporporcional... esse pela medição a olho, anda mais ou menos nesses limites
Quanto aos ramos secundários...existe quem o faça...direitos, mas parece-me ficarem bem mais interessante, que tendo a mesma inclinação, se favoreça a existência de algum movimento, não muito, apenas QB., afinal a folhagem com o tempo vai tapar esses ramos, e assim afastamo-nos um pouco da tendência, dessa técnica como se de uma conifera se tratasse ...é aqui que entra o tal "natural"
Boa sorte
[ ]s
Castro _________________ Bonsai não é o nome, mas sim o despertar
 |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 8:38 pm Assunto: |
|
|
Oi Fabiano, tudo bem!!!???
Também gostei do encaminhamento nesta planta
Como opinião pessoal, acho que este jin não está legal e a foto da parte de trás perece melhor como frente...
Não mudaria em quase nada o lindo projeto do amigo paulo, somente a frente
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
Voltar ao topo |
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 12:00 am Assunto: |
|
|
Oi Fabiano...
Fiz a mudança na inclinação dos galhos... Teria um senão apenas pelo fato de não ser conífera... Me parece que o tronco pede certa rigidez nos galhos...
Abração. |
|
Voltar ao topo |
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|