Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Marcos Gonçalves
Registrado: 26/08/07 Mensagens: 3 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 7:35 am Assunto: Ficus - Ajuda |
|
|
Pessoal, estou ingressando no Fórum e espero contribuir e receber ajuda de todos.
Há 14 anos tive meu primeiro contato com a arte do Bonsai. Naquela época em visita a um horto, comprei um pequeno vazinho de plástico com uma gardênia para presentear minha então namorada, atual esposa, junto a ele veio uma pequena muda de Ficus de apenas 2 cm. Usei esta muda para iniciar minha primeira "experiência" . Na foto abaixo vocês podem ver o atual estágio deste Bonsai , que me acompanha desde então.
Este primeiro Bonsai gerou seus "filhinhos" no correr destes anos.
Que são os seguintes :
Primeiro filho
Segundo filho
Caçula
Depois postarei fotos de outros trabalhos.
Preciso da ajuda de vocês com relação a estilização destes acima. Inclusive com sugestões de vasos.
Abraço fraterno!
Marcos _________________ Marcos Gonçalves da Silva |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 11:14 am Assunto: |
|
|
Marcos,
em primeiro lugar, seja bem-vindo ao fórum. É bom saber que você está nesta arte há tanto tempo, certamente tem muitas experiências pra contar. Vamos lá:
1 - Acho que os vasos da mãe e dos dois primeiros filhotes estão mal dimensionados. Um vaso maior cairia bem. Se você for trocar, aproveite e troque também a cor; acho que um marrom ou cerâmica escuro cai melhor com as folhas verdes do teu fícus...
2 - Fiz uma projeção tosca de como poderia ficar o segundo filhote que tem um movimento de tronco muito bom:
inclinaria mais os galhos assinalados e mudaria o ápice...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 11:15 am Assunto: |
|
|
Marcos,
em primeiro lugar, seja bem-vindo ao fórum. É bom saber que você está nesta arte há tanto tempo, certamente tem muitas experiências pra contar. Vamos lá:
1 - Acho que os vasos da mãe e dos dois primeiros filhotes estão mal dimensionados. Um vaso maior cairia bem. Se você for trocar, aproveite e troque também a cor; acho que um marrom ou cerâmica escuro cai melhor com as folhas verdes do teu fícus...
2 - Fiz uma projeção tosca de como poderia ficar o segundo filhote que tem um movimento de tronco muito bom:
inclinaria mais os galhos assinalados e mudaria o ápice...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
sdlucca 1.o PASSO

Registrado: 09/07/06 Mensagens: 111 Localização: Cafelândia - Pr
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 3:27 pm Assunto: |
|
|
Ola!
Somente para ilustrar melhor a idéia do edson0605,
Abraço!
Silvio.
 |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 5:20 pm Assunto: |
|
|
Mas este galho mais baixo da esquerda está vivo ainda? Me pareceu seco, tipo um jin. |
|
|
 |
Marcos Gonçalves
Registrado: 26/08/07 Mensagens: 3 Localização: Rio de Janeiro - RJ
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 7:00 pm Assunto: |
|
|
Amigos, muito obrigado pelas sugestões . Estudarei todas o que for feito mostrarei.
Quanto ao galho da esquerda o Attila tem razão está seco.
Abraço fraterno
Marcos _________________ Marcos Gonçalves da Silva |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 8:53 pm Assunto: |
|
|
Oi Marcos,
bem vindo ao fórum
Bom saber que vem cultivando essas plantas há bastante tempo!
Olha, me parece que falta um refinamento quanto aos estilos que buscamos no bonsai, e uma primeira sugestão seria tentar baixar a altura de seus exemplares em mais ou menos um terço.
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
|