Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 3:38 pm Assunto: poda radical em ficus |
|
|
Eu tenho uma muda daquele ficus que tem a folha meio fechadinha, verde escura, e menor que as outras espécies. O tronco dele é bem grosso, e eu queria podar ele baixo, logo onde ele começa a se dividir (mais ou menos um palmo). Mas eu tive outro ficus que eu podei e o resultado foi o pior possível: em vez de nascerem vários galhor, nasceu um "calombo", e desse calombo é que nasceram vários galhos. Ficou horrível. Eu tenho medo de acontecer isso de novo. É normal ele brotar assim? |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 8:04 pm Assunto: |
|
|
Infelizmente eu não tenho... |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Ago 29, 2007 9:33 pm Assunto: |
|
|
Fiz uma poda radical recentemente em um ficus, tomara que naum aconteça algo assim...... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 7:46 am Assunto: |
|
|
ele esta plantado em um vaso ou esta no chão .
tente arrumar uma digtal emprestado com um amigo e poste uma foto .
vai ficar mais facil pra te ajudar ,com sua planta. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 3:17 pm Assunto: |
|
|
No momento eu não posso...mas pela experiência de vcs, isso acontece sempre? Eu não queria podar essa árvore e ter a desagradável surpresa de ela brotar assim. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Ago 30, 2007 6:34 pm Assunto: Galha ou calo? |
|
|
Paulo
Não é tarefa fácil identificar qual foi a causa do problema no seu Ficus. Entre as diversas possibilidades, eu posso citar duas: 1) a ferramenta não era adequada e o corte não foi preciso (limpo, reto, sem farpas), por isso a cicatriz ficou grande e disforme; 2) a ferramenta não estava devidamente limpa, por isso houve contaminação (fungos ou bactérias) que causou a formação de uma galha (tumor).
Mas isso é exercício de advinhação, sem nenhuma certeza. Algumas plantas não têm boa cicatrização, e formam um grande calo no local de podas drásticas. Mas foi a primeira vez que ouvi falar que isso ocorreu com um Ficus. Certamente isso não é característica deles. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 7:11 pm Assunto: |
|
|
Ferreira.
Quando eu fiz a poda radical de meu Ficus esses dias, eu fiz uns cortes em cima da parte podada, não me lembro onde li, mas vi dizer que esses cortes que se faz em cima do local da poda ajudam os brotos novos sairem bem no local desses cortes.........é possivel mesmo isso?
Abraços.... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 8:03 pm Assunto: Possibilidade |
|
|
Djalma
Sim, é possível, pois você expõe e estimula a atividade do câmbio, o tecido vegetal responsável pela formação dos demais, inclusive a brotação. No entanto, é apenas possibilidade, pois jamais teremos certeza de quando ou onde uma brotação surgirá. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Djalma 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 31, 2007 8:12 pm Assunto: |
|
|
Hum, ta certo Ferreira.
E fiz a poda em boa época neh, pq agora qdo vier a primavera, ela vai "jogar" a força dela para novas brotações.......
Devo esperar, ou tem algo que ajuda acelerar esse processo ?????
Abraços...... _________________ Começar já é metade de toda a ação.
( provébio chinês ) |
|
|
 |
|