Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Seg Set 03, 2007 5:02 pm Assunto: primavera |
|
|
Eu fiz uma poda drástica em duas primaveras, e as duas estavam com o tronco morto por dentro. Eu comprei elas bem maltratadas, pode ser isso, mas eu tenho medo de que elas morram. Tem jeito, ou elas estão sentenciadas à morte? Só pra completar, eu não sei se mais pra baixo de onde eu cortei ela tava completamente viva, provavelmente sim. Além disso, faz uns seis meses que eu tenho elas. Antes eu tinha podado alguns galhos mais grossos, e hoje quando eu fui ver esses galhoss estavam metade mortos, metade vivos. |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 03, 2007 7:03 pm Assunto: Normal |
|
|
Paulo
Um diagnóstico preciso, somente vendo as plantas. Mas eu acho que é normal ocorrer partes deterioradas no interior de toncos espessos de primavera. Não acho que seus exemplares estejam "sentenciados", mas você pode fazer um tratamento para reduzir a velocidade de deterioração. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Set 03, 2007 7:50 pm Assunto: |
|
|
aproveitando...
Amigo Ferreira neste caso depois de examinado e ver que as "paredes" do tronco estão vivas se aproveitar essa morte do tronco para trabalhar um shari as chances da planta morrer são grandes ou pequenas...?(Falando da Primavera).
Grande abraço _________________
 |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 03, 2007 7:55 pm Assunto: |
|
|
Alberto
Depois de tratar a madeira, a primavera vai morrer... de velhice! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Alberto Alves 4.o PASSO

Registrado: 13/06/07 Idade: 36 Mensagens: 642 Localização: Goiania-Goias
|
Enviada: Seg Set 03, 2007 7:59 pm Assunto: |
|
|
Ferreira escreveu: | Alberto
Depois de tratar a madeira, a primavera vai morrer... de velhice! |
Valeu Ferreira! _________________
 |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

Registrado: 03/06/07 Idade: 40 Mensagens: 117 Localização: Bezerros - Pernambuco
|
Enviada: Ter Set 04, 2007 3:24 pm Assunto: |
|
|
e como se faz esse tratamento? |
|
|
 |
FrK_leal 3.o PASSO

Registrado: 19/07/05 Idade: 42 Mensagens: 589 Localização: Joinville - SC
|
Enviada: Ter Set 04, 2007 4:24 pm Assunto: |
|
|
Olá paulo, esse tratamento vc faz eliminando a parte podre ou morta com um formão, lixa, fresa, etc... e depois passa lime-sulfur, uma calda usada nos jins e sharis para dar aquela cor branca e evitar o apodrecimente e aparecimento de fungos.
Vc repete a aplicação desse produto anualmente na área tratada...
não tem erro...
Vc encontra p/vender nas loja do ramo, tb dá p/fazer em casa mas fede p/burro... _________________ Abraços,
FrK
Designer wannabe.
(Meu aquario é minha televisão)
frkdesign.blogspot.com |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 04, 2007 5:24 pm Assunto: |
|
|
Esse lime-sulfur seria a calda sulfocáustica, ou parecida? No caso, é só pincelar anualmente? |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 04, 2007 5:47 pm Assunto: Sulfocálcica |
|
|
Paulo
Sim, o Lime Sulphur é o nome em inglês da Calda Sulfocálcica. Basta fazer como o colega descreveu, ou seja, depois de fazer a limpeza pincelar a calda, deixar secar e repetir se necessário. A aplicação períódica minimizará a deterioração da parte morta da madeira.
Se tiver possibilidade, participa de um dos nossos encontros da Associação de Bonsai de Pernanbuco, na Aldeia Bonsai, que faremos o trabalho em conjunto! _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Paulo Gilberto 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 04, 2007 8:50 pm Assunto: |
|
|
ok, muito obrigado!! |
|
|
 |
|