FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus salvo com a ajuda dos amigos do forum. Atualizado!!
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Claudio Eusebio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 04, 2007 4:23 pm    Assunto: Ficus salvo com a ajuda dos amigos do forum. Atualizado!! Responder com citação

Amigos, este ficus foi plantado a alguns anos sem muita técnica, não foi passada nenhuma pasta cicatrizante e nenhum outro produto, Estava com o tronco apodrecendo mas agora com a ajuda dos amigos do fórum ele foi salvo. A copa foi reestilizada, mas ainda falta muito trabalho.

Foto em maio 2006

Foto em janeiro 2007

Foto em agosto 2007

Agradeço aos amigos que deram as dicas para salvar este ficus, mas ainda preciso da opinião de vocês sobre o caminho a segui.

Abraço a todos.

Editado pela última vez por Claudio Eusebio em Qua Set 12, 2007 4:03 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 05, 2007 1:40 am    Assunto: Responder com citação

Na minha opinião você tinha um literati muito interessante antes de podar.
Agora a impressão que me dá é que você estilizou seguindo as regras básicas mas não se preocupou muito com o estilo, aparência e formato da planta. Você tem uma planta com um tronco e raizes em um formato bem diferente e interessante. Acho que você deveria ter explorado isso, afinal esta parte não se pode mudar na planta.

Agora você tem um tronco interessante mas sem muitas possibilidades para ele pois você só tem dois galhos, um pra cada lado e não tem ápice.

Vou dar minhas sugestões:

Na minha opinião o mais interessante seria tirar todo o galho da direita deixando um pequeno jin e usar o da esquerda pra fazer um varrido pelo vento. Mas existem outras opções se vc não gostar desta.

Você pode tentar enxertar um apice bem na ponta do tronco principal, tirar este apice que vc fez e conduzir um moyogi. se der certo, vai ficar bem bonito.

E outra opção seria tirar a ponta do tronco e corrigir o movimento do ápice que vc fez, daria um moyogui também, mas o tronco talvez fique um pouco estranho, meio antinatural.

Segue uma ilustração bem tosca que fiz no mspaint Very Happy

O que tá em vermelho é sugestão de movimento para o tronco e galhos e o que tá em amarelo é sugestão para formação da copa.

Bom, estas são as minhas idéias de aprendiz, talvez possuam falhas e também estão abertas a críticas.
abraços. [/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 05, 2007 4:20 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Cláudio!

Concordo com parte do que o Àtila disse!
Vc tem um tronco em desarmonia com os ramos.
Veja, Claudio, a 2ª foto te mostra como deve ficar. Copa baixa e adensada. É só podar curto e deixar aparecerem os ramos secundários, terciários e assim por diante, todos bem curtos.

Abração

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 05, 2007 6:18 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Claudio,

Realmente, deixar como está é que não pode. A melhor continuação, a meu ver, seria preservar o galho da esquerda, eliminando todos os outros. Com uma boa aramagem, vc poderia remodelar sua planta a partir desse galho, baixando-o um pouco mais, mas lembrando-se de dar-lhe um ligeiro movimento sinuoso ao fazê-lo. Very Happy

Deixe esse galho crescer bem, alongando-se, e depois corte 1/3, de forma a forçar seu engrossamento. Com ele desenvolvendo-se, pode toda e qualquer outra brotação, para supri-lo bem. Very Happy

Ao envasar, busque um vaso "orgânico", raso, de bordas irregulares, do tipo usado para literati, para realçar ainda mais esse excelente nebari. Very Happy

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Claudio Eusebio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 05, 2007 10:23 pm    Assunto: Responder com citação

Attilaokada, muito bem observado, gostei de suas sugestões.

Estou na duvida entre as opções 1 e 2.

Elio você parece que 0ptou pelo 2 moyogui?

E você Nickyfury? Optaria pelo varrido pelo vento 1 ou por moyogui a partir do galho da esquerda?

Muito obrigado amigos, a ajuda de vocês é muito importante para mim.

Abraços.
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 05, 2007 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

É que eu sou meio prático e não tenho muita paciência hehehe... Preciso aprender a mudar isso...
Deixando somente o galho da esquerda, aramando aqui e ali já tem algo meio pronto no estilo varrido pelo vento, mas fazer primeiro a poda e deixar crescer pacientemente para engrosar o galho e depois ver o que a planta lhe dirá é a melhor opção.
As vezes ela acaba ficando muito mais bonita no estilo literati ou algum outro, tudo depende de como ela vai crescer daqui pra frente.

Não sei ao certo o que o Nick imaginou pro futuro, mas suas orientações são muito boas, pois acho que à partir dai é que você terá uma idéia melhor do que poderá ser feito.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 08, 2007 12:52 am    Assunto: Responder com citação

Amigos,

eu tentaria algo mais compacto e drástico (como a própria história da planta!)...

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 9:40 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Cláudio!

Minha sugestão foi em cima da tua 2ª foto, a de janeiro de 2007, ou seja deixar a massa verde baixa. Veja o exemplo na 2ª foto do Alexandre. É por aí!
Abração

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Claudio Eusebio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 4:11 pm    Assunto: Responder com citação

Aceitei a sugestão, mas mantive por enquanto o galho da esquerda para uma opção futura.

Ainda vou diminuir o comprimento dos galhos e posicioná-los melhor. O que acham?

Obrigado a todos os amigos que opinaram.
Abraços a todos.

Cláudio Eusébio
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 4:26 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Claudio,

A opção sugerida pela projeção do alexandre parece ser a melhor, realmente. Mas nesse caso, o galho da esquerda terá mesmo que ser cortado, pois do contrário irá não só "roubar" energia necessária ao desenvolvimento, como tambem "enfeiar" a estilização proposta. Shocked

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
vhobus
Visitante

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 5:24 pm    Assunto: Responder com citação

Claudio, excelente material...
Alguém me explica por que aquela parte do tronco acima do galho da direita?
Se eliminar isso a planta melhora 300% na conicidade e movimento... nem parece mais ser reto.... Wink Deixa o broto ser a continuidade do tronco... assim como tá, continua parecendo um broto...
Ah, se reduzir a altura fica um excelente shohim... Não precisa usar tudo aqui pra ápice.
quanto mais curto e compacto, mais bonito fica.
Claudio Eusebio
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 1:31 pm    Assunto: Responder com citação

Muito obrigado amigos.

Tentarei seguir as sugestões de vocês.
Vejam como está ficando. Vou esperar a brotação para diminuir o comprimento dos galhos.

darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 10, 2007 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Cláudio,

agora só precisa de brotação nos galhos, mais próximas do tronco, para densificar a copa e formar os patamares.

T+
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 11, 2007 7:46 am    Assunto: Responder com citação

eu concordo a escolha do vhobus parece ser a mais conveniente pra sua planta
attilaokada
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 11, 2007 10:41 am    Assunto: Responder com citação

Acho que eu tiraria aquele bico do trondo da esquerda... começando na altura do arame e subindo reto.
Jogaria os galhos de fundo bem pra trás mesmo, parece que tem 4 galhos a direita contra dois a esquerda...
Plantaria o bonsai mais inclinado para a esquerda e jogaria o topo mais para a direita pra dar uma noção maior de equilíbrio.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: