Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Frangors
Registrado: 05/07/07 Mensagens: 60 Localização: Rio Grande - RS
|
Enviada: Qua Set 05, 2007 2:20 pm Assunto: Tempo em Enraizador! |
|
|
Estive usando a busca e não encontrei este dado!
Tenho as seguintes duvidas!
Uso enraizador BioFert Raiz (liquido)!
1- Quanto tempo é necessario deixar a estaca no enraizador?
2- Preciso regar com o enraizador nos dias seguintes ao plantio da estaca?
Pretendo fazer uma muda através de uma estaca de ACER palmatum com Aprox 3 cm de diametro!
Obrigado! |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qua Set 05, 2007 5:37 pm Assunto: enraizador |
|
|
Frangors,
eu retirei algumas estacas de uma pitangueira e de uma jabuticabeira que tenho no quintal de casa. O objetivo era fazer uma experiência com as estufas de garrafas PET. Não usei o hormônio Biofert porque não encontrei pra comprar. Usei um outro comprado no supermercado. Nos galhos deixei algumas folhas pra ajudar na oxigenação da estufa. Por via das dúvidas deixei no hormônio de um dia para o outro. Faz menos de trinta dias e as pitangueiras já estão rebrotando.
Quanto a regar com hormônio depois, acho que pode ter um efeito inverso de que acelerar o enraizamento; mas os mais experientes podem falar melhor...
Um abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Frangors
|
Enviada: Qua Set 05, 2007 8:17 pm Assunto: |
|
|
Ferreira
Obrigado pelos tópicos! Mas os li e não encontrei respostas consistentes para as perguntas que formulei em meu tópico, porém me esclareceram outras dúvidas!
Já tinha usado a busca com as palavras - Hormônio, Enraizador, Estaquia, Métodos de Propagação, BioFert Raiz!
Porém após lê-los, achei melhor criar um tópico para obter respostas mais específicas!
edson0605
Poderias me dizer qual o diametro aprox das estacas que utilizou?
Obrigado pelo empenho e disponibilidade! |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 05, 2007 9:11 pm Assunto: Informações |
|
|
Frangors
Use a quantidade indicada na embalagem e deixe as estacas na solução por meia hora. Não há necessidade de voltar a fornecer o hormônio. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Set 06, 2007 8:51 am Assunto: |
|
|
Edson,
O fato das estacas estarem brotando não significa que enraizaram. Nesta época de brotação, é normal ao fazermos uma etaca ela brotar com a umidade do substrato e com a energia que está guardada na própria estaca, podes ter certeza de que, especialmente estas espécies que fizeste as estacas não enraizaram em tão pouco tempo. Aliás as mirtáceas (caso da jaboticabeira e pitanga) são consideradas as mais difícies de pegar por estacas ou mesmo alporquia.
Mas defendo a idéia de que não podemos deixar de tentar e fazer, porque às vezes situações específicas de microclima, ambiente, etc, etc, faz com que tenhamos sucesso em coisas que a maioria não consegue.
Quanto ao tempo no enraizador, também depende da concentração usada.
Se for em baixa concentração (muita água pouco hormônio) pode deixar de um dia para outro, se a concentração for mais alta é como o Ferreira colocou, meia hora é o suficiente. Já vi gente dizer de deixar 5 minutos em hormônio puro. Nunca tentei.
Abraços
Elio |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Set 09, 2007 1:46 pm Assunto: Estufa |
|
|
Frangors,
as estacas que usei tem diâmetros variados, desde 1 até 3 cm...
agora é só esperar...
Se você tentar a estufa, não cometa o mesmo erro que eu; acabei esquecendo de passar uma pasta selante/cicatrizante nos cortes nas estacas e agora estão sendo atacadas por fungos.
Vamos ver se elas resistem...
Abraços...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Frangors
|
Enviada: Ter Set 11, 2007 1:41 pm Assunto: |
|
|
edson0605
Ok! pode deixar, não eskeci do selante! Vamos ver no que dá! jah fiz a estaquia, agora eh soh aguardar! Se vingar posto as fotos de como fiz e os resultados!
Obrigado a todos! |
|
|
 |
|