|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Set 10, 2007 2:43 pm Assunto: Enxerto de Azaléia - Qual o método? |
|
|
Alô amigos do bonsai!
Apesar de conhecer diversos métodos de enxertia e usar em plantas em geral, nunca enxertei azaléias. A fim de ganhar tempo ao invés de experimentar, gostaria de saber dos que já fizeram qual o melhor método de enxertia para azaléias. Pretendo usar como "cavalo" a azaléia comum de flores grandes, em função do tronco de boa espessura e enxertar espécies de flores e folhas menores.
Também gostaria de saber qual a melhor época para isso.
Abraços
Elio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Set 10, 2007 6:33 pm Assunto: bonsai |
|
|
A melhor época é sem duvida nenhuma a primavera.
Não conheço ninguem que tenha relatado, em qualquer época ou qualquer outro forum ter executado a técnica de enxertia em azalea, com bons resultados ou não.
Certa vez, em Atibaia, no viveiro da Regina Suzuki, vi que ela iria tentar o mesmo que voce pretende agora, e quando perguntei a ela sobre o sucesso da empreitada, ela disse que ainda não tentara, mas que acreditava ter sucesso caso acertasse a "mão". No caso, ela pretendia fazer um enxerto por transfixia ou travessia, que consiste em passar um ramo longo e flexivel, ligeiramente mais novo, por um furo feito com broca e furadeira, na madeira mais velha e grossa de uma planta maior.
O que posso dizer é que voce deverá ter o cuidado de aramar o galho, tão logo o passe pelo furo (se for tentar esse processo), e fixá-lo bem ao tronco da planta maior, para evitar movimentos que possam quebrar ou danificar e comprometer seu trabalho.
Lembrar, ainda, de deixar a planta sob o abrigo do sol direto, protegendo-a sob a fronda de outra planta maior, como uma arvore frondosa, ou então com o uso de estufa de sombrite ou plastico transparente. Isso a protegera dos ventos fortes e do sol inclemente.
Ah, sim, por ultimo, lembre de fotografar todo o processo, mostrando para nós seu trabalho, bem como o resultado, promissor ou não, para que possamos discutir a respeito e encontrar soluções alternantes.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
GERALDO INOCÊNCIO 5.o PASSO

|
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Set 11, 2007 9:24 am Assunto: |
|
|
Nicky e Geraldo,
muito obrigado por vossas considerações. Já é uma luz para ir direto no rumo das melhores possibilidades de sucesso. Vou colocar em prática e ver os resultados. Depois a gente compartilha com todos. A idéia é usar no apenas a robustez e força de troncos grossos, mas também a possiblidade de se colocar mais de uma cor de flor na mesma planta.
Mãos´`a obra
Abração
Elio Luis Secchi |
|
|
 |
Ronaldo Santos
Registrado: 17/09/09 Idade: 60 Mensagens: 30 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Nov 24, 2009 12:28 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio!
Gostaria de saber se deu certo sua experiência, na verdade tenho interesse pois estou tentando também enxertar galhos em azalea, e tenho procurado algum case de sucesso, principalmente aqui no Brasil, mas confesso que mesmo na web tenho procurado sem nada encontrar. Já cheguei a postar um tópico, mas ainda não tenho resultados pra comprovar.
Um abraço,
Ronaldo Santos |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|