|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Henrique de S. Garc 3.o PASSO

Registrado: 14/09/06 Mensagens: 440 Localização: São Carlos - SP
|
Enviada: Qui Set 06, 2007 8:44 pm Assunto: Juniperu Fukinagashi - início de trabalho |
|
|
Olá, amigos, esse é minha primeira tentativa de um fukinagashi, quando comprei essa planta, minha intenção era um literati, com uito jin e shari, porém quando fui "desbastando" a folhagem do do galho que seria o maior jin, mudei de idéia, e resolvi mudar o estilo. Ainda não fiz uma poda de refinamento, então nas fotos ela ainda está meio "cabeluda"...se puderem dar alguma sugestão e para os expertes...projeções, elas serão muito bem vindas...
planta bruta "frente"
nebari (ainda não ví ele todo, pois não mexi nas raizes)
frente finalizada
outra possivel frente
particularmente eu prefiro a primeira frente
um grande abraçoe
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 07, 2007 8:15 pm Assunto: Preferências |
|
|
Paulo
Na minha opinião este é o estilo mais complicado de bonsai, mas você está chegando perto de fazer um exemplar bem convincente. Para isso, eu sugeriria simplificar a estrutura, ou seja, reduzir o número de ramos e a quantidade de folhagem.
O fukinagashi seria o último estilo que eu aplicaria neste exemplar particular. Eu teria optado por um tronco duplo, tipo mãe e filha. Mesmo assim, acho que sua opção ficará muito boa com poucas alterações, somente o sufuciente para tornar a estrutura "mais leve" e compatível com a idéia de ser "levada pelo vento"!
Veja este lindo exemplo, do bonsaísta Pius Notter (Suíça):
 _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Set 07, 2007 10:10 pm Assunto: |
|
|
Ferreira era justamente isso que eu tinha em mente!!!! Ainda não tirei alguns galho, pois ainda pretendo que eles engrossem mais para fazer os jins mas eles estão me incomodando um pouco Tb., quanto à folhagem, hoje eu reduzi bastente o volume que realmente estava muito volumosa! ainda, considerando a 1ª frente, eu pretendo mudar a inclinação do tronco, jogando-o mais para a esquerda, para os galhos ficarem mais horizontal. Essa árvore foi inspirada nas mostradas no artigo do segisval na Arte bonsai, cujo o título é: " Anatureza mostra o caminho".
Um grande abraço e
Té mais... _________________ "más vale la gracia de la impereccíon que la perfección sin garcia" |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Sex Set 07, 2007 11:57 pm Assunto: |
|
|
Oi Paulo,
também acho que você está indo muito bem na estilização deste shimpaku
Olha, sempre digo que antes de fazer qualquer coisa na parte de cima da planta, temos que ver o nebari... onde tudo começa
Não esqueça de nos mostrar as próxima fotos ok
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 10:36 am Assunto: |
|
|
Ferreira,
depois de ler o que vc. me escreveu de da foto que vc. mandou, fiquei olhando a planta, pensando no estilo, e acabei podando alguns galhos para dar mais leveza à planta e resultado me agradou muito....espero que gostem.
Alexandre, quanto ao nebari, vou esperar ela se recuperar um pouco para dar uma boa olhada nas raizes e vou colocr-la no escorredor.
1ª suposta frente
2ª suposta frente
me ajudem a escolher a melhor frente...
Um grande abraço e
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Sáb Set 08, 2007 11:03 am Assunto: |
|
|
olha na segunda restilização ficou muito melhor , acho que deu mais serenidade pra sua planta gostei do resultado e acho que a segunda foto ficaria melhor a frente.
um abraço _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
sefo40
Registrado: 19/05/07 Mensagens: 39 Localização: belo horizonte - MG
|
Enviada: Dom Set 09, 2007 7:13 pm Assunto: |
|
|
Sou completamente inesperiente, mas gostei muito da 2 foto. Acho que seria a frente ideal.
Abraços.
Sérgio |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Set 11, 2007 10:34 am Assunto: |
|
|
Paulo,
eu vou complicar ainda mais a tua vida. O teu trabalho ficou ótimo e não vai ser fácil decidir qual a melhor frente. Eu particularmente prefiro a primeira...
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 11, 2007 11:10 am Assunto: |
|
|
Concordo que ficou muito melhor agora. Com o tempo ficará melhor ainda.
Eu também prefero a 1a. frente, mas se houver motivo técnico, nada impede de usar a 2a. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Set 11, 2007 1:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Concordo com a maioria: a melhor frente é a segunda, sem duvida nenhuma. O vaso ideal seria uma laje de pedra, claro.
Quanto ao nebari, devo esclarecer aos colegas que, em se tratando de um junipero, isso não é tão necessário. É dificilimo se conseguir juniperos de qualidade no Brasil, com nebari então, nem se fala. Lembro de ter visto alguns, no viveiro do mestre Hidaka, e em nenhum outro lugar, ainda assim por que ele é muito persistente em suas tentativas de fazer diferenciado e melhores os seus bonsai.
Logo, não há por que nos preocuparmos com algo que a grande maioria dos bonsaistas, japoneses, americanos, franceses, chineses, italianos, espanhois, ou quaisquer outros, não se preocupariam em correr atrás, não é mesmo?
E antes que me esqueça, parabens pela estilização. Ficou realmente muito boa. Eu teria preferido um moyogi, claro, com galhos bem curvos e retorcidos, em jin e shari, incluso o segundo tronco sugerido, mas costumo dizer que gôsto é igual pescoço: cada um tem o seu.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
BAIORS 2.o PASSO

Registrado: 04/06/07 Idade: 41 Mensagens: 298 Localização: Cuiaba-MT
|
Enviada: Ter Set 11, 2007 1:52 pm Assunto: |
|
|
boca aberto paulo um belo exemplar
Sou um ademirador de varrido pelo vento.
Esse estilo faz uma fusão da natureza e a tecnica do bonsai, fazer com uma planta tenha o mesmo aspecto de uma arvore na natureza. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 12, 2007 1:05 pm Assunto: |
|
|
Obrigado a todos pelo insentivo, esse é o minha 1ª tentative no estilo!
Nick, também acho que o melhor seria a laje de pedra...só tem um problema, eu nunca plantei em uma laje! Essa planta acho que nunca teve as raizes podadas e já me disseram que o shimpaku não aceita muito trabalho na parte aérea e em raizes ao mesmo tempo, então quanto tempo espero para fazer a poda das raizes e sendo assim quando posso passa-la para a laje?
Um grande abraço a todos e
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 12, 2007 5:19 pm Assunto: bonsai |
|
|
Um ano, creio que é o tempo razoável. Veja, os arames que colocou agora deverão ser retirados em tres a seis meses. Pode ser que seja necessário repô-los novamente, pois os galhos podem voltar à forma anterior, então serão mais tres ou seis meses.
Lembre-se de fazer o envase na primavera, é mais garantido a sobrevivencia da planta. Há colegas que não se importam muito com isso, se a planta estiver saudável, cortando então as raízes mais grossas e mantendo o máximo de capilares (raizes finas, de alimentação). Uma boa dica é conservar as raizes que devem ser cortadas para fora do substrato (prenda-as com arame enrolado em volta delas): a planta irá "sugar" o resto de alimento/energia contida nelas, e voce sempre poderá usar uma ou outra para fazer um shari ou jin de raiz.
Plantar em laje ou pedra, não tem nenhum mistério. Basta que vc adeque o fundo da planta, isto é, o "miolo" de raízes diretamente abaixo do inicio do caule, de maneira a tentar abaixar essa parte e formar um "prato" invertido, sem deixar aquele "morrinho" tão caracteristico em trabalhos mal feitos. Espalhe as raízes, "penteando-as" com seus dedos ou um hashi de madeira ou bambu fino, depois pegue as pontas e volte-as para dentro. Lembre de calçar a laje antes com um pouco do substrato que irá usar (costumo fazer uma "massa" de terra granulada, pedrisco liso, caco de telha e terra tipo plantax (usada por horticultores), molhando e amassando até formar uma pasta. Espalho por sobre a laje, no local onde irei "plantar" e acondiciono a planta sobre essa "pasta" de terra preparada.
Lembre-se de molhar as raízes. O ideal, que costumo fazer, é deixar a planta de molho em uma solução enraizante enquanto vou fazendo esse trabalho descrito acima. Ao verificar que tá tudo dentro dos conformes, vc posiciona sua planta sobre o substrato, com as raizes bem posicionadas tambem, em seguida acresce mais substrato sobre as raízes, prendendo bem. Se quiser, pode usar musgo verde ou esfagno seco, previamente umedecido na solução enraizadora em que estava a planta.
Como faço, não há necessidade de prender a planta com arames à laje, mas se quiser, poderá fazê-lo. Faça furos pequenos com broca, passe um arame fino por dentro daquelas chumbadinhas esféricas usadas em pescarias, depois rebata essas esferas nos furos, prendendo o arame. Não precisa furar até vazar a laje. Apos aplicar a primeira camada de substrato, e fixar a planta, prenda os arames, tomando o cuidado de usar pedaços de madeira ou bambu, para não machucar as raizes.
O musgo esfagno, em pequenas quantidades, poderá tambem ser misturado à massa de substrato. O musgo verde poderá ou não recobrir seu trabalho. Isso fica a critério de cada um. A laje deverá ficar em local sombreado, mas onde receba iluminação solar, menos vento e chuva forte. Ao regar, faça uso de uma duchinha, que diminui o impacto da agua, e não retire o substrato. (pode usar aquele chuveirinho que acompanha a ducha de casa, se não tiver a ducha metálica japonesa apropriada).
A laje pode ser de pedra ardósia, encontrada em lojas especializadas, pode ser de marmore ou granito, ou pedra tipo pirinopolis, daquelas que costuma ornar bordas de piscinas e calçadas. Ou qualquer outra, até mesmo feita por voce, com cimento ou outro material.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Set 12, 2007 5:32 pm Assunto: |
|
|
Nicky, a pergunta é meio óbivia, a laje tem que ter um furo de drenagem como qualquer vaso, correto?
Um grande abraço e
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Set 12, 2007 5:57 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não, Paulo, não há necessidade de furos de drenagem (nenhum). A agua da rega não irá ficar retida nas raízes além do necessário, vez que não há bordas para reter o liquido, como um vaso, ok?
Ela molha/umidifica as raízes, e escoa normalmente.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|