|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rafaelvitorio 1.o PASSO

Registrado: 11/04/07 Mensagens: 128 Localização: cachoeirinha - rs
|
Enviada: Seg Set 10, 2007 11:10 am Assunto: Acer palmatum atropurpurea |
|
|
Olá adquiri este acer este fim de semana e gostaria de algumas dicas para esta planta.
o rapaz da floricultura me falou que ela deve ficar em ambiente umido e com pouca claridade para manter sua cor bordô ou roxa.
vou arama-lo melor e tentar achar um estilo
obrigado
 |
|
|
 |
rafaelvitorio 1.o PASSO

Registrado: 11/04/07 Mensagens: 128 Localização: cachoeirinha - rs
|
Enviada: Ter Set 11, 2007 8:31 am Assunto: |
|
|
e ai?? |
|
|
 |
macjames

Registrado: 05/03/07 Mensagens: 65 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 11:07 am Assunto: |
|
|
Rafael
Minha experiência com o atropurpureum vem de um bonsai tenho ha 2 anos e 2 árvores que tenho no pátio ha 4 anos. O que li e pude comprovar é o seguinte:
Realmente ele não gosta do sol direto nosso do verão. Queima as folhas. deve-se usar sombrite ou somente sol do amanhecer ou do final do dia.
Ele não tem a mesma tolerância à poda que o ácer tridente ou o palmatum (o verde). Por isso , já li ( nunca testei) sobre fazer enxertos para que ele ganhe mais em vitalidade (cavalo -acer palmatum verde, cavaleiro 9 acer palmato atropurpureum). estou para fazer essa experi~encia e estou praparando os cavalos por alporquia este ano.
Ele tb tem os entrenós muito longos, o que pode ser dificil para formar uma copa compacta.Por isso, deve-se podar os brotos no seu inicio. na sua primeira foto, deve-se remover aquele pontinha de broto com pinça que tem na sua primeira foto.
O que deixa a sua folhagem com uma cor exuberante é um inicio de outono frio, com temperatura na faixa dos 5 graus. Fica show. Pena que dura uma ou duas semanas ,antes de cair as folhas.
Vamos ver o que dizem os mais experientes ( até para me contradizer se for o caso). Abraço, Macjames  _________________ "Algum dia eu chego lá" |
|
|
 |
macjames

Registrado: 05/03/07 Mensagens: 65 Localização: Bento Gonçalves - RS
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 11:10 am Assunto: |
|
|
Só para ser mais preciso. Na sua primeira foto, tem uma ramo com 2 pares de folhas e um pequeno broto na ponta,correto? Remova esta com uma pinça. Tb não exagere no nitrogênio na adubação que tb faz os estrenós ficarem mais longos.
Tem uma explicação melhor desta pinçagem do a´cer em algum lugar aqui do forum que já li, acho que no tópico matérias. Dá uma pesquisada. Abraços _________________ "Algum dia eu chego lá" |
|
|
 |
kotta

Registrado: 29/06/06 Mensagens: 56 Localização: Santarem - Portugal
|
Enviada: Qua Set 12, 2007 1:18 pm Assunto: |
|
|
Pelo ke tenho lido, esta é a espécie de acer mais dificil de trabalhar as técnicas de bonsai.
Atenção ás podas, faz normalmente "recuo de seiva", pelo ke é conviniente podar acima do local ke pretendemos, é normal secar até ao entre nó, anterior.
Mante la á sombra é bom, se for completamente desfolhada no meio do verão (finais de Julho em Portugal), ela vai encher se de folhas novas ke vão dar uma linda cor Outonal.
Não gostam de ser regadas com água calcaria.
Deixo uma foto de um ainda em fase de projecto.
Foi totalmente desfolhada em finais de Julho, esta foto foi tirada em 27 de Agosto, ja completamente "vestida" _________________ kotta
www.quiosquedasideias.com |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|