FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Gel de agar e Raizon
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
lpzin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 2:53 pm    Assunto: Gel de agar e Raizon Responder com citação

Pessoal,

Conversei com um colega sobre um gel que ele tinha feito de agar-agar(kanten) e tipo uma gelatina sem sabor oriental. Ele usava ela como meio de cultura para germinar sementes de orquideas, e no ultimo encontro da sbb vi o Ratto falando sobre esse gel, e soube de relatos que é possivel enraizar uma folha apenas de uma planta nesse gel como meio de cultura. Gostaria que se alguem tivesse conhecimento desse gel passa um pouco de experiencia, pois acredito q seja uma boa soluçao para o problema de estacas e talvez até para alporquia em plantas que são dificeis de se alporquiar. Tal como a receita do mesmo...rsrs...

Outro produto que essa amigo falou sobre é o Raizon 20, porem não consegui achar nenhuma referencia e ele disse que apenas usou no laboratorio da faculdade. E disse que viu a um tempo atras uma casa na Rua Leopoldina em SP que comercializava o mesmo, se alguem tbm tiver algum relato desse produto da uma ajuda tambem por favor.

Abs
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 4:38 pm    Assunto: Cultura de Tecidos Vegetais Responder com citação

Ipzin

Quanto ao produto Raizon, nunca ouvi falar antes, mas o nome parece Espanhol.

O meio de cultura a que você se referiu é realmente muito usado em laboratórios, inclusive no meu, onde usamos para cultivar leveduras e bactérias. Com formulações diferentes é usado também para cultura de tecidos vegetais, como a reprodução de orquídeas e de plantas cujas sementes têm baixo índice de germinação ou sobrvivência das plântulas.

As duas principais dificuldades serão: a) custo, pois o agar-agar purificado não é barato; 2) todo o processo tem que ser asséptico, ou seja, todos os instrumentos e insumos devem ser esterilizados previamente.

Você vai partir de pequenos pedaços de folha, de caules jovens ou de brotos, chamados "explantes". Em relação ao tempo de obtenção da planta, vai ser equivalente à obtenção por sementes. Além do agar-agar, devem ser utilizados os hormônios vegetais (auxinas e citocininas) para induzir a emissão de brotos e raízes, e estes é que são MUITO caros.

Para baratear bastante, existe na internet (em português) uma receita que ensina a fazer Cultura de Tecidos Vegetais utilizando água de coco como fonte destes hormônios. A receita também ensina a fazer a esterilização usando uma panela de pressão. Infelizmente não anotei o site nem fiz cópia dele, mas com certeza se você procurar com a expressão "Cultura de Tecidos Vegetais", ou "água-de-coco", vai chegar em uma destas receitas.

Se você dispõe de uma "pequena" quantia para investir no experimento e tem bastante disposição para trabalhar, vai ser muito interessante. Particularmente para espécies difíceis de reproduzir por estaquia ou alporquia pode ser uma excelente alternativa.

"Recife (PE)"
lpzin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 10:37 pm    Assunto: Responder com citação

Ferreira não sei o que da nas minhas estaquias que perco sempre elas, já tentei de tdo qto e jeito e nao vai, rsrsrs...Eu fiz um gel com peters 10-40-20 pois esse meu amigo me disse sobre a importancia da absorcao do fosforo para a formacao de novas raizes e acrecentei umas 2 gotinhas de um enraizador que possuo, porem usei agua da torneira fervida....o proximo tentarei com agua de coco.

Consegui que uma folha de piracanta ficasse verde durante uns 8 dias, porem o gel deu uma escurecida ai resolvi jogar fora, mas fiquei impressionado.

Vou pentelhar o ratto no proximo sabado(encontro sbb) sobre o gel de agar que ele usa caso consiga alguma receita posto aqui pro pessoal.

abs
Nelmar
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Set 10, 2007 10:39 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos,
posso afirmar que o Raizon 20 é um excelente enraizador. Tenho usado com frequência não só para estacas, como tb no transplante.
É um produto fabricado pelo Lab. OKOCHI de Ribeirão Pires em SP.
Link para o site:
http://www.pharmaceuticals1.com/companies/brazil/laboratorio-okochi-ltda.html

Abraços
Nelmar
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 8:59 am    Assunto: Descontaminação Responder com citação

Ipzin

O problema de containação que leva à perda de suas estacas pode ser resolvido da seguinte maneira:
1) Limpe bem as ferramentas de corte com álcool no momento do uso;
2) Lave cada estaca com Hipoclorito de Sódio 2% (água sanitária). Pode ser uma do tipo usado para descontaminar alimentos, mas se for usar água sanitária comercial use uma que não tenha NaOH (hidróxido de sódio);
3) Lave novamente a estaca com água limpa filtrada;
4) Coloque a estaca na solução de hormônio enraizador por 30 minutos;
5) Plante em areia limpa, previamente lavada e esterilizada no forno por 30 minutos;
6) Coloque em local protegido de contaminações.

Pode ser um processo demorado, mas seu sucesso da estaquia provavelmente será significativamente maior!

"Recife (PE)"
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 9:11 am    Assunto: Enraizador Responder com citação

Nelmar

Muito bom conhecer mais uma alternativa, já testada, de enraizador!

"Recife (PE)"
Dilomar

MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 11:49 am    Assunto: Responder com citação

Ipzin! Muito boas as sugestões deste tópico! Gostaria de acrescentar umas outras idéias. A casca de arroz carbonizada, isenta de microorganismos, também é um ótimo substrato para estaquia. Outra possibilidade é a perlita, uma rocha expandida pelo calor, igualmente estéril, com ótima capacidade de retenção de água e boa drenagem. Posso relatar também o uso do gel enraizador Clonex, um produto importado de difícil obtenção, mas com excepcional resultado. Pessoalmente para estacas uso serragem envelhecida como sustrato e faço um sistema fechado com garrafa pet cortada. A serragem precisa ser apenas levemente umidecida; o sistema fechado, mantido à sombra, manterá a umidade. Tenho obtido ótimos resultados com esse sistema simples, contudo é necessário uma certa prática na monitorização da umidade pois qualquer excesso é fatal para as estacas.
Sugiro que você não coloque nenhum tipo de adubo no seu sustrato, qualquer que seja ele. Se a estaca tiver folhas, faça adubação foliar, é mais seguro e provê nutrientes para a planta, embora o enraizamento em si esteja mais diretamente relacionado as reservas de amido e as auxinas, do que aos nutrientes orgânicos propriamente ditos. Por isso, sempre colete estacas de ramos bem vigorosos e sadios. Os chamados "chupões"que surgem diretamente nas partes baixas do tronco são habitualmente excelente material para estaquia. Já é um bom começo.
Sucesso em suas experiências!
Dilomar
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
lpzin
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 12:57 pm    Assunto: Responder com citação

Nelmar, teria o contato desse laboratorio??

Tentei la no site mas nao achei o e-mail nem telefone.

abs
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Set 11, 2007 7:57 pm    Assunto: Enraizadores Responder com citação

Pessoal

Não tenho como indicar contatos das companhias.

Mas encontrei na internet trabalhos publicados que citam, além do Raizon 0,5, também Nafusaku 0,5 e Nafusaku 20, todos produzidos pelo Laboratório Okochi Ltda. Todos contêm a auxina ANA (ácido naftaleno acético).

Também encontrei citação do Q-Muda 0,5, do laboratório Microbiológica, que contém a auxina AIB (ácido indol butírico).

Pelas conclusões que li nos trabalhos, deve-se sempre ter muita cautela e usar doses menores dos produtos que as indicadas nas embalagens. Várias espécies são sensíveis a altos níveis de auxina, de maneira que as doses indicadas podem matar a maioria das estacas, embora as sobreviventes possam apresentar mais raízes e melhor desenvolvidas.

O efeito inibidor das auxinas pode ser tão devastador que em alguns casos sobreviveram mais estacas tratadas somente com água que com um enraizador. Portanto, a cautela no uso da quantidade deve ser bem observada.

Para a maioria das espécies, a única estação não recomendada para o procedimento seria o inverno (nas regiões onde temos inverno), devido à baixa temperatura, que inibe o desenvolvimento de raízes.

"Recife (PE)"
fabianoscosta
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 8:21 pm    Assunto: Responder com citação

Amigos, eu uso tiamina, manipulada em laboratório, é barata e tem resposta excelente, ou eu tenho muita sorte! Very Happy

Abraço
Fabiano
www.floriculturaflorabrasil.com.br
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alberto Alves
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 8:53 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Ferreira voçe falou em lavar as estacas com água sanitária qual seria
a quantidade da mesma pra cada litro de água por exemplo Question
fabianoscosta sobre a tiamina manipulada em laboratorio voçe dilui ela na água Question
Explica melhor ai pra gente Wink
grande abraço
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 9:58 pm    Assunto: Hipoclorito de sódio Responder com citação

Alberto

Eu recomendei o uso de Hipoclorito de Sódio 2% para lavar as estacas. Coloquei entre parênteses a expressão "água sanitária" e frisei não recomendar o uso do tipo comercial, por conter hidróxido de sódio.

Como acontece com muitos produtos, a antiga "água sanitária", que era somente uma solução de hipoclorito de sódio a 2% (ou próximo desta concentração), teve sua fórmula alterada pela inclusão de hidróxido de sódio, para funcionar como alvejante. Portanto, não sei se ainda existe "água sanitária" comercial, ou somente "alvejantes" poderosos.

Não recomendo o uso destes alvejantes comerciais para lavar as estacas, embora eles certamente sejam muito eficazes como esterelizantes. Mas não sei qual seria o efeito do hidróxido de sódio, que poderia até matar as estacas.

Portanto, para quem for testar a receita que descrevi, recomendo usar apenas Hipoclorito de Sódio 2%, que pode ser do tipo comercializado para tratar verduras e outros alimentos.

Mas se alguém encontrar uma "água sanitária" sem hidróxido de sódio, deve verificar a concentração e só diluir se ela for mais concentrada que 2%.

Em qualquer caso, é muito importante a lavagem logo em seguida com água limpa para remover a maior parte do cloro, para não matar as estacas.

Também é bom lembrar que é necessário cautela ao manusear os compostos de cloro, não somente por manchar facilmente as roupas, mas principalmente porque o cloro é volátil e se for inalado pode provocar queimaduras no sistema respiratório.

"Recife (PE)"
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 10:32 pm    Assunto: Sucesso Responder com citação

Fabiano

Amigo, não acho que seja somente "sorte", mas provavelmente seu nível de contaminação é baixo. Nesta condição, concordo inteiramente com você que seria desnecessário utilizar esta receita que descrevi. Ela é uma adaptação do processo de descontaminação que aprendi nas aulas de botânica e é destinada somente para quem tem muitos problemas de perda de estacas por contaminação.

Também concordo com você que devemos verificar na prática, na condição de cada um, se realmente é necessário utilizar uma parafernália de enraizantes. Várias vezes, nas minhas respostas repetitivas, recomendei cautela no uso de enraizadores. As estacas de muitas espécies são sensíveis às auxinas e o uso de enraizadores só vai levar à perda de mais estacas, principalmente com a tendência quase geral a usar mais do que o necessário e por mais tempo que o recomendado.

É provável que a tiamina não faça nenhum mal às estacas e realmente facilite o processo de enraizamento, já que estimula o metabolismo. Mas mesmo ela precisa ser usada com cautela, pois pode também acelerar o crescimento de microrganismos no substrato e levar ao apodrecimento precoce das jovens raízes.

Já li relatos de experimentos que comparavam diversos enraizantes e em muitos deles o procedimento de maior sucesso foi usar somente água para lavar as estacas e plantar em areia esterilizada. Em vários casos, o acréscimo de enraizante só provocou a diminuição da quantidade de estacas que enraizaram. Portanto, meu amigo, realmente não deve alterar o seu procedimento que está dando certo, e provavemente não é por sorte.

"Recife (PE)"
Renan Campara Braido
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Set 12, 2007 11:59 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

não tenho muita experiência com estacas mas sempre tento... Utilizo normalmente (com muito sucesso) o Superthrive, plantando em seguida na areia e "embalando" os vasos em sacos plásticos transparentes. Faço as estacas sem folha nenhuma. Recentemente comprei um produto específico para estacas chamado Dip'n Grow. Deve-se mergulhar a base da estaca por 3 ou 5 segundos e plantar.. É isso mesmo Shocked Shocked Very Happy ... Comprei pra testar, meio desconfiado. Fiz 20 estacas de Acer tridente e 20 de Ficus retusa. Tudo bem que são espécies "fáceis". Resultado = 100% em pleno inverno ( e olha que aqui andou frio). Depois fui podar uma serrissa e cortei um galho da grossura de uma pilha grande, fiz o processo (5 segundos) e plantei na areia com saco plástico SEM DESFOLHAR. E PEGOOOU Shocked Já está com raiz no vaso todo, e brotando bem na copa. Não entendo NADA de química, mas para o s que entendem, esse é ol link do site do produto "mágico" hehehe.

http://www.dipngrow.com/

Espero que ajude,

Renan
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Set 13, 2007 8:24 am    Assunto: Mais uma opção Responder com citação

Caro Renan

Muito obrigado por dividir sua experiência conosco. É mais uma opção para quem não estiver satisfeito com a experiência atual.

Vou aproveitar e reproduzir um pequeno trecho do Manual de Instruções do produto que você indicou, que faz praticamente as mesmas advertências colocadas nas minhas mensagens anteriores:
Citação:
...
With Dip 'N Grow, less concentrated solution is generally better than more concentrated. If in doubt, make a greater dilution with water. Also, using a longer dip or soaking the cutting for more than 3-5 seconds, will not necessarily be better, and if the cutting is soft, may be detrimental.
...

Uma livre tradução, poderia ser mais ou menos a seguinte:
“Com Dip `N Grow, geralmente uma solução menos concentrada é melhor que uma mais concentrada. Na dúvida, faça uma diluição maior com água. Da mesma maneira, mergulhar ou lavar a estaca por mais tempo do que 3-5 segundos não será necessariamente melhor, e para estacas (de ramos) jovens pode ser prejudicial”.

"Recife (PE)"
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: