|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 13, 2007 4:39 pm Assunto: MARMELEIRO |
|
|
Estou com essa muda de marmeleiro, retirada de uma planta maior, que tem me dado um pouco de dor de cabeça. É uma planta dificilima de ser conduzida, não tanto pela madeira, que suporta bem trabalhos de shari e jin, mas para formar estruturação aerea.
Apresento-a aos colegas, então, para que apresentem sugestões de uma possivel e diversificada condução, considerando o que escrevi acima. Essa planta tem algo em torno de uns 18 a 25 anos, e está nesse escorredor há tres anos e meio, recebendo rega diária e adubação a cada 45dias, (orgânica TM+FO).
http://www.gfoto.com/GetUserPic.asp?uid=9DC7CE5CF2F5485F935954C3B108E780&alid=21100&pid=4568523&size=3 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qui Set 13, 2007 8:56 pm Assunto: |
|
|
Nossa, 3 anos e meio e só formou 3 galhos pouquíssimo ramificados... Deve ser uma planta difícil mesmo de se trabalhar.
Mas como é o desenvolvimento dela? ela só cresce reto, não ramificando para os lados? O escorredor tá em cima de uma bacia com terra? E as raizes, elas já preencheram o espaço da bacia? |
|
|
 |
lpzin 1.o PASSO

Registrado: 19/09/06 Mensagens: 107 Localização: Rio de Janeiro
|
Enviada: Qui Set 13, 2007 11:31 pm Assunto: |
|
|
Nick, vai minha humilde projecao:
Dei uma mechida no nebari mas acho q inclinando um pouco da pra usar o nebari atual...
Abs! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Set 14, 2007 9:27 am Assunto: bonsai |
|
|
Atila,
é uma planta realmente dificil de desenvolver, seja galhos, seja raízes. Mesmo com adubação constante, rega diária e exposição solar plena (sombreada não ajuda tb), as raízes ainda não sairam pelos orificios no fundo do escorredor, para permitir o acoplamento de uma bacia/mamadeira.
Os galhos costumam crescer, não abrindo ramificações laterais. É preciso estar atento, e cortar, próximo das brotações de novas folhas, para favorecer esse desdobramento, mas nem sempre isso acontece. Há forte ocorrencia de brotos ladrões, que vicejam nas raízes e na base do caule. Devem ser cortados, pois do contrário a planta cessa o desenvolvimento dos galhos por completo.
Se não me engano, o bonsaista Geraldo Inocencio, da Bonsai Morrinhos, teceu comentários a respeito da dificuldade de trabalhar com essa espécie. Formar "patamares" é algo muito complexo, mas continuo tentando apesar de tudo. Afinal, bonsaista é teimoso, sempre.
Ipzin,
Gostei de sua projeção. É sempre interessante termos a visão de outro bonsaista em nossas plantas, pois às vezes nos indicam caminhos alternativos que talvez nunca tivessemos a curiosidade de sequer tentar. Obrigado pela ajuda.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
attilaokada 1.o PASSO

Registrado: 06/07/07 Mensagens: 108 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sex Set 14, 2007 3:45 pm Assunto: |
|
|
Não conheço muito bem esta espécie, mas vou dar algumas dicas de jardinagem em geral, às vezes alguma delas pode ajudar...
Se as raizes não sairam pelo fundo ainda, talvez possa ser por causa do substrato. Uma vez ouvi uma dica que dizia que na dúvida quanto ao substrato, procure uma árvore desta mesma espécie que esteja saudável e bem desenvolvida e use a terra da região pra fazer o substrato. (tem plantas que se desenvolvem melhor em diferentes tipos de substrato, areno-terroso, areno-argiloso, rico em matéria orgânica, pobre em matéria orgânica, ph baixo, ph elevado, e etc...)
A luz, mesmo que pouca, pode atrapalhar o desenvolvimento das raizes, então talvez se colocar o escorredor já em cima da terra ajude.
Talvez a torta de mamona com farinha de ossos não esteja surtindo muito efeito, já tentou adubação foliar? Se for tentar, muto cuidado na dosagem, sempre use um pouco menos do que o especificado na embalagem pra não correr o risco de adubar demais.
Já tentou enxertos? às vezes fica mais fácil de compor a estrutura.
Quando a planta tende a desenvolver um galho só e cessa o desenvolvimento dos outros, ela precisa de mais raizes do que o normal para manter as ramificações. Com muitas raizes e espaço, ela não tem necessidade de sacrificar um galho seu para que o outro cresça mais.
Tem outras coisas que influenciam no desenvolvimento das raizes. Vou listar mais algumas suposições pra vc testar.
-> Pode ser que as podas rápidas para evitar que um galho cresça demais e os outros parem de crescer tenham cessado também o crescimento e desenvolvimento das raizes.
-> Normalmente as raizes se desenvolvem mais em situações de falta de água e ou de alimento. As constantes regas e adubações podem ter impedido o deselvolvimento também.
Suspeito que isso seja a causa, poucas raizes = poucas ramificações. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Sáb Set 15, 2007 8:24 pm Assunto: |
|
|
Atila,
acredito que a melhor opçaõ para substrato seja a preparada pelo Nicky mesmo. Este não seria o caso de pegar substrato onde se tem uma planta adulta. Já é sabido através de pesquisas que solos como os encontratos em grande parte dos terrenos e espaços não são bons para desnvolvimento radicular. O melhor seria o aerado mesmo. já o ph poderia ser estudado para ver o que seria melhor. Assim como a azaléia pode gostar de solo mais ácido.
Enxerto seria ótimo mesmo, uma opção muito boa e o Nicky tem outra planta maior onde pegar os galhos para enxertar.
As podas que você sugeriu parecem ser como metsume, técnica boa para melhorar a brotação, ótima opção amigo.
Essa das raízes é verdade em partes, elas vão atrás do alimento á medida que esgotam naquele local, mas com esse substrato ocorre um estímulo de ramificação das raízes, mas pode ser um caso a estudar.
Nicky,
a desfolha apresenta algum efeito de brotação nessa espécie como acontece em outras tantas? Com essa adubação deveria surtir algum afeito.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Set 17, 2007 6:16 pm Assunto: bonsai |
|
|
Bem, vamos por partes.
O substrato: esse que estou usando é a setima tentativa. Incluso, a sugestão de aproveitar o solo onde antes estava plantada eu fiz, pois poderia haver nela micorrizas que auxiliassem no desenvolvimento. Mas não aconteceu nada. Aliás, com a brincadeira, perdi dois caules bem grossos da planta principal, que secaram e morreram.
Carvão vegetal, casca de pinus, folhas secas trituradas, caco de telha, caco de tijolinho maciço, carvão de bambu, pedrisco liso tipo seixo, terra granulada de cupinzeiro queimada, terra do tipo plantax usada por horticultores, terra curtida para samambaia, musgo esfagno, pó de xaxim, humus de minhoca e por aí vai. É só dizer, que já fiz. Misturei tudo isso aí, junto ou fazendo composição uns com os outros.
Adubação: TM+FO + Biofert plus, osmocote, ouro verde liquido, adubo quimico (próprio para frutiferas, próprio para milharal, próprio para capim, cana, e sei lá mais quantas aplicações. Adubo foliar, biogold, esterco de gado, de frango (curtido e misturado em terra apropriada), de cavalo, cinza e por aí vai.
Regas: atualmente, uma vez ao dia, no final da tarde. Mas antes foi pela manha e a tarde. a cada dois dias, a cada tres dias. Cultivo no solo, na sombra, sob outras arvores mais frondosas e o resultado continua igual.
Enxerto? boa sugestão. Mas qual a finalidade? E qual a época mais adequada? Na primavera, não é. Tentei ano passado, com a planta mae, e o resultado foi nulo.
Vamos fazer o seguinte: envio a planta para voce, Atila, que irá desenvolve-la e restitui-la a mim, quando estiver otimizada com suas "técnicas de jardinagem", e com um livro de 500 folhas explicando minuciosamente como cultivar essa plantinha (bonsai), e estaremos todos devidamente satisfeitos, o que acha?
Poucas raízes = poucas brotações. Eis uma boa explicação. Certamente, há algo de verdadeiro nisso. Mas, e seu eu dissesse que qando tirei essa plantinha do solo, havia muitos galhos finos e compridos, mas a brotação não era tão intensa? Quer dizer, não havia raízes suficientes?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Ter Set 18, 2007 9:27 am Assunto: |
|
|
Nicky,
tenho lá no sítio uns marmeleiros de cerca de 80 anos. A situação deles é exatamente a mesma: poucos galhos, alongados, pouca folhagem. Eventualmente um galho seca, outro se desenvolve, etc... Mesmo assim são extremamente sadios e produzem frutos em abundância, anualmente, sem qualquer adição de fertilizante em toda a vida deles.
Ou seja: me parece ser característica da planta que a gente querer mudar é igual a querer colocar chifre em cavalo. Acho que para marmeleiro estas projeções de copa compacta e densa em folhagem é meio utópica.
Abraços
Elio |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Set 18, 2007 5:31 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio,
Obrigado por seu esclarecimento. Eu estava começando a acreditar que, como dizia minha finada avó, não tivesse herdado a "mão boa" para plantar.
Fico mais tranquilo em saber que a planta é que apresenta reação diferenciada, quanto à adição de adubação ou troca de substrato, reagindo de maneira totalmente diversa da que estou acostumado, principalmente quanto à formação estrutural tão incansavelmente buscada e nunca atingida.
Concordo contigo: formar uma copa densa, com essa espécie, só se for colando folhas e galhos.
Mas como sou teimoso, farei uma ultima tentativa em relação a essa espécie, replantando-a em um substrato drenante e que retenha mais umidade, como caco de telha (chamote) e terra granulada de cupinzeiro, alem de casca de pinus e carvão de bambu. Veremos se isso ajuda de alguma forma a melhorar a brotação.
Em relação aos frutos, isso não me preocupa. Sei, por experiencia própria, que nem sempre conseguimos obter frutificação em plantas cultivadas como bonsai, resultem elas de yamadori ou não, estivessem produzindo quando no solo, ou não. A paciência é a chave certa para essa caracteristica. Tenho comigo o primeiro bonsai que adquiri, na Bonsai Brasil, quando a loja ainda pertencia ao bonsaista Carlos Tramujas, uma piracanta, que só depois do sexto ano de cultivo aqui em casa foi que produziu frutos pela primeira vez. Então, há que ter paciência, para aguardar os tão cobiçados marmelos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|